SEJA BEM-VINDO!!!

segunda-feira, dezembro 31, 2007

RETROSPECTIVA 2007 - EE PROFA. MARIA JOSÉ MAIA DE TOLEDO EM DESTAQUE

Este artigo foi escrito por mim a pedido da Professora Janete Partelli Ruzza (ATP - Diretoria de Ensino - Região de Jundiaí - Jundiaí - SP) e foi publicado no "Informativo ETIs - Região de Jundiaí" (Vol. 1, Ed. 2, novembro de 2007).
_______________________________________________
EE PROFª MARIA JOSÉ MAIA DE TOLEDO


* Profa. Silvana Maria Moreli
Língua Portuguesa



A EE Profa. Maria José Maia de Toledo, inserida em Escola de Tempo Integral (E.T.I.) em 2006, vem desenvolvendo um trabalho pautado na busca pela excelência da qualidade de ensino, das relações interpessoais entre equipe escolar e comunidade, da integração produtiva entre Currículo Básico e Oficinas Curriculares, da participação e do comprometimento de todos nos trabalhos e projetos desenvolvidos na escola.
De maneira geral, faz parte dos objetivos dos projetos realizados na escola, a indução dos alunos à reflexão e à conscientização sobre questões de elevada importância para a sociedade, como a Água (conservação e uso), a Preservação do Meio Ambiente, a Reciclagem do Lixo, a Ética e a Cidadania. Esta última servindo de mote para o desenvolvimento do Projeto que norteou os trabalhos da Feira Científico-Cultural deste ano, o qual teve o apoio/patrocínio da CENP.
Vale ressaltar, porém, que atrelado ao Projeto “Cidadania e Ética na Prática do Conhecimento” um outro projeto – “Minha Escola, Minha Casa” - foi implantado desde o início do ano. Surgiu como uma proposta da disciplina de Educação Física e conquistou adesões de todas as áreas do conhecimento, tornando-se um projeto interdisciplinar, baseado na meritocracia – os alunos são analisados pela equipe de professores tanto no aspecto pedagógico como no que tange à disciplina. Criou-se um calendário esportivo anual e a participação dos alunos está vinculada ao seu desempenho durante o bimestre. Outro aspecto importante é a atuação dos mesmos na conservação do patrimônio escolar, bem como na manutenção da limpeza dos espaços, incluindo a sala de aula. E os resultados puderam ser percebidos por meio da mudança comportamental e disciplinar dos alunos e no envolvimento dos mesmos com os projetos.
Uma ação importante que veio ao encontro dos objetivos da Escola, foi o “Dia de Fazer a Diferença”. Comunidade, professores, alunos, funcionários e voluntários trabalharam o dia todo para dar à escola um novo visual, tornar o ambiente propício para uma convivência mais agradável.

"Dia de Fazer a Diferença”: Trabalho em equipe – ação de cidadania.

Os alunos muito se empenharam para a revitalização dos jardins da escola, muitos como o aluno Maury – 7ª série (foto) dedicaram a esta tarefa, especial atenção.

Projeto “Minha Escola, Minha Casa” – Jardinagem: beleza e harmonia num trabalho coletivo de professores e alunos em prol do verde. (O Antes)


(... O Depois.)

Pelo terceiro ano consecutivo a EE Profa. Maria José Maia de Toledo desenvolveu a Feira Científico-Cultural, que neste ano recebeu o nome de “III Feira Científico-Cultural: Cidadania e Ética na prática do conhecimento”. O projeto teve sua elaboração fundamentada num trabalho conjunto entre grupo gestor e equipe docente, dada a necessidade de se discutir questões como respeito, solidariedade, paz, dignidade, amor ao próximo, trabalho em equipe, preconceito, responsabilidade, cidadania, inclusão social etc. num contexto interdisciplinar.

Sala de Exposições da Feira Científico-Cultural – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Sala de Exposições da Feira Científico-Cultural – Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Sala de Exposições da Feira Científico-Cultural – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Apresentação de Dança – Oficina Curricular: Espanhol.

Apresentação de Dança Country – Oficina Curricular: Hora da Leitura.

Apresentação de Dança – “O que é, o que é” (Gonzaguinha) – Oficina Curricular – Hora da Leitura / Disciplina – Língua Portuguesa.


Desde maio, os professores se mobilizaram e deram início ao desenvolvimento do referido projeto junto aos alunos numa parceria de sucesso. Essa constatação foi possível mediante aos trabalhos apresentados pelos alunos durante a Feira, nos dias 25 e 26 de outubro – tanto as atividades expostas nas salas para visitação, quanto as apresentações dos alunos em palco, refletiram os resultados positivos alcançados. Além, é claro, de outras conquistas que vêm corroborar tais resultados.

No âmbito esportivo, obtivemos os seguintes resultados:
ð Campeonato Colegial:
1º lugar – Handebol Feminino – Pré-mirim
3º lugar – Handebol Masculino – Pré-mirim
3º lugar – Fut Sal Masculino – Pré-mirim
3ª lugar – Xadrez Masculino – Pré-mirim
ð Olimpíada Estudantil de Jundiaí:
1º lugar – 1000 m Masculino
2º lugar – Basquete Masculino Mirim
3º lugar – Basquete Feminino Mirim
3º lugar – 1000 m Masculino Mirim
3º lugar – Arremesso de Peso Feminino Mirim
2º lugar – Melhor Torcida “Torcida Fayr Play
6º lugar na Classificação Geral
ð Campeonatos Interclasses:
1º Campeonato de Handebol – 1º Bimestre
1º Campeonato de Voleibol – 2º Bimestre
1º Campeonato de Basquete – 3º BimestreNeste último, é importante salientar que houve a participação de trinta equipes e os vencedores receberam medalhas e prêmios.

Os times: trabalho em equipe – respeito pelo colega – dentro e fora das quadras.

A torcida: alunos e professores – uma parceria bem sucedida, cuja base é o respeito e a amizade.


Projeto “Minha Escola, Minha Casa”: entrega de medalhas e prêmios aos times vencedores – Campeonato Interclasses.

Projeto “Minha Escola, Minha Casa”: entrega de presentes aos alunos que se destacaram em cada série durante o bimestre.


Projeto “Minha Escola, Minha Casa: a cada bimestre elege-se a Sala Destaque. Na foto, a 8ª série A recebeu como prêmio, um passeio à Escola Técnica “Benedito Storani” para conhecer o projeto “ÁGUA E EDUCAÇÃO”.

A “Saúde Bucal – Programa e Concurso de Promoção da Saúde Bucal” foi outro projeto de destaque na Unidade Escolar. Os alunos participaram e desenvolveram trabalhos muito interessantes e criativos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Experiências Matemáticas.

Palestra realizada na Sala de Vídeo, ministrada pela Dentista Grazziela Camargo Brandt.

Esse trabalho foi um dos escolhidos para representar a Escola no Concurso “Saúde Bucal”.

Os alunos das 8ªs séries puderam contar ainda com uma capacitação sobre teatro, ministrada pela Profa. Janete A. Partelli Ruzza (ATP), com ênfase na peça teatral “Tristão e Isolda”, a qual tiveram o privilégio de poder assistir no Teatro Sesi, em São Paulo.

Alunos das 8ªs séries atentos às explicações da Profa. Janete.


Alunos que foram a São Paulo assistir a peça teatral “Tristão e Isolda”.

A diretora da Escola, Professora Vera Lúcia Pelliciari comenta os resultados dos projetos desenvolvidos:
“A Escola Estadual Profa. Maria José Maia de Toledo tem desenvolvido, ao longo dos anos, atividades que visam a atender às diferentes necessidades de aprendizagem direcionadas à formação humana. É preciso salientar que, no corrente ano letivo, dando continuidade às ações e, tendo como foco central o Projeto “Cidadania e Ética na Prática do Conhecimento”, pôde-se vislumbrar conquistas e avanços por parte dos educandos que têm adquirido, gradativamente, competências e habilidades assegurando, entre todos, não somente conhecimento e aprendizado como também a valorização da auto-estima e o fortalecimento de posturas voltadas ao protagonismo juvenil. E, finalmente, citando Goethe:
“Antes do Compromisso,
Há hesitação, há oportunidade de recuar.
Uma ineficácia permanente (...)
No momento em que nos comprometemos
De fato, a providência também age.
Ocorre toda espécie de coisas para nos ajudar.
Coisas que de outro modo nunca ocorreriam.
Toda uma cadeia de eventos emana da decisão,
Fazendo vir em nosso favor todo tipo de
Encontros, de incipientes e de apoio imprevistos
Que ninguém poderia sonhar
Que surgiriam
Em seu caminho (...)
“A ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia”. (Goethe)”.

domingo, dezembro 30, 2007

Duro de Matar 4.0

Assisti esse filme ontem! Muito bom! É muita ação - do começo ao fim: muitos tiros, sangue, socos etc., mas, a questão da vulnerabilidade dos computadores e do sistema de informação dos Estados Unidos foi, sem dúvida, um dos pontos fortes do filme.



SINOPSE: John McClane (Willis) é obrigado a sair da tranquila aposentadoria quando seus antigos superiores o chamam para uma nova missão: desbaratar uma organização terrorista que sistematicamente vem atacando os Estados Unidos. O grande desafio de McClane é que o grupo se organiza por meio da internet.

A ESTRANHA PERFEITA

Que filme interessante! O enredo é extremamente envolvente... Sem querer nos colocamos na posição de detetive.... É muito suspense! Do começo ao fim! Vale a pena conferir!

SINOPSE: Quando a amiga é assassinada, a repórter Rowena (Halle Berry) começa a investigar e descobre que o crime pode ter conexão com um poderoso executivo de publicidade, Harrison Hill (Bruce Willis). Contando com a ajuda do amigo Miles Haley (Giovanni Ribisi), Rowena infiltra-se na empresa de Harrison disfarçada. No trabalho ela é Katherine, funcionária temporária da agência; fora dali, assume o nome de Veronica e faz contatos com o empresário pela internet. O clima de suspense aumenta quando ela percebe que outras identidades também estão em jogo.

sábado, dezembro 29, 2007

DEUS NUNCA ERRA!


DEUS NUNCA ERRA
(Autor Desconhecido)

Há muito, muito tempo, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Havia, porém, um súdito que em todas as situações lhe dizia: "Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito. Ele não erra!".
Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O súdito conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.
Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: "Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo".
O servo apenas respondeu: "Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; é que mesmo perder um dedo é para o seu bem. O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!".
Indignado com a resposta, o rei mandou prender o súdito. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.
Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.
Ao voltar para o palácio, mandou soltar o súdito e recebeu-o muito afetuosamente: "Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida - Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?".
"Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!".
Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Todas as manhãs, ofereça seu dia à Presença Divina que habita o seu coração
Peça-Lhe para inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!
Realmente Deus nunca erra . O seu caminho é perfeito e a sua palavra sem impureza. Ele é o caminho de todos que nEle confiam, como diz em 2º Samuel – 22 – 31.

____________________________________________

(Mensagem recebida pela Internet: desconheço a autoria).

segunda-feira, dezembro 24, 2007

PRESENTE DE NATAL...

Há muito tempo não ponho minha meia na janela e fico esperando pelo presente do Papai Noel, nem grama para as suas renas. Isso não quer dizer que eu não tenha ilusões e não seja uma sonhadora inveterada. Sou e assumo!


Assumo que tenho uma sensibilidade aflorada e choro à toa (até com propaganda de Coca-Cola, lendo um livro ou uma notícia triste, assistindo telejornais...). Como dizia minha santa avó (mãe da minha mãe)...(que Deus a tenha), eu sou "uma manteiga derretida"!


E não foi diferente quando abri minha página no Orkut e dei de cara com um depoimento sobre mim, de um ex-aluno (Ademir Godoy). Ele fazia parte de uma ótima turma, a 8ª série B, da EE Profa. Maria José Maia de Toledo e, como a escola não conta mais com o Ensino Médio, a turma foi transferida para outra unidade escolar.

O Ademir é uma pessoa incrível... É só coração... E me deu, de presente de Natal, esse depoimento, o qual me deixou profundamente emocionada e eu o transcrevo, na íntegra:




BOM FALAR DA SILVANA E MUITO DIFICIL
.......................S2....................
ELA E UMA PESSOA IMPAR. QUANDO EU MAIS PRECISEI, ELA ESTAVA LA, DO MEU LADO, DANDO A MAIOR ATENCAO. ELA E UMA PESSOA EM QUEM EU CONFIO INCONDICIONALMENTE. CARINHOSA, APAIXONADA PELO QUE FAZ - SEMPRE LUTANDO PELOS IDEAIS QUE LHE CONVEM E CONVEM AOS OUTROS.
UMA PROFISSIONAL QUE E EXEMPLO. EXEMPLO DE CARATER -UM ESTILO, UMA LINDA MULHER.
RESUMINDO...............VOCE E UMA ANJA EM FORMA HUMANA.
O QUE NOS FAZ FORTE NÃO E A FORÇA BRUTA, MAS SIM A BONDADE QUE EXISTE EM NOSSOS CORACOES JUNTO A INTELIGENCIA USADA PRO BEM...
SAIBA QUE PODE SEMPRE CONTAR COMIGO...
ESTAREI AQUI SEMPRE..............BJS
________________________________

Ser professor atualmente não é uma tarefa das mais fáceis, porém, gestos de carinho e reconhecimento do nosso trabalho como esse, do Ademir... Ah! Não há dinheiro que pague!

Rogo a Deus que ilumine o caminho desse meu ex-aluno e de todos os outros que passaram pela minha vida e dos que ainda vão passar...

Ainda acredito na Educação e tenho convicção de que, única e exclusivamente por meio dela é que poderemos mudar o rumo dessa história e fazer do Brasil um país melhor - em todos os sentidos!

FINAL DE ANO... CONFRATERNIZAÇÃO... AMIGO SECRETO... DESPEDIDAS... RISOS... LÁGRIMAS...

... e a confraternização continua...

Fernanda, Maria Eduarda e Eduardo

Liane e Fani

Alan e Kátia


Monallizza, Daniela e Melisa


Até o próximo ano... 2008 já bate às nossas portas! Deus permita que estejamos fortalecidos para enfrentar os novos desafios!

domingo, dezembro 23, 2007

FINAL DE ANO... CONFRATERNIZAÇÃO... AMIGO SECRETO... DESPEDIDAS... RISOS... LÁGRIMAS...

No último dia 17, direção, professores e funcionários da EE Profa. Maria José Maia de Toledo se reuniram no Restaurante Gauchão, em Jundiaí, para a confraternização de final de ano. O recinto, muito bonito e aconchegante, o pessoal, muito animado, a pizza (que perdição!), aniversário da Dani (Profa. Daniela Nappi), "Amigo Secreto" - entrega dos presentes... Enfim, um evento para ficar gravado na memória...
Dani e Luciana

Dani e eu

Eu e Sandra

André e Sandra


Alessandra, Bira e Juraci


Fermino e Vera



Melisa, Daniela e Gilmara


Fernanda e Débora


Muitas fotos e muitas emoções...

PROCURA-SE... UM AMIGO!


"Não precisa ser homem, basta ser amigo...

Basta ter sentimento, basta ter coração;

Precisa saber falar e saber calar, sobretudo, saber ouvir.
Tem que gostar de poesia, da madrugada, de pássaros, do sol, da lua, dos cantos e da canção das brisas.
Deve ter amor... muito amor...
Um grande amor por alguém, ou então, sentir falta de não ter esse amor.

Deve amar o próximo e respeitar a dor que todos os transeuntes levam consigo;

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado: todos os amigos são enganados.

Não é preciso que seja puro, nem que seja de tudo impuro, mas não deve ser vulgar.

Deve ser uma pessoa simples...

Deve sentir o que as pessoas tristes sentem e o imenso vazio dos solitários.

Deve gostar de crianças e, se for para alegrá-las, voltar a ser criança.

Procura-se um amigo para gostar dos muitos gostares.
Que se comova quando chamado de "amigo".

Que saiba conversar das coisas simples e de recordações da infância.

Precisa-se de um amigo para não enlouquecer, para contar o que se viu de triste e belo durante o dia, dos anseios e das realização, dos sonhos e da realidade...

Deve gostar de ruas desertas, de poças de chuva e de caminhos molhados... e que goste de apreciar os fenômenos da natureza.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não somente por que a vida é bela, mas por que já se tem "um grande amigo"".


(Autor desconhecido)

Para refletir...



"Se for pra esquentar, que seja no sol;

Se for pra enganar, que seja o estômago;

Se for pra chorar, que se chore de alegria;

Se for pra mentir, que seja a idade;

Se for pra roubar, que se roube um beijo;

Se for pra perder, que se perca o medo;

Se for pra cair, que seja na gandaia;

Se existe guerra, que seja de travesseiros;

Se existe fome, que seja de amor;

Se for pra ser feliz, que seja o tempo todo!!!".


(Autor desconhecido)

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!