SEJA BEM-VINDO!!!

terça-feira, janeiro 27, 2009

EU ASSISTI... "ESCRITORES DA LIBERDADE"




O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Erin (Hilary Swank), professora, ingressa em uma instituição de ensino médio com a finalidade de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerada "turbulenta", envolvida com gangues, marginalizada.





A professora Erin, ao perceber os graves problemas enfrentados por seus alunos, resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem o apoio e concordância da direção da escola. Como uma das metodologias aplicadas, Erin entrega a cada um de seus alunos um caderno para que escrevam, diariamente, sobre suas próprias vidas, relatando conflitos internos, problemas familiares etc. Aliado a isso, a professora ainda indicou a leitura de algumas obras, entre elas o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o intuito de fazer com que seus alunos percebessem a necessidade de uma convivência harmônica, uma tolerância mútua.




No decorrer do filme as transformações vão surgindo e afetando a todos. Nesse sentido, o filme em questão é de extrema importância, principalmente pelo fato de abordar a educação como mecanismo de transformações individuais e coletivas.



Ficha Técnica

Título: Escritores da Liberdade(Freedom Writers)

País/Ano de produção: EUA/Alemanha, 2007
Duração/Gênero: 123 min., Drama
Direção: Richard LaGravenese
Roteiro: Richard LaGravenese, Erin Gruwell, Freedom Writers
Elenco: Hillary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April Lee Hernandez, Kristin Herrera, Jacklyn Ngan, Sergio Montalvo, Jason Finn, Deance Wyatt.
Fonte: http://br.cinema.yahoo.com/filme/14178/reviews/escritoresdaliberdade

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!