SEJA BEM-VINDO!!!

segunda-feira, março 02, 2009

AINDA OS PROFESSORES TEMPORÁRIOS...

02/03/2009 - 15h45

Secretaria de SP diz que o número de professores temporários diminuiu 48% em dez anos
Da RedaçãoEm São Paulo

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo informou nesta segunda-feira (2) que reduziu em 48% o número de professores temporários na rede, nos últimos dez anos. Segundo a pasta, há uma década havia 173 mil docentes temporários. Atualmente, a secretaria contabiliza 90 mil professores com contratos precários. A informação foi enviada por nota, para contestar a entrevista veiculada pelo UOL Educação com a socióloga Marilse Araújo, integrante da ONG Ação Educativa e ex-professora da rede estadual paulista. A secretaria afirma que "pretende contratar via concurso público 75 mil novos professores, o que precisa ser apreciado pela Assembléia Legislativa".
Na nota foi afirmado também que o último concurso para contratação de professores foi realizado em 2007, não em 2003. "Foram chamados cerca de 16 mil professores nas disciplinas de matemática, educação artística, física, filosofia e geografia. Em 2005 e 2004 também houve concursos", diz a nota.

Campanha contra sindicato dos professores
Na nota de esclarecimentos, a secretaria afirma não realizar "qualquer campanha contra os professores". "Pelo contrário. A secretaria tem certeza que a ampla maioria dos professores da rede é competente e trabalha para melhorar o ensino de seus alunos. (...) Infelizmente a Apeoesp [sindicato dos professores do estado de São Paulo] conseguiu que muitos dos melhores professores, que mostraram qualificação ao serem avaliados, fossem prejudicados pela anulação da prova".
De acordo com o documento, a pasta se reuniu, "em pelo menos dez oportunidades com a Apeoesp" em 2008. E acusa o sindicato de descumprir acordos com o Tribunal Regional do Trabalho, quando a categoria ingresso com ação na Justiça contra a avaliação dos docentes. Para a secretaria, "o professor temporário não é obrigado a se deslocar por diversas regiões da cidade para ensinar. A atribuição de aulas sempre é regionalizada, ou seja, acontece por Diretoria de Ensino". Já o professor temporário, segundo a nota, pode criar vínculo com a escola, pois quem trabalha sem se mudar de colégio ganha pontos extras.
________________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!