SEJA BEM-VINDO!!!

quinta-feira, março 12, 2009

UOL - GRUPOS DE DISCUSSÃO - EDUCAÇÃO - "QUEM DEVE DEFINIR O CURRÍCULO ESCOLAR?"

25/02/2009

Quem deve definir o currículo escolar?

A quem compete a definição dos conteúdos a ser ensinados em sala de aula? Em países como a França, a autonomia dos professores é praticamente nula, tendo liberdade apenas na escolha das obras literárias indicadas aos alunos. Já no Brasil, são seguidas as Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais, porém estados e municípios podem elaborar orientações específicas.Para alguns especialistas, tais diretrizes e parâmetros nacionais são suficientes para a elaboração do currículo escolar. Para outros, as restrições locais são importantes para a formulação do conteúdo ensinado em classe. Por fim, há também quem defenda que o professor deva ser o único a decidir sobre tais restrições, revelando total falta de consenso na categoria.Na sua opinião, quem deve definir o currículo escolar? Opine!

_________________________
[Silvana] [Jundiaí - SP.]

Ah! Como seria bom se todos os problemas da Educação ficassem centralizados apenas no Currículo. Este, no entanto, é apenas um buraquinho na malha que está desfiando rapidamente e, com certeza, há buracos bem maiores. A implantação da Proposta Curricular em toda rede de ensino do Estado de São Paulo no ano passado foi, a meu ver, um grande passo. A referida proposta foi elaborada por especialistas e vejo na unificação do ensino um grande avanço. É óbvio que apresenta falhas, mas o Currículo não é algo estanque e poderá ser revisto quantas vezes forem necessárias. Questionar os desmandos da Educação é preciso, há problemas graves e muitas arestas a serem aparadas. No entanto, não há como negar que a Proposta Curricular de 2008 (Currículo, em 2009), apesar dos problemas apresentados, não tenha qualidades. Sendo assim, que cada um faça -e bem- a sua parte: que os especialistas elaborem o currículo, que o professor ensine, que a família acompanhe os estudos dos filhos e que estes estudem.

26/02/2009 - 07:17
_________________

Veja outra opinião postada no site UOL - Grupos de Discussão - Educação:

[Marcos Machado] [Limeira, São Paulo - BR]

Acredito que, para um bom funcionamento da educação, o currículo deve ser elaborado em conjunto, tanto pelos professores como pelas Diretorias de cada região, pois deixar que o Estado elabore o currículo como paradigma para toda e qualquer escola é um absurdo, uma vez que, deve-se levar em conta, que cada escola é totalmente diferente uma da outra. Ou seja, o Brasil é um país muito desigual, e não como negar que o fator social interfere na educação. Por isso, levar em consideração, que na França os professores não tem quase alguma autonomia é uma besteira, porquanto acredito que a desigualdade, que há nesse país, não igual e nem se assemelha com a do Brasil. Portanto, parceria entre Diretorias e professores seria o melhor para a construção do currículo escolar, uma vez que os professores estão mais atentos sobre a realidade dos alunos, que se diversificam em cada escola. Enfatizo, porém, que deixar nas mãos do estado certamente estará fadado ao fracasso.

25/02/2009 19:31

_________________

Outras opiniões sobre este e outros assuntos, acesse o site: http://forum.educacao.blog.uol.com.br/

_________________
Fonte: http://forum.educacao.blog.uol.com.br/arch2009-02-22_2009-02-28.html#2009_02-25_17_08_39-8953204-0

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!