SEJA BEM-VINDO!!!

quinta-feira, março 12, 2009

UOL - GRUPOS DE DISCUSSÃO - EDUCAÇÃO

Participo, sempre que posso, dos Grupos de Discussão do site UOL. As questões são bem elaboradas e os participantes deixam opiniões muito interessantes e bem consistentes, embasadas na realidade dos fatos.

Transcrevi abaixo, na íntegra, uma das questões para discussão e, na sequência, uma opinião deixada por mim e um comentário sobre a mesma, feito por um leitor:

___________________________________________________
09/03/2009

Secretaria de Educação de SP quer certificação para professor; o que você acha?

Professores devem ser certificados? A secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, propôs na sexta-feira, durante debate na TV Estadão, a criação de uma certificação para professores da rede pública. Essa certificação serviria como um "atestado de qualidade" dos docentes e seria usada também como base para a evolução na carreira e a concessão de bônus salariais.

"Uma avaliação, no sentido mais moderno da palavra, é o processo de certificação, que já existe em muitos países e até em Estados como Minas, Tocantins e Bahia", disse a secretária.

Secretaria de Educação de SP quer certificação para professor; o que você acha? Comente.
Secretaria de Educação de SP quer certificação para professor
Bate-papo: educação
Participe de outros Grupos de Discussão

______________

[Silvana ] [Jundiaí, SP.]

Que os docentes sejam avaliados, sim, certificados, sim, remunerados compativelmente, sim, que seu trabalho em sala de aula seja acompanhado e analisado pelas esferas competentes (P.C. e/ou P.C.O.P. etc.), sim. Nenhum professor que exerça sua função e execute seu trabalho com ética e retidão irá se amedontrar diante de uma "mera" avaliação. Mas, há perguntas que não querem calar: quem ficará responsável em avaliar: a "vontade"(ou má vontade, ou falta de) dos alunos?; A falta de respeito, de educação (nesse caso me refiro à educação vinda de casa, de berço), as agressões verbais que sofremos por parte dos alunos?; as famílias que não se responsabilizam pela educação (básica) dos seus filhos, não lhes dão atenção, carinho etc.?; a falta de políticas públicas para a melhoria na formação dos professores?; toda a vulnerabilidade por que passam as Instituições de Ensino Estaduais?; o descaso com que os professores são tratados em muitas esferas da sociedade? Vamos começar a avaliar? Agora?

09/03/2009 17:25

_________________

[Danilo Borges] [Curitiba-PR]

Depois do que escreveu a internauta Silvana, de Judiaí-SP, pouco se pode acrescentar. Silvana, concordo em gênero, número e grau. Você, assim como eu, deve estar em sala de aula, tentando fazer a diferença; ilusão nossa, a qual certamente levaremos até o último dia de nossa jornada. Gostaria de acrescentar apenas mais um setor para nos avaliar... nossos políticos de carreira, estejam eles em qualquer cargo, das Secretarias de Educação ao Palácio do Planalto. Todos, e não tenho qualquer receio em afirmar, sabem absolutamente nada do que se passa nas escolas. E tudo aquilo a que chamam "políticas educacionais", não passa de mero instrumento que visa encobrir a incapacidade e também a total falta de vontade em investir no bem mais precioso para qualquer nação. Contudo, cabeças pensantes são "perigosas" para o "status quo" desta camarilha, que prefere culpar os professores pela péssima educação no país. AVE Silvana

09/03/2009 19:14

_________________________

Agradeço, Danilo, por seu comentário.
Se quiserem ver outras opiniões e comentários acerca desse assunto e de outros inerentes à área da Educação, acessem o site: http://forum.educacao.blog.uol.com.br/

__________________________
Fonte: http://forum.educacao.blog.uol.com.br/arch2009-03-08_2009-03-14.html#2009_03-09_15_52_28-8953204-0

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!