SEJA BEM-VINDO!!!

sábado, agosto 29, 2009

SELEÇÃO DE PROFESSORES COMEÇA EM AGOSTO

17/07/2009

Seleção de professores começa em agosto
Camila Souza
do Agora

O edital do concurso para a contratação de 10 mil professores para a rede estadual de ensino deverá ser publicado no próximo mês. Segundo o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, o edital está sendo finalizado. "Devemos publicá-lo na primeira semana de agosto."
Os salários variam de R$ 550,46 a R$ 1.834,85, dependendo da jornada de trabalho. Foram criadas duas novas cargas horárias semanais: de 12 e 40. Hoje, só há a de 24 e a de 30.
Além das chances abertas neste ano, o governo prevê a realização de outros concursos para o preenchimento de mais 80 mil vagas nos próximos anos. As novas vagas fazem parte das mudanças propostas pelos projetos de lei sancionados ontem pelo governador José Serra.
Os projetos preveem a substituição dos professores temporários da rede --cerca de 100 mil-- por efetivos.
As primeiras 10 mil oportunidades serão para professores de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. De acordo com o secretário, para ser aprovado, o candidato deverá ter, no mínimo, nota cinco.
Após serem aprovados no concurso, os professores ainda terão de passar por um curso de formação, com duração de quatro meses. Segundo a diretora da Escola de Formação de Professores, Vera Cabral, a previsão é que o início do curso para os professores seja no começo de 2010. Durante o período de aulas, os candidatos receberão 75% do salário inicial de professor.
Ao final do curso, os candidatos ainda passarão por uma nova avaliação. Apenas os aprovados nessa prova estarão aptos a dar aulas na rede.
Entre as mudanças previstas nas leis está a realização de uma prova anual de avaliação dos professores temporários.
Para dar aulas, é preciso ser aprovado no teste. Se for reprovado, o temporário não perderá o emprego, mas vai cumprir a jornada de 12 horas em funções auxiliares.
As leis também estabelecem um período máximo de contrato de dois anos para os temporários. Segundo o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, entre os 100 mil professores que estão nessa situação, cerca de 80 mil têm a estabilidade garantida. Os outros 20 mil deverão deixar o cargo em 2011.
O sindicato da categoria diz que a formação dos professores deveria ser continuada, e não feita em um curso de quatro meses. Além disso, os sindicalistas são contra a prova eliminatória após o curso de formação.

_________________
Fonte: http://www.agora.uol.com.br/trabalho/ult10106u596211.shtml

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!