SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

VÍDEOS HISTÓRICOS GRATUITOS: SITE ZAPPIENS.BR


04/02/10 - 14h36 - Atualizado em 04/02/10 - 14h36

Brasil ganha 'YouTube' só de vídeos históricos gratuitos

Site Zappiens.br foi apresentado pelo Comitê Gestor da Internet.
Serviço educativo terá filmes feitos entre as décadas de 1930 e 1970.
Gustavo PetróDo G1, em São Paulo
 
Ampliar FotoFoto: Reprodução

Site de vídeos educativos traz conteúdo histórico do Brasil. (Foto: Reprodução)

Vídeos históricos do país, que antes só podiam ser acessados pelo Arquivo Nacional, aulas e eventos da USP e filmes, agora podem ser assistidos pelo público por meio do portal Zappiens.br. O portal gratuito de distribuição de vídeos apresenta um acervo exclusivo, voltado para o conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa. 

O serviço apresentado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, nesta quinta-feira (4), disponibilizará vídeos para a consulta, permitindo usá-los como referência em pesquisas acadêmicas e trabalhos escolares, por exemplo. 

Inicialmente, estarão disponíveis materiais do CGI.br, e dos parceiros USP e Arquivo Nacional, como os Cinejornais, programas de notícias apresentados antes dos filmes nos cinemas brasileiros entre as décadas de 1930 e 1970. No momento, o portal possui cerca de 6 mi vídeos.


“Esta é a oportunidade de reunir e de tornar público acervos raros e exclusivos que podem ser utilizados como fonte para estudo e pesquisa”, diz Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e um dos coordenadores do projeto. “Com acesso gratuito, o objetivo é disseminar cultura, informação científica e tecnológica entre diversas comunidades”. 

Para o diretor-geral do Arquivo Nacional, o professor Jaime Antunes da Silva, os vídeos da instituição proporcionarão ao cidadão a oportunidade de acessar e pesquisar na internet um acervo de imagens que retrata a história do Brasil. “Até então, o usuário tinha que ir até o Arquivo Nacional na cidade do Rio de Janeiro para fazer a consulta de imagens. Com a digitalização do conteúdo, podemos popularizar este acesso e melhorar o atendimento ao usuário”, afirma. 

A ideia é que, além dos vídeos, outros conteúdos como fotos e pesquisas em texto das organizações participantes, por exemplo, possam ser divulgadas no Zapping.br. “Um vídeo de uma aula pode apresentar ligações para imagens ou pesquisas sobre o mesmo tema, facilitando o trabalho de pesquisa do aluno”, diz Faulhaber.


O site possui um sistema de busca que funciona por meio de palavras-chave e por tags, permitindo organizar os conteúdos. Não há limite para o tamanho dos arquivos de vídeo e, por conta de direitos autorais, a maioria só poderá ser acessada para visualização via web. 

Segundo os organizadores, o Zappiens.br estará sempre agregando mais conteúdo e buscando parcerias com novas organizações que poderão disponibilizar acervos em vídeo.
______________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!