SEJA BEM-VINDO!!!

segunda-feira, março 29, 2010

PRÊMIO VIVALEITURA: INSCRIÇÕES ATÉ 2 DE JULHO


Abertas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura

Trabalhos do Brasil inteiro podem ser inscritos até 2 de julho

Publicado em 24/03/2010 - 16:32

Foi lançada na última segunda-feira, 22 de março, em Brasília, a edição 2010 do prêmio Vivaleitura. As  inscrições da edição 2010 podem ser feitas até o dia 2 de julho, pela página oficial do Vivaleitura na Internet ou por carta registrada, (o endereço para envio é caixa postal 71037-7 - CEP 03410-970 - São Paulo - SP). Os finalistas serão divulgados em outubro e a premiação está prevista para novembro.




O Vivaleitura é uma iniciativa da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura), dos Ministérios da Cultura e da Educação. O Prêmio é organizado e patrocinado pela Fundação Santillana com parceria do Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação) e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação). Somando as quatro edições anteriores, cerca de 8,5 mil projetos já foram inscritos, 75 classificados como finalistas, com 12 premiados. Desde 2009 o prêmio alcançou abrangência nacional e atraiu inscrições de todas as partes do Brasil.
Podem se inscrever no Vivaleitura trabalhos que ajudam a desenvolver a leitura desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil inteiro. Há sete categorias: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; empresas; ONGs; pessoas físicas; universidades; e instituições sociais.
Na fase final, uma comissão avaliadora selecionará cinco projetos de cada categoria, que estejam de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados. Os vencedores de cada categoria receberão prêmios de R$ 30 mil. Outras informações são fornecidas pelo telefone 0800-770-0987.  Fonte: http://www.universia.com.br






























BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS CONTRA O ANALFABETISMO FUNCIONAL

Biblioteca


Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional


A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais e só podem ser alcançados quando todos os cidadãos estiverem informados para exercerem seus direitos democráticos e para desempenhar em um papel ativo na sociedade. (manifesto da UNESCO).


por Kátia Ferraz



Divulgação/Shutter Stock Images
Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) , do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que o Brasil tem o grande desafio de combater o chamado analfabetismo funcional, que atinge 25% da população com mais de 15 anos, entre outras agravantes, constitui um problema silencioso e perverso que afeta o dia a dia nas empresas.

Neste universo não estamos incluindo pessoas que nunca foram à escola, mas sim aquelas que sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, porém não conseguem compreender a palavra escrita. Computadores provocam calafrios e manuais de procedimentos são ignorados; mesmo aqueles que ensinam uma nova tarefa ou a operar uma máquina. No entanto, este perfil de profissionais prefere ouvir explicações da boca de colegas.
Calcula-se que, no Brasil, os analfabetos funcionais somem 70% da população economicamente ativa. O resultado não é surpreendente, uma vez que apenas 20% da população brasileira possui escolaridade mínima obrigatória (ensino fundamental e ensino médio). Para 80% dos brasileiros, o ensino fundamental completo garante somente um nível básico de leitura e de escrita.
No mundo todo há entre 800 e 900 milhões de analfabetos funcionais, ou seja, uma camada de pessoas com menos de quatro anos de escolarização; mas pode-se encontrar também neste meio, pessoas com formação universitária e exercendo funções-chave em empresas e instituições, tanto privadas quanto públicas. Entre suas características, não têm as habilidades de leitura compreensiva, escrita e cálculos para fazer frente às necessidades de profissionalização e tampouco, da vida sociocultural às necessidades de profissionalização e tampouco, da vidasociocultural.
Muito se tem que fazer para reverter esse quadro, mas algumas iniciativas como a criação de bibliotecas comunitárias pelo país tem tido resultados significativos e atraído um público cada vez maior para o mundo da leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próxima >>_______________________Fonte:http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/29/bibliotecas-comunitarias-contra-o-analfabetismo-funcionala-liberdade-a-prosperidade-e-158381-1.asp

MENTES BRILHANTES: CRIANÇAS SUPERDOTADAS - COMO IDENTIFICÁ-LAS?

Cérebro

Mentes brilhantes



Quais métodos os psicólogos contemporâneos usam para identificar crianças superdotadas? Como ocorre o desenvolvimento emocional desses pequenos? Veja o que existe de novo nesse campo e o que dizem os pesquisadores sobre os famosos testes de QI

Por Roberta de Medeiros

Shutterstock
No supermercado, Tânia fala para sua mãe parar de colocar mercadorias no carrinho, pois já havia atingido o limite de R$ 50,00, tudo o que tinham para gastar. Com apenas 4 anos, a menina havia calculado o total gasto até aquele momento! Frequentadora de uma creche de baixa renda, ela aprendeu a contar e somar sozinha. Paulo tem 5 anos, é um menino alegre e comunicativo. Ele lê, escreve, canta e desenha, além de ter uma memória prodigiosa. Seus desenhos são excelentes para um garoto da sua idade. Pequenina e tímida, Vitória aprendeu a ler com 2 anos, quando passou a receber também aulas de inglês. Hoje, com 4 anos, ela já se debruça na leitura da mitologia grega.
Os três são superdotados. Mas como descobrir quando uma criança é superdotada (ou portadora de altas habilidades como preferem dizer os especialistas)? Isso depende do conceito que se tem de superdotação. Até pouco tempo, a ideia que se tinha do superdotado remetia à imagem do garoto franzino, que era o primeiro da classe, craque em Química, Matemática ou Física.


Hoje a noção mais aceita é de que os superdotados são aquelas pessoas que têm os três traços: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. As habilidades podem ser em diversas áreas do conhecimento, como dança, construção civil, filosofia, desenho, escultura, esportes, literatura, ciências, trabalhos manuais, fotografia... ou habilidades gerais como memória, processamento de informação, vocabulário. "O envolvimento é a dedicação que o sujeito deposita em sua área de interesse, perseverança, dedicação, foco e motivação. A criatividade está ligada ao pensamento inovador, à flexibilidade e novas formas de perceber as mesmas coisas", explica a psicóloga Nara Joyce Wellausen Vieira, da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Portadores de Altas Habilidades.
O mito de que a inteligência era uma coisa única, compacta, ruiu há muito tempo, graças aos estudos do psicólogo americano Howard Gardner, da Universidade Harvard, que mapeou as inteligências antes tidas apenas como aptidões. Ele sustenta que há oito tipos diferentes de inteligência e não apenas aquele bloco de saber lógico que se julgava no passado ser a mais sublime expressão do intelecto. São elas a verbal, a musical, a matemática, a espacial, a corporal, a naturalista (a capacidade de compreender os fenômenos naturais), a intrapessoal (o autoconhecimento) e a interpessoal (a habilidade de interpretar as intenções alheias e exercer a liderança). Se Gardner estiver certo, é possível que existam mais talentos do que poderíamos supor. Ao invés dos 1% a 3% de pessoas superdotadas, proposto pela Organização Mundial de Saúde, o índice pode saltar para 15%, levando em conta as habilidades artísticas, criativas, de liderança ou de esportes.

Outro pesquisador que deu um passo adiante na compreensão do que se considera um comportamento inteligente foi o psicólogo americano Joseph Renzulli, do Centro Nacional de Pesquisa sobre o Superdotado e Talentoso da Universidade de Connecticut. Ao afirmar que o superdotado era uma mistura de talento, criatividade e dedicação obstinada, ele subverteu a visão antiga do Ocidente sobre os pequenos iluminados. "Tanto Gardner quanto Renzulli entendem que a inteligência não é um conceito fechado. Eles acreditam que as pessoas superdotadas têm diferentes perfis, que nem sempre condizem com a imagem do superdotado padrão, que é intelectual destacado", ressalta Nara.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | Próxima >>


____________________________
Fonte:http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/50/acima-da-media-os-beneficios-e-as-dificuldade-em-164356-1.asp

CAPES: BOLSAS DE 20 MIL DÓLARES A PESQUISADORAS BRASILEIRAS


ABC oferece bolsas de 20 mil dólares a pesquisadoras brasileirasPDFImprimirE-mail
Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes   
Sexta, 26 de Março de 2010 14:54
Estão abertas, até o dia 10 de maio, as inscrições para o Programa de Bolsa-Auxílio (Grant) para Mulheres e a Ciência 2010. A iniciativa é oferecida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a empresa L'Oréal-Brasil e o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O programa busca apoiar projetos científicos de alto mérito desenvolvidos por pesquisadoras doutoras brasileiras, em instituições nacionais, no período de um ano. Serão sete bolsas-auxílio oferecidas nas áreas de Ciências Físicas, Ciências Biomédicas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas, no valor de US$ 20 mil.
As pesquisadoras interessadas poderão se inscrever pelo site. As propostas serão julgadas por oito pesquisadores indicados pela ABC e representantes da Unesco e da L'Oréal. A previsão é de que o resultado seja divulgado até o dia 8 de agosto. As bolsas serão entregues às pesquisadoras selecionadas em setembro de 2010 durante cerimônia em local e data a serem definidos.
Conheça as cientistas premiadas que receberam as bolsas em 2009.
_______________
Fonte: http://www.capes.gov.br

domingo, março 21, 2010

O ALPINISTA...

Para reflexão... 

___________________________

Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios. Ele resolveu depois de muitos anos de preparação escalar o Aconcágua. Mas ele queria a glória somente para ele, e resolveu escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade. Começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, e por que não havia se preparado para acampar, resolveu seguir a escalada decidido a atingir o topo. Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar uma palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada! Tudo era escuridão. Zero de visibilidade. Não havia Lua e as estrelas estavam coberta pelas nuvens. Subindo por uma "parede" a apenas 100 m. do topo ele escorregou e caiu ... Caia a uma velocidade vertiginosa. Somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na mesma escuridão, e sentia a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade. Ele continuava caindo ... e nesses angustiantes momentos passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que já havia vivido em sua vida. De repente ele sentiu um puxão forte, que quase o partiu pela metade. Shack!...Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura. Nesses momentos de silêncio suspendido pelos ares na completa escuridão, não havia nada a fazer a não ser gritar:
- Ó meu Deus me ajude!
De repente uma voz grave e profunda vinda dos céus respondeu:
- O que você quer de mim meu filho?
- Me salve meu Deus por favor?
- Você realmente acredita que eu possa te salvar?
- Eu tenho certeza meu Deus!
- Então, corte a corda que te mantém pendurado ... Ouve um momento de silêncio e reflexão. O homem se agarrou mais ainda a corda e refletiu que se fizesse isso morreria...

Conta o pessoal de resgate que ao realizar as buscas encontrou um alpinista congelado, morto, agarrado com força com suas duas mãos a uma corda...a somente meio metro do chão...

"Por vezes nos agarramos as nossas velhas cordas que nos mantém seguros, porém ter fé é arriscar-se a perder total controle sobre a própria vida confiando-a ao Pai. Que possamos todos entregar-nos e viver plenamente na confiança de que existe Aquele que está sempre ao nosso lado a nos suportar, mesmo que nossa corda arrebente."


Autor Desconhecido

SERRA DIZ: MOVIMENTO DE DOCENTES NÃO SIGNIFICA NADA


20/03/10 - 21h27 - Atualizado em 20/03/10 - 21h27

Movimento de docentes não significa nada, diz Serra

Frase foi dita em cerimônia no Hospital das Clínicas neste sábado (20).
Um grupo de professores foi impedido de entrar no local do evento.
 Agência Estado
Foto: Gustavo Petró/G1

Professores fizeram passeata nesta sexta-feira (19) e decidiram, 

em assembleia, manter a greve em São Paulo (Foto: Gustavo Petró/G1)

Sob protestos de professores e de funcionários da área da Saúde, o governador de São Paulo, José Serra, voltou a minimizar neste sábado (20) a greve dos professores da rede estadual de ensino, durante visita a Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. "Não tem greve, isso é um movimento que não significa nada", disse Serra, após cerimônia que marcou a inclusão do setor de reabilitação do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP) na rede Lucy Montoro. 


Antes da cerimônia, a Polícia Militar agiu contra o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Estado de São Paulo, Ricardo Oliveira, e tomou um megafone que ele carregava. Revoltado, Oliveira prometeu processar a Polícia Militar e perguntou ao tenente coronel da PM Salvador Loureiro onde o equipamento estava. "Boa pergunta? Cadê o megafone?", repetiu Loureiro.

Já um grupo de professores foi impedido de entrar no local do evento. Um deles disse que foi agredido pela Polícia Militar, e o protesto seguiu do lado de fora. Os gritos dos professores, isolados na parte externa, e de funcionários da saúde, que conseguiram entrar, puderam ser ouvidos durante o discurso de Serra. Um professor solitário conseguiu entrar no evento e entregar uma carta a um segurança do governador, que não deu atenção.

Ao citar os valores dos investimentos na ala de reabilitação e ainda em uma unidade de radioterapia do HC da USP, Serra foi interrompido várias vezes pelos manifestantes do setor de saúde, os quais foram vaiados pela maioria dos presentes.

"Para de inaugurar maquete, Serra" e "Para Saúde não tem nada?", disse um deles. De fato, a ala do HC já funciona desde 2007 e a cerimônia marcou apenas a inclusão na rede Lucy Montoro. Um novo prédio deve ficar pronto em 2011.

Possível candidato do PSDB à eleição presidencial de 2010, Serra evitou ainda falar em política. Disse que estava em uma ação de governo e que não iria misturá-la com a candidatura a presidente da República. Indagado quando ele iria falar como candidato, Serra resumiu: "acho que você vai cansar de ouvir", concluiu o governador. 

_______________________
Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1538423-5605,00.html

REAJUSTE PEDIDO POR PROFESSORES É "IMPOSSÍVEL", DIZ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO


20/03/2010 - 09h21
Reajuste pedido por professores é "impossível", diz Secretaria da Educação


da Folha de S.Paulo

A Secretaria de Estado da Educação diz que não concederá o reajuste salarial de 34,3% pedido pelos professores porque isso provocaria um impacto anual de R$ 3,5 bilhões nas contas do governo. "É impossível", afirmou a assessoria do secretário Paulo Renato Souza.
Por meio de nota, o secretário disse lamentar "a continuidade de um movimento esvaziado, inimigo da educação e que causa transtornos no trânsito". Para ele, a greve é de "explícito caráter político".
O governador José Serra é o provável candidato do PSDB à Presidência. O sindicato dos professores é filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores), ligada ao PT -a sigla terá a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como candidata.
Sobre a paralisação de dois dias convocada pelo SindSaúde (sindicato dos trabalhadores públicos da Saúde), o governo de SP informou que "confia na responsabilidade dos servidores" para que não prejudiquem os usuários do SUS.

_________________

GREVE DOS PROFESSORES: CONTINUA?


19/03/2010 - 19h32

Apeoesp espera levar cem mil professores para a próxima manifestação, no dia 26

Simone Harnik
Em São Paulo
A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo) espera levar 100 mil manifestantes na próxima assembleia geral, que será realizada em 26 de março, no Palácio dos Bandeirantes. De acordo com a presidente do sindicato, Maria Izabel Azevedo Noronha, a expectativa é que o evento tenha mais adesão do que o de hoje (19), uma vez que será na sede do governo do Estado. "A gana de falar para o Serra é muito maior", diz Maria Izabel.
  • Greve de professores de SP continua na próxima semana

  • Veja fotos da manifestação de docentes desta sexta-feira (19) 

  • Leandro Moraes/UOL
    Professores tomaram a pista sentido bairro-centro da rua da Consolação nesta sexta-feira (19)

    Segundo o sindicato, o ato desta sexta-feira (19) teve 70 mil manifestantes presentes e 89% de paralisação da rede. A principal reivindicação dos profissionais é o reajuste de 34,3%, referente a perdas salariais. A polícia militar estimou que o ato teve 8 mil participantes. A secretaria de Educação, por sua vez, minimiza o movimento e afirma que há adesão de uma "pequena minoria".
    A manifestação iniciou por volta das 14h no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo). Depois, os participantes se encaminharam, em passeata, para a praça da República, para tentar uma negociação com o secretário da Educação, Paulo Renato Souza. No entanto, não houve contato com o secretário.
    Na próxima terça-feira (19), o sindicato irá tentar abrir novamente negociação com a secretaria. "Eu tenho que estar otimista, com esse tanto de gente que está aqui. Eu quero abrir negociações", afirma a presidente do sindicato.
    Para secretaria, sindicato "mente"
    Em nota distribuída na noite desta sexta (19), a Secretaria de Estado da Educação afirma que "o sindicato mente quando divulga que haveria defasagem salarial de 34%, alegando que nenhum reajuste teria sido concedido desde 2005". A nota enumera reajustes recebidos pelos professores, a saber "36%, no caso de educadores da primeira à quinta séries, e 38,2%, no caso de mestres da quinta à nova séries e no ensino médio".

  • Veja a íntegra da nota

    A Apeoesp também é acusada de "mentir" sobre a falta de negociação com o Estado. Segundo o texto, "a secretaria da Educação jamais se negou a qualquer reunião ou negociação com os sindicatos". E completa: "No ano passado foram feitas várias rodadas de reuniões com todas as entidades do magistério, e em três oportunidades a própria diretoria da Apeoesp foi recebida".

    __________________

  • domingo, março 07, 2010

    GREVE: PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SP DECIDEM ENTRAR EM GREVE



    05/03/2010 - 17h07
    Professores da rede estadual de ensino de SP decidem entrar em greve

    Atualizado às 19h05.
    ANDRÉ MONTEIRO
    da Folha Online

    Diversas entidades que representam os professores da rede estadual de ensino de São Paulo decidiram paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira (8). A decisão foi anunciada na tarde desta sexta, em assembleia e manifestação realizadas na praça da República, no centro da cidade de São Paulo, em frente à Secretaria Estadual de Educação.
    Secretaria da Educação diz que greve é "decisão política"


    Segundo a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), cerca de 10 mil professores participam da manifestação, que teve início às 15h. A Polícia Militar, porém, estima em aproximadamente 5.000 o número de manifestantes, segundo o capitão Félix, responsável pelo monitoramento do protesto.

    André Monteiro/Folha Online
    Professor aposentado, José Domingos Rizzo, 57, pendura holerites em guarda-chuva e forma o que chamou de "árvore da miséria"




    Professor aposentado, José Domingos Rizzo, 57, pendura holerites em guarda-chuva e forma o que chamou de "árvore da miséria"

    De acordo com os organizadores, a manifestação foi motivada pela proposta, feita pelo governo, de incorporar as gratificações ao salário dos professores. Pelos cálculos do sindicato, com o projeto atual, o reajuste salarial da categoria ficaria em 0,27% para professores até a 4ª série do ensino fundamental, e 0,59% para os professores da 5ª série do ensino fundamental ao ensino médio.
    Entretanto, as entidades representativas reivindicam um reajuste salarial de 34,3% para todos os professores. Além da Apeoesp, participaram da manifestação o Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), Apase (Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista), Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo) e Apampesp (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo).
    Com a greve, os professores esperam que a gestão José Serra (PSDB) sinta-se pressionada e inicie um processo de negociação para o reajuste dos salários.
    A paralisação deve permanecer até a próxima sexta-feira (12), quando ocorre uma nova assembleia para avaliação e definição dos rumos a serem tomados. O local escolhido para o encontro foi o vão do Masp, na avenida Paulista --os organizadores esperam sair de lá em passeata.
    Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, a Secretaria Estadual da Educação classificou a aprovação da greve como "uma decisão política".
    Sobre o reajuste salarial de 34,3%, a secretaria afirma que o Estado já investe 30% do orçamento em educação, e que não há condição econômica para sustentar um "aumento dessa dimensão, o que desorganizaria todos os programas que permitem o funcionamento das mais de 5.000 escolas estaduais".



    Danilo Verpa/Folha Imagem
    Professores da rede estadual de ensino de SP realizam protesto por melhores salários; categoria anunciou greve
    Professores da rede estadual de ensino de SP votam pela realização
     de greve; protesto ocorreu no centro de SP

    PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SP ANUNCIAM GREVE


    Sábado, 6 de março de 2010 - 16h59   
       

    Professores da rede estadual de SP 

    anunciam greve

    Da Redação, com Band News FM

    cidades@eband.com.br




    Os professores da rede estadual de ensino de
    São Paulo devem entrar  em greve por uma semana 
    a partir desta segunda-feira.

    A decisão foi tomada durante uma assembléia 
    realizada nesta sexta-feira em frente a Secretaria 
    Estadual de Educação, no centro de São Paulo.

    O motivo da paralisação é a proposta do governo 
    de incorporar gratificações aos salários da categoria.

    De acordo com o Sindicato dos Professores do 
    Ensino Oficial do Estado de São Paulo, a alteração
    limitaria o reajuste salarial a 0,27% para educadores 
    que atuam até a 4ª série do ensino fundamental.

    O aumento reivindicado pela categoria é de 34,3% 
    para todos os professores.

    Na próxima sexta-feira será realizada outra 
    assembléia da categoria.
    ___________________

    sábado, março 06, 2010

    PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE 2001-2010)

     05/03/2010 - Nova Escola

    Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010


    As metas do atual Plano Nacional de Educação estão longe de ser cumpridas. Confira os resultados e o que esperar da nova versão, que nasce neste mês



    Anderson Moço 


    Um dos eventos mais importantes de 2010 para o futuro da Educação brasileira será realizado em Brasília de 28 de março a 1º de abril. Trata-se da Conferência Nacional de Educação (Conae), um espaço de discussão sobre os rumos que o país deve tomar em todos os níveis de ensino. Dessa conferência sairão as diretrizes que darão origem ao Plano Nacional de Educação (PNE) de 2011, documento que organiza prioridades e propõe metas a serem alcançadas nos dez anos seguintes. "O PNE traça os objetivos, mas sua implementação é responsabilidade dos diferentes níveis de governo, que precisam criar planos de ação", diz Francisco das Chagas Fernandes, secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) e coordenador geral da comissão organizadora da Conae. 

    Aí mora o problema: para a versão atual do PNE – que está em vigor desde 2001 e tem encerramento previsto para este ano –, a esmagadora maioria dos municípios e estados não aprovou uma legislação que garantisse recursos para chegar lá nem punição para quem descumprisse as ações previstas por ele. 

    A União também não ajudou, pois o artigo que recomendava o investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação foi vetado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso. “Sem verba definida, não dá para cobrar ações dos governos municipais e estaduais”, argumenta Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidente-executivo do movimento Todos pela Educação. 

    Para a nova versão do plano, as entidades ligadas à Educação defendem que haja a determinação clara da origem dos recursos e da área em que devem ser investidos. Se isso ocorrer, o Plano pode colaborar para a luta por uma Educação pública de qualidade. Caso contrário, vira letra morta já em seu nascedouro, como ocorreu em 2001. Na maioria das 295 metas propostas, agrupadas em cinco prioridades, tivemos resultados abaixo do esperado. “Algumas não são quantificáveis, o que dificulta a fiscalização. No novo plano, queremos ter menos objetivos, e todos numéricos e realizáveis”, diz Fernandes. A seguir, você confere um balanço dos principais indicativos do PNE 2001, com um retrato dos avanços e de onde a situação segue complicada. 



    Incluir crianças, jovens e adultos 


    Enquanto a previsão para 2010 é de 100% de matrículas no Ensino Fundamental de 9 anos, o atendimento em EJA ficou distante do esperado. 


    Tão perto, tão longe 

    O acesso à Educação Infantil difere de acordo com o nível de atendimento. Desafio maior é a ampliação de vagas para crianças de até 3 anos. 


    Meta: Universalizar o Ensino Fundamental 

    Em 2008, 2,4% dos brasileiros de 7 a 14 anos ainda estavam fora da escola, uma queda de 1,1% em relação aos dados de 2001. Apesar do avanço e do percentual baixo, os números absolutos ainda assustam: são 680 mil crianças sem estudar – 450 mil delas negras e pardas, a maioria vivendo nas regiões Norte e Nordeste. “Garantir a permanência segue sendo um desafio. É preciso oferecer condições como transporte, alimentação e apoio às famílias”, defende Ramos. 


    Meta: Implantar o Ensino Fundamental de 9 anos 

    Aqui, sim, é possível comemorar. Em 2009, 59% das matrículas já foram feitas no novo sistema de seriação (veja o gráfico abaixo). A expectativa é que em 2010 o índice tenha chegado à casa dos 100%. Os especialistas consideram a mudança um marco: com a garantia do ingresso na escola aos 6 anos, as chances de que as crianças cheguem aos 7 ou 8 anos sabendo ler e escrever são maiores do que antes. O grande desafio, mais uma vez, é garantir a qualidade do ensino. 


    Meta: Assegurar a EJA para 50% da população que não cursou o ensino regular 

    Entre 2001 e 2007, 10,9 milhões de pessoas fizeram parte de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) (veja o gráfico acima). Parece muito, mas representa apenas um terço dos mais de 29 milhões de pessoas que não chegaram à 4ª série e seriam o público-alvo dessa faixa de ensino. A inclusão da EJA no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) representou uma fonte de recursos para ampliar a oferta, mas não atacou a evasão, hoje em alarmantes 43%. 


    Meta: Reduzir em 50% a repetência e o abandono 

    Com prazo de execução até 2006, a meta tinha uma dupla ambição: melhorar o fluxo escolar (reduzindo a chamada distorção idade-série) e garantir a aprendizagem (evitando a progressão automática de alunos que não atingiram as expectativas para cada etapa). No que diz respeito ao abandono, os resultados são bons: entre 2001 e 2007, os índices no Ensino Fundamental caíram de 9,6 para 4,8% (exatos 50%). Mas a reprovacão, por sua vez, aumentou de 11 para 12,1% no mesmo período, mantendo-se num patamar muito elevado em relação aos vizinhos de América Latina e Caribe, que ostentam índices em torno de 4%. A porcentagem de estudantes do Ensino Fundamental com idade acima da recomendada para a série que cursam caiu 35%, mas segue alta: 25,7% (um em cada quatro alunos), segundo dados de 2007. 


    Meta: Erradicar o analfabetismo até 2010 

    O programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, atendeu quase 10 milhões de pessoas nesta década (segundo o PNE, o total deveria ter sido atingido em 2006). Mas, entre 2001 e 2008, a taxa de analfabetismo caiu apenas de 13% (16 milhões de pessoas) para 10% (14,5 milhões). Isso se explica, entre outros fatores, porque o programa atingiu mais analfabetos funcionais (com noções rudimentares de leitura e escrita) do que absolutos – que, de acordo com dados de 2005, representavam só 27% dos inscritos. 


    Meta: Atender 50% das crianças de até 3 anos e 80% das de 4 e 5 anos 

    A oferta de vagas na Educação Infantil apresenta duas situações distintas. Enquanto na pré-escola faltam apenas 2,4 pontos percentuais para atingir a meta proposta, na creche somente 17,1% das crianças são atendidas (veja o gráfico abaixo), 33 pontos percentuais abaixo do esperado. “Os estudos têm comprovado como esse atendimento é importante. Afinal, a primeira infância é fundamental para o sucesso escolar e a formação do indivíduo. O grande problema é que uma criança na creche custa mais do que o dobro do que um aluno no Ensino Fundamental, dificultando a abertura de novas vagas”, ressalta Ramos. 


    Meta: Implantar o piso salarial e planos de carreira 

    O PNE falava em cumprir a meta já em 2001, mas a concretização veio bem depois. O piso se tornou uma realidade apenas em 2009. O valor, que neste ano chega a 1.024 reais para 40 horas trabalhadas, ainda é baixo, mas sinaliza um primeiro passo para aumentar a atratividade da carreira. A mesma lei que criou o piso estipulou que os planos de carreira deveriam ser criados até o fim de 2009. A maioria dos estados já cumpriu a etapa, mas a implementação efetiva ainda depende de aprovação nas assembleias legislativas e câmaras municipais. 


    Meta: Aprimorar sistemas de informação e avaliação 

    Com exceção da Educação Infantil, todos os outros níveis de ensino são avaliados pelo MEC (há também aferições em diversos estados e municípios). Destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que fornece um retrato da Educação no Brasil. 

    _________________

    Arquivo do blog

    AGRADEÇO POR SUA VISITA!