SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, março 11, 2011

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SP EM REUNIÃO DE TRABALHO COM PROFISSIONAIS DA REDE




Nesta sexta-feira (11), o Secretário de Estado da Educação de São Paulo, Herman Voorwald, participou de um encontro com profissionais da rede para debater a proposta de reorganização dos ensinos fundamental e médio.
O evento foi realizado na Unip (Universidade Paulista), campus Ribeirão Preto (Anfiteatro - Bloco C - Rua Magda Perona Frossardi, 571 - Jardim Nova Aliança).
______________________
Foto de  Flávio Fogueral/
Jornal FMB

O encontro
O encontro de educadores e funcionários com o secretário da Educação do Estado de São Paulo reuniu as Diretorias de Ensino de Araraquara, Franca, Jaboticabal, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, São Joaquim da Barra e Sertãozinho (POLO 2).
A Recepção:
Às 08h30 iniciou-se a programação com um coffe break.
Representando a EE Maurício Montecchi, Silvana Machado e eu, Silvana Moreli, fomos recepcionadas por um simpático "Charles Chaplin".

Silvana (EE Maurício Montecchi), Lena (EE Maria Falconi de Felício), "Charles Chaplin", Valéria (EE Maria Falconi de Felício), Karina (EE Domingos Paro), Silvana (EE Maurício Montecchi (representando as escolas de Pitangueiras-SP.)



A mensagem

"Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim." (Charles Chaplin)

A apresentação dos meninos flautistas foi um show a parte. O coffee break não poderia ser melhor abrilhantado.

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. Mas no fundo isso não tem  muita importância. O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre. Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado." (William Shakesperare)
A abertura:
Às 09h00, a Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino - Região de Ribeirão Preto, Profª Gertrudes Aparecida Ferreira, oficializou o início da reunião. Na sequência, passou a palavra para o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, senhor Herman Jacobus Cornelis Voorwald. 
A Profª Eliene Bittencourt Soares, Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Pirassununga, fez a apresentação das Diretorias de Ensino que compõem o Polo 2.
Expondo as reivindicações:
- Representante dos Professores: José dos Reis Santos (D.E. Sertãozinho)
- Representante dos Professores Coordenadores: Ewerton Gomes Pereira (D.E. Franca)
- Representante dos Funcionários das Unidades Escolares: Elaine Cristina Galdino da Fonseca (D.E. Araraquara)
- Representante dos Funcionários das Diretorias de Ensino: Márcia Regina Zanini Minutt (D.E. Ribeirão Preto)
Com o término das exposições, o Profº João Cardoso Palma Filho fez uso da palavra e comentou as principais reivindicações dos profissionais de cada área. 
Às 12h30, após as considerações finais feitas pelo Secretário da Educação, senhor Herman Voorwald, encerrou-se a reunião.
Para o período da tarde, com início dos trabalhos às 14h00, a programação manteve-se basicamente a mesma, alterando-se apenas os representantes de cada área para a exposição de suas reivindicações, conforme a seguir:
- Representante dos Supervisores de Ensino: Luiz Fernando Tofanelli (D.E. Jaboticabal)
- Representante dos Diretores de Escola: Cláudia Lucia Rocutan (D.E. São Joaquim da Barra)
- Representante dos Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas: Roberta Machado (D.E. São Carlos).
Às 17h30, após as considerações finais, a reunião foi encerrada com um coffee break.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)
Temas discutidos
Dentre as reivindicações efetuadas por todas as áreas da Educação, três formam a base comum: salário, condições de trabalho, plano de carreira. Porém, um outro tema também foi amplamente discutido: a progressão continuada. Segundo o secretário da Educação, Herman Voorwald, a extinção da progressão continuada está totalmente descartada. "Essa é a grande questão-chave, que a própria rede coloca, não no sentido de eliminá-la, mas de rediscuti-la sob a ótica de torná-la eficiente e viabilizar que os estudantes saiam efetivamente alfabetizados e com o conteúdo aprendido durante a sua formação", disse.
Propostas de mudanças do atual ciclo de avaliação do ensino fundamental, uma nova política salarial e o Ensino Médio Integrado (aumentaria de três para quatro anos, dando ao estudante a possibilidade de optar por um curso técnico profissionalizante simultâneo), também foram temas discutidos durante a sexta reunião.
com professores e profissionais da rede de ensino do Estado, debatendo as propostas de reorganização da educação. Ao todo, eles farão o encontro nos 15 pólos do Estado, dialogando com a categoria, formada por cerca de 5,3 mil escolas.
Voorwald informou que a secretaria preparou um documento, intitulado "Por Uma Educação de Qualidade", passado às escolas, que respondem sobre a progressão continuada. A meta não é encerrar o que está acontecendo, mas construir a nova proposta. A secretaria propõe a mudança dos atuais dois ciclos de avaliação, que é de 5 e 4 anos (na prática, no quinto e no nono ano), para um de três, ou seja, 3, 2 e 4 anos. "Nossa proposta é consolidada na garantia da recuperação logo", avisa o secretário.
Porém, nas reuniões de trabalho dos polos, surgiu outra alternativa: um quarto ciclo de avaliação (3, 2, 2 e 2). "Qualquer que seja o número de ciclos, o mais importante é que o estudante aprenda", disse Voorwald, citando que nenhum polo falou em extinção, mas em melhoria da progressão continuada. A definição só valerá a partir de 2012.(http://www.cgn.inf.br/?system=news&action=read&id=126026).

O que ficou, a meu ver, depois desse encontro com o Secretário da Educação, Herman Voorwald e o Secretário Adjunto, Profº João Cardoso Palma Filho, é a esperança renovada (mais uma vez) de que é possível melhorar. É opinião da maioria dos participantes da reunião que, só o fato de dar voz aos profissionais da área da Educação já é o primeiro passo para as primeiras (e talvez, grandes) transformações. Tanto o Secretário da Educação, senhor Herman Voorwald, quanto o Secretário Adjunto, Profº Palma, foram categóricos em afirmar que a valorização docente, a revisão das perdas salariais, os aumentos salariais previstos por lei, o plano de carreira, entre outros benefícios reivindicados pelos docentes e pelos demais funcionários, alguns já foram encaminhados.
A nós resta apenas acreditar, esperar, confiar e torcer para que essa história tenha um final feliz para todos.

EPTV Ribeirão Preto: (Acesse o vídeo):

EPTV Ribeirão Preto - Cobertura do Evento:



2 comentários:

drikinha maumau disse...

Olá aqui em SP no polo 02 das DEs da zona Leste ele ouviu os Diretores , os Supervisores e os Professores, quando chegou a vez de nós Funcionários ele foi embora e deixou o adjunto, achei um descaso total !!!!!

drikinha maumau disse...

obrigada por ler meu comentário

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!