SEJA BEM-VINDO!!!

domingo, maio 26, 2013

A WEB 2.0 E A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Imagem: http://tantomar2013.blogspot.com.br/2013/04/blog-post.html
O Mestre acordou, abriu os olhos e estranhou o lugar em que estava, lembrava-se de estar saindo de sua sala de aula, de ter escorregado, uma dor na cabeça e mais nada…
Passou a mão pela cabeça e sentiu seu cabelo comprido, olhou suas mãos e as viu enrugadas, coçou o rosto e sentiu uma longa barba…
Procurou o espelho e teve um susto, ao invés de um jovem com trinta e poucos anos, que há pouco tempo havia obtido seu título de Doutor em Educação, viu um velho enrugado … assustou-se e gritou…
Uma enfermeira apareceu, gritou a todos que o Mestre havia acordado…
Disseram-lhe que ele tinha dormido por 60 anos, que não era mais 1947 e sim 2007…
Ele começou a pensar nos milhões de perguntas a fazer, sua mente treinada em metodologia da pesquisa tentou classificá-las por ordem de importância, mas eram muitas… Somente uma pergunta apareceu-lhe adequada: O que aconteceu com o mundo e com o Brasil nesses anos todos?
Várias vozes começaram a repetir frases e termos que ele não entendia, ele então, como bom professor, perguntou: tem alguma biblioteca onde eu possa pesquisar nos periódicos o que aconteceu?
Todos se entreolharam, os que entenderam o que ele quis dizer sorriram…
Alguém resolve que ele precisa se distrair um pouco e lhe dão o controle remoto da televisão, ele olha espantado aquela caixinha cheia de botões, não sabe o que fazer, alguém tomou a caixinha e ligou a TV…
Ele deu um salto para trás, ao ver aquela caixa se acender e alguém aparecer de dentro dela, mostrando cenas que, segundo a narração se passavam do no outro lado do mundo…
Sua mente treinada a aprender pensou..Calma, é apenas um cinema portátil e perguntou: Quando ocorreu isso? Lhe responderam que estava acontecendo nesse momento, ele sentiu um calafrio percorrer a sua espinha, se não fosse uma pessoa esclarecida teria deixado palavra que lhe veio a mente escapar: Mágica…
Perguntou novamente da biblioteca e falaram para ele procurar na internet…
INTERNET? Ele perguntou…
Sim responderam, a rede de computadores mundial…
Ele arregalou os olhos… Computadores?
Explicaram e ele ficou meio ressabiado, pediu para ler um Jornal, mostraram-lhe os Blogs… Ele se assustou ao saber que cada um podia escrever o seu jornal, e mais, ele mesmo poderia comentar as notícias que lia, e mais incrível ainda, poderia discordar do jornalista e ali mesmo colocar a sua opinião…
Ele pediu então uma Enciclopédia atualizada… Mostraram-lhe a Wikipédia, dizendo-lhe que clicasse nos Links, ele se maravilhou e perguntou, mas quem é que alimenta tudo isso, responderam qualquer um, atualmente são mais de 290.000 colaboradores…
Ele se assustou e perguntou, Mas quem controla tudo isso? Quem comanda o trabalho? Quem diz o que escrever?
A reposta foi: ninguém e todo mundo…
Ele pulou, o mundo estava louco ou ele estava, saiu correndo, saiu do hospitale chegou a rua…quase foi atropelado por centenas de carros, mais do que ele já havia visto em toda sua vida, todos ao mesmo tempo na rua, acelerando, freando, buzinando…
Ele correu, feito um desesperado, ainda com a roupa do hospital, um roupão aberto nas costas…
Então ele enxergou um prédio familiar, sujo é claro, pichado sim, mas reconheceu uma Escola, uma Escola publica…
Dirigiu-se para lá, entrou, esgueirando-se e foi para o último lugar seguro de que se lembrava, a sala de aula…
Sentiu um certo conforto, a mesma lousa, o mesmo tipo de cadeiras, pelo desgaste deviam ser exatamente as mesmas de seu tempo …
Encolheu-se em um canto e ficou ali, tentando colocar suas idéias em ordem…
De repente entram os alunos, numa algazarra tremenda, ele enrubesceu…
Entra então o Professor, que tem um certo trabalho para controlar a classe e começa sua aula, o velho Mestre parece ser o único a prestar atenção…
Ele percebe que apesar da falta de atenção dos alunos, apesar da falta de disciplina,a aula era exatamente igual aquela que ele ministrava….
Respira fundo aliviado e pensa: Graças a Deus alguma coisa não mudou, pelo menos a Educação do Brasil continua a mesma que a de 60 anos atrás…

______________
Autoria: "Esse texto é uma adaptação e modernização de um texto “O Velho Mestre” que me foi passado pela Professora Lourdes Marcelino Machado há mais de 30 anos...". (http://luizm.wordpress.com).
______________
Fonte: LuizM - Blog 

domingo, maio 12, 2013

ESTADO DE SP VAI MUDAR LEI DE CONCURSOS PARA PROFESSORES

Novos docentes vão assumir as aulas logo após o concurso e passarão por um curso de formação ao longo dos primeiros três anos

Paulo Saldaña         
 
Aula de ensino fundamental na Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Clorinda Dante
Marcos Santos/USP Imagens
As novas regras devem atenuar as dificuldades com falta de professores na rede estadual
São Paulo - O governo do Estado de São Paulo vai mudar a lei de concursos para a contratação de professores. Com isso, os novos docentes vão assumir as aulas logo após o concurso e passarão por um curso de formação ao longo dos primeiros três anos, período chamado de estágio probatório. Hoje, a formação ocorre antes de o docente assumir as classes e dura quatro meses. Quando as novas regras passarem a valer, o Estado abrirá concurso para 20 mil novos professores.
O novo texto foi encaminhado pela Secretaria de Educação ao Palácio dos Bandeirantes e deve chegar à Assembleia Legislativa nos próximos dias. "É uma valorização do estágio probatório, em que o professor faz o concurso, entra em serviço e será formado e avaliado em três anos", explicou ao Estado o secretário de Educação, Herman Voorwald.
Segundo o secretário, o professor que não alcançar desempenho adequado poderá não ser efetivado após os três anos. "Teremos uma diretriz clara sobre o que significa o estágio probatório e o que precisa ser avaliado", completa. "Vamos deslocar o curso para dentro do estágio."
A formação continuada em três anos será promovida pela Escola de Formação de Professores, criada em 2009 pelo governo. Voorwald garante que a instituição terá capacidade de suportar o treinamento ao longo dos três anos. Ele cita como exemplo dessa capacidade a criação dos cursos do Melhor Gestão, Melhor Ensino, programa que pretende capacitar 65 mil educadores que atuam nos anos finais do segundo ciclo, do 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental.
Essa é a fase que registra os piores resultados em termos de qualidade. No último Idesp, índice que mede a qualidade na rede estadual, os anos finais tiveram queda, passando de 2,57 em 2011 para 2,50 em 2012 - a nota vai de 0 a 10.

Posse
As novas regras devem atenuar as dificuldades com falta de professores na rede estadual. O texto é positivo, na avaliação da professora Maria Izabel Noronha, a Bebel, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). "Isso assegura que os professores que prestaram o concurso possam ter mais certeza de que vão tomar posse, como também se tem certeza de que vão ficar na formação", diz Bebel, ressaltando a importância de ampliar convênios com universidades para que essa educação continuada seja melhorada.
O professor de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Ocimar Alavarse aprova que a formação ampliada seja feita em três anos. "Antes, em quatro meses, a formação era muito colocada no material da secretaria. E, em qualquer profissão, é a vivência que vai qualificando os profissionais. Essa observação de três anos ajuda na definição da estabilidade ", diz ele. "Mas é preciso ver os critérios da formação e da avaliação do estágio."
Alavarse lembra que a formação em serviço tem efeitos limitados, uma vez que ela não consegue contornar os problemas de formação inicial. Segundo o professor, o grande gargalo de São Paulo na educação é a pequena realização de concursos.
A Secretaria de Educação garante que, assim que o projeto de lei for aprovado na Assembleia, o edital para os 20 mil novos cargos será aberto. A previsão é de que isso ocorra no início de 2014. A esse novo concurso somam-se outras 34 mil vagas abertas em concurso desde 2011.
De acordo com Voorwald, o concurso completa a meta de 54 mil vagas concursadas traçada para este mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Sobre a falta de professores, Voorwald afirma que a secretaria tem de manter atenção em duas frentes: melhorar a carreira do professor e resolver problemas de afastamentos.
A pasta está alterando a estrutura de perícias médicas, para compreender melhor os motivos de afastamento e promover uma política de prevenção. Nos próximos dias, a secretaria publicará três decretos que alteram regras de evolução funcional. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
_______________
Fonte: Revista Exame

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!