SEJA BEM-VINDO!!!

sábado, abril 23, 2016

LEANDRO KARNAL FALA SOBRE EDUCAÇÃO


"Uma sala de aula é formada essencialmente de duas questões: professor e aluno. (...)
Eu tenho dito em palestras e volto a insistir, aproveitando aqui esse espaço público, que se você, professor, como eu que ainda sou professor de escola pública, porque a Unicamp é pública, se você quer se vingar dessa corja que nos governa, desse bando de canalhas, a maior vingança é dar aula e dar aula bem e formar nessas pessoas pensamento crítico para que nunca mais votem nesse tipo de pessoa. A maior vingança de um professor é ser um excelente profissional. Aí ele está destruindo aquilo que destrói a Educação. A Educação é o futuro, a Educação é o caminho, é preciso insistir nisso obsessivamente. O que falta no Brasil, inclusive nos deputados que votaram domingo (17/04/2016 - Processo de Impeachment), é a noção mínima de Educação, uma noção mínima de sentido de público, e isto vem da escola, isto precisa ser reforçado.
Para piorar há Estados que, em função da crise, como o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, o salário baixo já não está sendo pago, estão pedindo compreensão aos professores (...)
Eu acho que a qualidade é uma exceção no Brasil em hospitais, escolas, em todos os lugares. Há um esforço para entrar nessas escolas, mas eu também devo enfatizar que um aluno que realmente queira, independente das condições, pode fazer muito mais do que tem sido feito até agora. É uma questão de vontade, quer dizer, você estuda para você, pra formação, pra formar cidadania, um bom profissional, isto é essencial, é uma busca sua, é uma busca que você tem que ir atrás, independente da qualidade, inclusive, do professor e da escola e lutar para estar numa boa escola que pode fazer muita diferença, uma escola inclusiva, com professores sensíveis e entusiasmados.
Por todo Brasil onde eu ando há muitos bons professores e muitos bons diretores e isso é uma das coisas que mais me anima e me faz ser otimista, ainda que eu seja um otimista melancólico, eu sou um otimista."

 _____________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!