SEJA BEM-VINDO!!!

domingo, maio 22, 2016

ADEUS... DONA DEISE FORESTI GOMES RIBEIRO


Silvana Moreli

Há notícias que nos chegam como um soco no estômago. Não que eu já tenha levado algum na vida, mas imagino a sensação desagradável, incômoda, dolorosa... Normalmente, notícias ruins nos chegam assim, de uma hora para outra, e desestruturam o nosso equilíbrio emocional. Por algum tempo procuramos processar a informação tentando mostrar para nós mesmos que somos mais fortes do que qualquer episódio que queira nos tirar o chão, o ar, a força, a fé...

Aprendemos que nessa vida conseguimos lidar com (quase) tudo: com as dificuldades diversas do cotidiano, com as divergências de opiniões, sejam em âmbito pessoal ou profissional, com as mudanças repentinas e o medo que estas provocam, com as turbulências econômicas, sociais... a falta de educação, de saúde, de solidariedade.., com os desastres ambientais, a fúria da natureza, as guerras...
No entanto, há algo que eu ainda não sei muito bem como lidar, que me desestrutura, que me dá medo, que me angustia... a morte!
Há pessoas que passam, frequentam a nossa vida de forma tão contundente que, mesmo que estejamos distantes por algum tempo, nem por isso a marca da presença dessa pessoa se desfaz ou se torna menor. Importa o que representa, o sentimento que as une. A distância torna-se apenas um viés perfeitamente anulável, sem importância.
Há pessoas tão exageradamente dotadas de luz que, por um simples gesto, talvez para muitos até insignificante, são capazes de tornar a vida de outra pessoa menos triste... Uma xícara de chá com torradas pode transformar um momento difícil de alguém em algo mais ameno... talvez por algum tempo essa pessoa consiga fazer a outra entender que uma xícara de chá com torradas não mudará o mundo, mas que “a vida continua independente de nós...”. 
Há pessoas que se fazem tão presentes (pelo fato de estar presente e de ser presente) que as palavras, muitas vezes não importam muito. O que as palavras não dão conta de dizer o olhar diz: “Conte comigo”! 
Tive oportunidade de inúmeras vezes agradecer por todo esse carinho, pelas simples ações que, em momentos tão difíceis da minha vida, foram essenciais. Tive a oportunidade de abraçá-la e dizer o quanto havia sido importante para mim. 
O tempo passa, a vida muda seu curso e, muitas vezes, mesmo querendo muito, o contato com as pessoas acaba sendo escasso, bem menos do que de fato gostaríamos. 
E hoje Deus levou para o céu alguém muito especial. Uma pessoa de rara beleza, de inquestionável elegância e altivez, de sorriso fácil, de simpática presença, de gestos leves, de presença discreta, mas ao mesmo tempo tão marcante, de palavras articuladas e inteligentes, de acalanto, de amizade, de vida...
Hoje parte alguém que deixará uma saudade enorme, uma dor atroz, um vazio angustiante... No entanto, Deus, em sua infinita bondade, acalentará o coração de todos, família, parentes e amigos e, com o tempo, sua lembrança será algo doce como o cheiro das flores dos coqueiros nos finais de tarde. 
Dos mistérios dessa vida muito pouco sabemos, e é por isso que eu quero acreditar que em algum dia, em algum lugar, nos encontraremos novamente para um chá com torradas, não para marcar um momento triste, mas para comemorar esse (re)encontro! Vá em paz, dona Deise! Para sempre em meu coração!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!