SEJA BEM-VINDO!!!

domingo, maio 29, 2016

DOMINGO... FRIO, CHUVA, FEIJOADA, CAIPIRINHA... FAMÍLIA!!!!

Hoje o domingo foi bastante corrido mas, muito bom! Reunião da família para o almoço. E não é que o tempo ajudou!!!! Frio, chuva, feijoada, caipirinha.. Huuummm!!! Há momentos que não têm preço!!!! 
Eu... pronta para enfrentar a cozinha!!!


Eu e a filha, Lays... Domingo mais que especial!!! 

Aércio e Joaninha... é muito amor envolvido!!! 

... e depois de umas caipirinhas... de umas cervejinhas... tudo vira piada!!! 

... é assim... é como eu disse: tudo vira piada!! rsrsrs

... a minha mãe, dona Lurdes, meu padrasto, Giba... a filha mais linda, Lays Moreli Dos Santos!!!

... e a feijoada ficou muuuito boa!!!

EU E O GÓI, DE VOLTA PARA A INFÂNCIA...


Aí, de repente, vejo que há uma mensagem para mim no Messenger do Facebook, é da Cassia Martins Varrique! Uma querida de longa data (melhor nem mencionar... rsrsrs). Recebo uma foto de duas crianças loiras (lindas!!!). Espera!!! Sou eu e o irmão dela, para mim, meu amiguinho de sempre, o Gói, éramos inseparáveis!!! Passou um filme na minha cabeça!!! Viagem de volta para a infância!!! Fiquei emocionada!!! Quanta saudade dessa época boa... Que saudade de você, Cassia, do Gói... saudade da minha avó, Leonor... saudade de vivenciar e dar valor às coisas simples da vida... e isso as crianças sabem fazer com perfeição!!! Obrigada, Cassia, pelo presente!!!! 

quinta-feira, maio 26, 2016

... É O TEMPO DA TRAVESSIA...


"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa)

quarta-feira, maio 25, 2016

FERNANDA GENTIL E UM TEXTO COMOVENTE SOBRE QUESTÕES DE VIDA E MORTE

Fernanda Gentil/Instagram
A apresentadora Fernanda Gentil comoveu a internet com um texto sensível e reflexivo que questiona a fragilidade da vida. O motivo da declaração foi a morte do jornalista Pedro Ivo Salles, editor de esportes da Rede Globo e colega de profissão de Fernanda.
Com apenas 33 anos de idade, o editor morreu nesta terça-feira (24), vítima de um acidente de moto no Rio de Janeiro. A tragédia chocou os fãs e amigos do jornalista e Fernanda Gentil decidiu homenageá-lo com um texto em seu perfil no Facebook.
Confira o texto na íntegra:
"Amigos, vamos parar!!!! Vamos parar porque hoje perdemos nosso Pedro Ivo! Novo, querido, recém-casado, pai em poucos meses... vamos parar, por favor, porque amanhã pode ser o Pedro Ivo de vocês. Vamos parar de nos estressar por arranharmos nosso carro, de brigar com o vizinho por música alta, de ficar com raiva por esquecermos algo em casa.
De um minuto pro outro, Pedro Ivo se foi. Vamos parar de discutir relacionamentos por besteira, de julgar os outros pela cor da pele, classe social, peso corporal ou gosto sexual. Vamos parar de sofrer por vaidade. De acreditar que crachá conta, que salário define, que cargo manda. Vamos parar de acreditar que a vida acontece da catraca do trabalho pra dentro. A vida é lá fora - é onde tudo acontece, é onde a gente luta por ela de verdade..... e onde a perdemos também.
É pra lá da catraca que estão nossos filhos, pais, irmãos e sobrinhos, e eles muitas vezes não podem nos esperar. Vamos parar de nos agredir e machucar. Parar de matar. Vamos parar, gente!!!! Parar de gastar tanta energia com a perda de um emprego, uma nota baixa ou um amor não correspondido. O tempo tem que ser gasto com o que requer tempo... porque o tempo não volta.
O Pedrinho não volta. Paremos, simplesmente, de PER-DER-TEM-PO com "falsos golpes" da vida. Pancada mesmo é o que não dá pra consertar. O Pedro foi uma pancada da vida, e virou uma lição também - pra gente aprender, de uma vez por todas, que quem a gente vê todo dia, não vai estar aqui todos os dias. Vamos valorizar. Pedro estava ontem, e hoje não estava mais. Um dos corações mais puros daquela redação foi embora sem nem avisar, mas eles normalmente não avisam mesmo; a gente é que tem que estar sempre avisando a eles, e só assim estaremos plenos e de consciência tranquila no dia em que eles forem embora sem dar tchau.

Distribuam, sempre, pequenos avisos: "Te amo". "Parabéns". "Saudade." "Bom dia." "Volta logo". "Belo texto." "Gosto muito de você." "Obrigada." "Boa noite." "Dorme bem". Meu aviso de hoje vai pra ele, claro: "Descanse em paz". 
_______

segunda-feira, maio 23, 2016

16ª FEIRA DO LIVRO É LANÇADA EM RIBEIRÃO PRETO; VEJA PROGRAMAÇÃO

Momentos da cerimônia de lançamento da programação da 16ª Feira do Livro
Augusto Cury, Ignácio de Loyola Brandão, Gilberto Dimenstein, Fabrício Carpinejar e Jayme Monjardim são alguns dos destaques da 16ª Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP), lançada nesta segunda-feira (17), no Theatro Pedro II. O evento será entre os dias 12 e 19 de junho.
Na edição deste ano, a Feira do Livro fará uma homenagem à Colômbia, às escritoras Lygia Fagundes Telles, Maria Clara Machado e Rita Mourão, e ao filósofo Mario Sérgio Cortella. Durante todo o evento haverá discussões e análises sobre o papel do escritor e do leitor.
O tema da feira este ano abrange o mundo da literatura em seus diversos gêneros e conto, romance, crônica e poesia terão destaque nos oito dias de evento, segundo a presidente da Fundação Feira do Livro, Adriana Silva.
“A Feira esse ano tem um tema muito relacionado ao livro, e por isso deu a possibilidade de brincar com os gêneros literários. Então, nós vamos ter nessa edição muitos romancistas, cronistas, poetas, e quase todos eles premiados em edições de prêmio nacionais", diz.
O evento terá palestras, oficinas, debates e sessões com temas específicos e uma sessão fixa, com a presença de escritores premiados. "Nós vamos ter a Sessão Jabuti, todo dia com um premiado com o primeiro lugar, seja na crônica, no conto ou na poesia”, conta Adriana.
A Sessão Jabuti contará com a presença dos escritores: Alice Ruiz, Carlito Azevedo, Carol Rodrigues, Cristovão Tezza, Edney Silvestre, Fabrício Carpinejar, Ignácio de Loyola Brandão, Isaias Pessoti, Menalton Braff e Lucília Junqueira de Almeida Prado.
Além das discussões, o público da Feira do Livro terá shows gratuitos no palco do Theatro Pedro II. Entre as apresentações, estarão Jair Oliveira, Quinteto Bachiana, a solista Giovanna Maira e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
Palestras com escritores:
Bate-papo: “A era da curadoria: o que importa é saber o que importa!”
Participação de Gilberto Dimenstein e Mario Sergio Cortella
Theatro Pedro II -
12 de junho, às 10h30
'Sessão Jabuti': Carlito Azevedo
Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II
12 de junho, às 14h
'Sessão Jabuti': Ignácio de Loyola Brandão
Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II
13 de junho, às 14h
Bate-papo: "O Vendedor de Sonhos"
Participação de Augusto Cury, Dan Stulbach e Jayme Monjardim
Theatro Pedro II
13 de junho, às 20h30
'Sessão Jabuti': Fabrício Carpinejar
Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II
14 de junho, às 14h
'Sessão Jabuti': Alice Ruiz
Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II
15 de junho, às 14h
'Sessão Jabuti': Carol Rodrigues
Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II
16 de junho, às 14h
Bate-papo: Pedro Bandeira
Theatro Pedro II
17 de junho, às 8h30
'Sessão Jabuti': Edney Silvestre
Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II
17 de junho, às 14h
'Sessão Jabuti': Cristovão Tezza
Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II
18 de junho, às 14h
'Sessão Jabuti': Isaias Pessoti, Menalton Braff e Lucília Junqueira de Almeida Prado
Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II
19 de junho, às 14h
Shows e apresentações:
Abertura Feira do livro de Ribeirão Preto
Academia Livre de Música (ALMA)
Theatro Pedro II
11 de junho, às 19h
OSNÁUTICOS - A sirene das palavras
Theatro Pedro II
12 de junho, às 21h
Zé Roberto, Guedes e Odílio Sanfoneiro
Auditório Pedro Paulo, no Centro Cultural Palace Hotel
13 de junho, às 9h30
Graça Abreu
Auditório Pedro Paulo, no Centro Cultural Palace Hotel
14 de junho, às 14h30
Coral infantojuvenil da Escola Waldorf João Guimarães Rosa com regência de Suzana Samorano e percussão com Juju Samorano
Auditório Pedro Paulo, no Centro Cultural Palace Hotel
14 de junho, às 9h30
Coral Infantil da Orquestra Sinfônica Ribeirão Preto
Auditório Pedro Paulo, no Centro Cultural Palace Hotel
14 de junho, às 14h30
________________
Fonte: Do G1 Ribeirão e Franca (17/05/2016)

domingo, maio 22, 2016

ADEUS... DONA DEISE FORESTI GOMES RIBEIRO


Silvana Moreli

Há notícias que nos chegam como um soco no estômago. Não que eu já tenha levado algum na vida, mas imagino a sensação desagradável, incômoda, dolorosa... Normalmente, notícias ruins nos chegam assim, de uma hora para outra, e desestruturam o nosso equilíbrio emocional. Por algum tempo procuramos processar a informação tentando mostrar para nós mesmos que somos mais fortes do que qualquer episódio que queira nos tirar o chão, o ar, a força, a fé...

Aprendemos que nessa vida conseguimos lidar com (quase) tudo: com as dificuldades diversas do cotidiano, com as divergências de opiniões, sejam em âmbito pessoal ou profissional, com as mudanças repentinas e o medo que estas provocam, com as turbulências econômicas, sociais... a falta de educação, de saúde, de solidariedade.., com os desastres ambientais, a fúria da natureza, as guerras...
No entanto, há algo que eu ainda não sei muito bem como lidar, que me desestrutura, que me dá medo, que me angustia... a morte!
Há pessoas que passam, frequentam a nossa vida de forma tão contundente que, mesmo que estejamos distantes por algum tempo, nem por isso a marca da presença dessa pessoa se desfaz ou se torna menor. Importa o que representa, o sentimento que as une. A distância torna-se apenas um viés perfeitamente anulável, sem importância.
Há pessoas tão exageradamente dotadas de luz que, por um simples gesto, talvez para muitos até insignificante, são capazes de tornar a vida de outra pessoa menos triste... Uma xícara de chá com torradas pode transformar um momento difícil de alguém em algo mais ameno... talvez por algum tempo essa pessoa consiga fazer a outra entender que uma xícara de chá com torradas não mudará o mundo, mas que “a vida continua independente de nós...”. 
Há pessoas que se fazem tão presentes (pelo fato de estar presente e de ser presente) que as palavras, muitas vezes não importam muito. O que as palavras não dão conta de dizer o olhar diz: “Conte comigo”! 
Tive oportunidade de inúmeras vezes agradecer por todo esse carinho, pelas simples ações que, em momentos tão difíceis da minha vida, foram essenciais. Tive a oportunidade de abraçá-la e dizer o quanto havia sido importante para mim. 
O tempo passa, a vida muda seu curso e, muitas vezes, mesmo querendo muito, o contato com as pessoas acaba sendo escasso, bem menos do que de fato gostaríamos. 
E hoje Deus levou para o céu alguém muito especial. Uma pessoa de rara beleza, de inquestionável elegância e altivez, de sorriso fácil, de simpática presença, de gestos leves, de presença discreta, mas ao mesmo tempo tão marcante, de palavras articuladas e inteligentes, de acalanto, de amizade, de vida...
Hoje parte alguém que deixará uma saudade enorme, uma dor atroz, um vazio angustiante... No entanto, Deus, em sua infinita bondade, acalentará o coração de todos, família, parentes e amigos e, com o tempo, sua lembrança será algo doce como o cheiro das flores dos coqueiros nos finais de tarde. 
Dos mistérios dessa vida muito pouco sabemos, e é por isso que eu quero acreditar que em algum dia, em algum lugar, nos encontraremos novamente para um chá com torradas, não para marcar um momento triste, mas para comemorar esse (re)encontro! Vá em paz, dona Deise! Para sempre em meu coração!

sábado, maio 21, 2016

EE DO JARDIM SOUZA LIMA: VÍDEOS

Férias é assim...
A gente começa arrumando uma gaveta, duas... o guarda-roupa... os armários... Aí vai para o escritório e vê uma série de CDs e DVDs. Sim, na maioria há inscrições sobre o conteúdo, no entanto, algumas dessas inscriçoes não são suficientes e é preciso checar... saber do que se trata. Foi o que aconteceu com um CD cuja descrição aparecia da seguinte forma: "Vídeo Prodesc". Eis que me deparo com um lindo trabalho realizado na EE do Jardim Souza Lima, sob a orientação da professora Angela Cieto, com os alunos dos 9º Anos (Luiz Fernando, Thaynara e Lariely), sobre a África. (2014).


Além do vídeo acima, um outro também foi encontrado. Trata-se de um depoimento da professora Edilena Robles Manente sobre um trabalho realizado junto aos alunos dos 9º Anos abordando a produção de textos do gênero Artigo de Opinião, o qual lhe rendeu muitos elogios. (2013).


Saudade da Escola, alunos, professores, funcionários... A todos, um grande abraço!

20 E 21 DE MAIO: DATAS MUITO ESPECIAIS PARA A EDUCAÇÃO...


E ontem... 


Parabéns para nós, profissionais da Educação!!! 

sexta-feira, maio 20, 2016

DEZ DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AULA EFICIENTE

Preparar um plano de aula eficaz requer experiência e dedicação. Seguem 10 dicas que podem auxiliar os professores a elaborarem um plano de aula de acordo com os seus objetivos.
1. Por que isso é importante?
Quando você pretende ensinar alguma coisa essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Você deve estar pronto para responder a essa pergunta a qualquer momento, inclusive, durante a aula.
2. Qual o meu objetivo para os estudantes? O que eles devem ser capazes de fazer ao fim deste conteúdo?
Uma boa maneira de entender se um tema é ou não fundamental é planejá-lo criando objetivos para os seus estudantes, ou seja, o que você espera que eles sejam capazes de fazer ao fim daquela discussão. Compartilhe esses objetivos com os estudantes, isso é fundamental para que vocês estejam alinhados e para que eles conheçam as habilidades mais importantes.
3. Como o tema se encaixa no currículo geral?
Para criar uma aula significativa é fundamental que você conheça todas as maneiras de encaixar o conteúdo no currículo geral do estudante. Não se apegue apenas à sua matéria, vá além e identifique como o assunto tratado na sua sala de aula pode se relacionar com outras disciplinas, isso tende a incentivar os estudantes.
4. O que os estudantes já sabem sobre isso?
Procure entender como você pode ajudar os alunos a desenvolverem o conhecimento prévio sobre o assunto a ser tratado. Antes mesmo de começar a ensinar coisas novas, procure saber o que os seus alunos já sabem sobre aquilo e, a partir daí, comece a trabalhar para incrementar esse conhecimento.
5. Como eu posso despertar o interesse dos alunos?
O início de um capítulo ou unidade é o que vai garantir que os seus estudantes mantenham ou não o interesse naquilo que você está dizendo, portanto, você precisa chamar a atenção deles logo de cara. Uma boa maneira de fazer isso é procurar conexões entre o que está sendo estudado, a cultura geral e a vida do estudante. Outra opção é criar situações nas quais eles teriam de usar o que está sendo aprendido de forma prática.
6. Como eu posso apresentar esse material?
Pense em como aquele conteúdo pode ser melhor compreendido e não se mantenha preso a métodos tradicionais por medo de inovar. É fundamental que você pense nas maneiras como apresentará o conteúdo aos seus estudantes. Vá além do que o livro oferece, procure conteúdo agregado, como vídeos e apresentações, jogos e até mesmo seminários ou representações. Dessa maneira você poderá incentivar os estudantes em áreas além do que você está ensinando.
7. O que os estudantes farão durante as aulas?
Um bom plano de aulas deve prever diversas situações, inclusive o que os seus alunos farão durante as aulas. Os estudantes serão meros ouvintes ou participarão da aula de maneira ativa? Você proporá atividades práticas ou simplesmente apresentará o panorama do que está sendo tratado. Pensar no que acontecerá dentro de sala de aula é fundamental para criar atividades adequadas.
8. Como eu posso atender as necessidades de cada estudante?
Claro que toda a sala deve receber o mesmo conteúdo, mas você não pode deixar de lado as necessidades particulares de cada um dos seus estudantes. Essa problemática também deve aparecer no seu plano de aulas, ou seja, identifique quais são as principais dificuldades dos estudantes e pense em como resolvê-las. Uma boa dica é ficar atento ao tipo de aprendizado de cada um dos seus alunos.
9. Como eu posso ligar o conteúdo e a rotina dos estudantes?
Se você quer que sua aula seja significativa e relevante, faça com que o conteúdo abordado se aplique de maneira prática na vida dos estudantes. Descubra o que interessa a eles e trate de incluir suas descobertas no plano de aulas. Não se esqueça de que apenas você fazer essas conexões não é suficiente, ofereça a oportunidade de que seus estudantes também encontrem os pontos em comum.
10. Existe alguma tecnologia capaz de melhorar essa tarefa?
A vida dos estudantes basicamente gira em torno da tecnologia, com as redes sociais, pesquisas online e até mesmo grupos de estudo via Internet. Portanto, se você quer realmente chamar a atenção deles, o melhor é fazer isso no meio onde eles mais têm prática. Descubra ferramentas capazes de engajar os estudantes em experiências de aprendizado e dessa maneira eles estarão cada vez mais interessados em praticar o que você ensina.
Fonte: http://canaldoensino.com.br/

quinta-feira, maio 19, 2016

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, DE JOJO MOYES

Já há algum tempo tenho ouvido falar desse livro, tenho visto comentários/críticas na Internet, anúncios do filme de título homônimo que será lançado em breve; vi também que trata-se de um livro que está há bastante tempo no topo da lista de mais vendidos, então, fiquei curiosa e quis lê-lo para tirar as minhas próprias conclusões. 
A autora, Jojo Moyes, aborda nesse livro temas extremamente delicados, no entanto, faz isso com maestria, com muito tato e sensibilidade. A forma como ela escreve nos remete a uma atmosfera que parece real, verídica e, no decorrer da história, vivenciamos as dificuldades enfrentadas pelo personagem Will, tetraplégico, e por tantas e tantas pessoas que precisam  conviver com uma deficiência ou limitação. Muitos, assim como Will, perdem o gosto pela vida após um acidente que tolhe seus movimentos impedindo-o de fazer o que fazia antes e, por conta dessas limitações,  desistem de lutar.  A autora enfatiza por meio de diversas passagens do livro, a dificuldade que os deficientes encontram para se locomover em lugares públicos e como é triste a percepção da deficiência por meio do olhar de pessoas que, muitas vezes, não sabem como lidar com esse contato. Sem dúvida, Moyes, por meio de uma linguagem de fácil compreensão, traça um percurso de fácil acesso para entendermos toda a dor, toda a tristeza, toda a angústia de  Will e o quão insuportável é para ele  conviver com tantas dores. 
Louisa entra na vida de Will no momento em que ele mais precisava, porém, de forma bastante sutil, a autora nos mostra que há, nessa relação, uma reciprocidade incrível: ela faz bem para ele, mas ele também começa a tirá-la de sua zona de conforto. Quase que imperceptivelmente um vai mudando a vida do outro: Will mostra para Loiusa que é imperativo que ela busque ampliar seus horizontes, que cresça, que mude! Ela também tem um papel importantíssimo na vida tão desgastada e sem esperança desse homem: Lou mostra que é possível, mostra lugares que podem ir, coisas que podem fazer... e mostra, além disso, que é possível ser feliz. Ambos descobrem o amor de uma forma tão linda, tão emocionante, que  dói. Chorei muito! 
Quem não leu ainda, vale a pena ler: faz bem para o coração, para a alma!

Agora já posso assistir ao filme:


VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?

Ysla Remolli


Em época de recessão, mudança de governo, crise econômica etc., resolvi economizar e, ao invés de comprar uma nova bota, preferi levar duas delas para um check up (um par preto e outro marrom) no sapateiro: elas, aparentemente, são novas, mas é melhor não revelar a idade e, além disso, por serem clássicas, de couro, jamais saem de moda, então, estou no lucro. 
O sapateiro me explicou que as minhas botas são de excelente qualidade e por isso vale apena investir em alguns cuidados para mantê-las: troca do solado e uma hidratação no couro. Interessante e... econômico. 
Hoje, data marcada para ir buscar as minhas botas, havia na sapataria duas pessoas na minha frente: um jovem que já estava praticamente de saída e uma jovem senhora com cara de “poucos amigos”. Expressei um leve sorriso como cumprimento, o qual não foi correspondido, ou melhor, foi totalmente ignorado. 
O jovem sapateiro, muito educado e solícito, proferiu um sorridente “Pois não!”. 
Ela, no entanto, secamente respondeu: “Vim buscar alguns sapatos meus...”.
O sapateiro, educadamente perguntou: “Está no nome de quem?”
Com um semblante inquisidor ela respondeu: “Ora, no meu...” – e virou-se, ajeitando os cabelos.
O rapaz, já meio sem graça, parecia de fato não conhecê-la e dirigiu-se a ela novamente: “Sim... me desculpe, mas... qual o nome?”
Tive a impressão que o rosto da mulher ficou vermelho. Seus olhos, se fossem lanças, certamente teriam perfurado os olhos do rapaz. A frase “Você sabe com quem está falando?” ficou implícita nesse momento e, com um ar de indignação pelo fato do sapateiro não reconhecê-la e como se o mesmo tivesse essa obrigação, a senhora respondeu: Claudia, DOU-TO-RA CLAUDIA...
O sapateiro abaixou os olhos e foi em direção a uma prateleira que se encontrava ao fundo da sapataria. Notoriamente estava um pouco tenso, mas tentou disfarçar. Alguns minutos se passaram até que o jovem conseguisse encontrar a sacola com os sapatos. 
“Pronto!” – disse ele – “Aqui estão. Espero que tenham ficado do seu agrado”. 
A mulher ignorou o comentário do jovem. Havia três pares de sapatos na sacola e ela fez questão de retirar um a um e conferir o serviço. Um deles, ela chegou a por no chão e experimentar. 
O sapateiro tentou novamente explicar o que havia feito com os sapatos e que garantia o serviço, frisando que, qualquer problema, ela poderia retornar.
Mais uma vez, em vão. Ela pegou a carteira e apenas perguntou: “Quanto é?”
Ele respondeu: “Cinquenta reais, dona Cláudia”
Mais uma vez ela fulminou-o com os olhos e respondeu: “DOU-TO-RA Cláudia...”, balançando a cabeça em sinal de desaprovação. "Você tem troco para cem?".
O rapaz, já bastante sem graça respondeu: “... me desculpe, “doutora” Cláudia... tenho troco sim”.
A “doutora” saiu da sapataria sem nem ao menos dizer “obrigada”... “boa tarde”!
Ainda visivelmente desconcertado, o sapateiro dirigiu-se a mim: “pois não!”
Entreguei-lhe o ticket que já constava que o serviço havia sido pago e disse: “Vim buscar dois pares de botas...”
“Sim, estão prontas...”. Respondeu-me, educadamente. Tirou as botas da sacola e explicou-me o trabalho que havia sido realizado. Elogiei muito e disse que as botas estavam perfeitas, praticamente novas e que talvez poucas pessoas notassem que não pertencem às novas coleções. Dei um breve sorriso, o qual foi retribuído. Peguei as botas, fiz novamente um aceno de agradecimento e saí da sapataria com um sincero “Volte Sempre” do educado sapateiro!
Meu marido estava no carro a minha espera. Contei para ele o fato e o quanto estava irritada com a forma grosseira que a tal senhora havia tratado o sapateiro. Fiquei por algum tempo me questionando: o que leva algumas pessoas a acharem que podem menosprezar as outras? O que leva algumas pessoas a pensarem que são superiores às outras? Que poderes um “Dr” na frente do nome de alguém tem para garantir o diretiro de “pisar” nos outros? 
Nesse momento pensei em uma frase que li em algum lugar e da qual não me recordo a autoria: “Há pessoas que são tão pobres, mas tão pobres, que só têm dinheiro”. 
Suspirei, dei de ombros e senti que, infelizmente, quanto a isso nada (ou quase nada) poderia ser feito: falta Educação. A mim, só me restou escrever essa crônica para exorcizar a minha indignação.

quarta-feira, maio 18, 2016

A TRAVESSIA, DE WILLIAM P. YOUNG


... e no dia 15/05:

"Acabo de ler "A Travessia", de William P. Young, o mesmo autor de "A Cabana". Apaixonada pelo enredo, pelas artimanhas que o autor usa para nos "impor" algumas reflexões sobre a vida, a morte, a religião, os relacionamentos a que somos submetidos cotidianamente seja no âmbito familiar, profissional, social... sobre os muros que criamos para nos esconder, muitas vezes, de nós mesmos... enfim! Quase que "sem querer" me peguei refletindo sobre algumas questões essenciais. 
"O perdão é o perfume que a violeta espalha sobre o pé que a esmagou." (Mark Twain, p. 222)
"Tudo o que vemos é uma sombra projetada por aquilo que nos é invisível." (Martin Luther King, p. 234)
... o que fica agora é um triste vazio pós-término de um livro que você gostou tanto e que não queria que acabasse... e que vai perdurar até o início do próximo livro!" https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1114611141894974&set=a.184884211534343.40073.100000382954214&type=3&theater


oticon heart

CONEXÃO FUTURA E A PREOCUPAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO NO PAÍS

Alarmante... 61,4% dos adolescentes entre 14 e 17 anos estão fora da Escola. É no Ensino Médio que se concentra o maior índice de evasão/abandono escolar. As pesquisas mostram que os jovens apontam como uma das causas o fato de que "a escola não é atrativa". (Programa "Conexão Futura", 18/05/2016, "Canal Futura"). O apresentador do Conexão Futura, Cristiano Reckziegel, em entrevista com Mario Volpi, @unicefbrasil e Angela Dannemann do @ItauSocial no ‪#‎conexaofutura‬, aborda a temática do "Ensino Médio" no país.

É O FIM DO MUNDO...

São tantas as previsões do "Fim do Mundo"! Algumas datas já se passaram e outras ainda permanecem nas premonições, no imaginário do povo. Será que o Mundo, de fato, precisa "acabar", ter um fim? E se pensarmos no "Fim do Mundo" como um ponto (de partida ou de chegada), um lugar distante?, do tipo, - Xiiii... eu moro lá no "fim do mundo"! Então, para perguntas sem respostas concretas a gente tem a poesia... e o poema de Mário Quintana!!!

A GENTE AINDA NÃO SABIA
A gente ainda não sabia que a Terra era redonda.
E pensava-se que nalgum lugar, muito longe,
Deveria haver num velho poste uma tabuleta qualquer
- uma tabuleta meio torta
E onde se lia, em lestras rústicas: FIM DO MUNDO.
Ah! depois nos ensinaram que o mundo não tem fim
E não havia remédio senão irmos andando às tontas
Como formigas na casca de uma laranja.
Como era possível, como era possível, meu Deus,
Viver naquela confusão?
Foi por isso que estabelecemos uma porção de fins do mundo..."

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!