SEJA BEM-VINDO!!!

sábado, outubro 29, 2016

29 DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DO LIVRO


... e no Dia Nacional do Livro, acabo de ganhar um presente da minha filha, Lays Moreli dos Santos: o livro "Guimarães Rosa: Fronteiras, Margens, Passagens", de Marli Fantini. Obrigada, Lays, pelo carinho!!!! 

domingo, outubro 16, 2016

II SIMPÓSIO GEPALLE - ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES


No dia 05 de outubro de 2016, às 08h00, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP) - Campus USP Ribeirão Preto - Rua Pedreira de Freitas, casa 16, bloco B, aconteceu o II SIMPÓSIO GEPALLE - ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, cujo objetivos foram "discutir algumas das principais questões que envolvem a alfabetização, o letramento e a formação de professores, na atual sociedade contemporânea; difundir resultados de pesquisas recentemente concluídas e proporcionar aos participantes, oportunidades de trocas de experiências e debates acadêmicos. Temos também o propósito de comemorar os 10 anos de existência do GEPALLE."

Das 08h00 às 09h00 houve o credenciamento dos participantes. Foi servido um café e, na sequência todos puderam apreciar uma apresentação musical com o artista Klebin Vita.

A professora Elaine Assolini procedeu a acolhida dando boas-vindas a todos os presentes e, na oportunidade, falou sobre os dez anos do GEPALLE (Grupo de Estudos e Pequisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento). 

Seguindo a programação do evento, a palestrante Profa. Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti (UNESP - Marília) foi anunciada para que pudesse dar início à  sua palestra, cujo tema foi "Alfabetização no Brasil: desafios contemporâneos". A Profa. Dra. Maria do Rosário é professora titular da UNESP/Marília. Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara-SP; Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília. É coordenadora do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPHELLB). É autora de diversos livros na área da Alfabetização e Letramento.

Após o almoço, foi composta a Primeira Mesa: "Leitura, escrita, letramento no contexto escolar", formada pela Profa. Dra. Maria Alzira Leite (UNICOR-Três Corações-MG:  Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Especialista em Psicopedagogia, pela PUC/Minas Gerais. Mestre em Estudos Linguísticos e Língua Portuguesa e Doutora em Língua Portuguesa e Linguística. Atua como professora universitária na Universidade do Rio Verde em Três Corações, Minas Gerais); Profa. Dra. Maria Regina Momesso (UNESP-Araraquara: Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araçatuba. Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais pela Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação Bauru e pela UNESP de Bauru. Doutora em Letras (Linguística) pela UNESP/Araraquara. Pesquisadora e docente da Pós-Graduação da UNESP / Araraquara. Coordenadora e Gestora do Projeto do Observatório da Educação "Linguagens, Códigos e Tecnologias: práticas de ensino de leitura e escrita na Educação Básica);  Profa. Dra. Dionéia Motta Monte-Serrat (UNICAMP-Campinas: Graduada em Letras pela Barão de Mauá, de Ribeirão Preto e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Ribeirão Preto.  Doutora em Psicologia pela USP. Estagiária de doutorado sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III, sob co-orientação do Prof. Jean-Jacques Courtine e Estagiária da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sob orientação do Prof. Marcello Carastro (Paris). Professora da Universidade de Ribeirão Preto; Pesquisadora Colaboradora no Departamento de Linguística do IEL-UNICAMP. É membro dos grupos de pesquisa "A AD e suas Interfaces" coordenado pela Profa. Dra. Leda Verdiani Tfouni (USP) e "Neurolinguística Discursiva: afasia e infância" (IEL-UNICAMP)) e o Mediador da Mesa, o Prof. Rafael Cardoso de Mello, do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto.

Após o Coffee Break, foi composta a segunda Mesa: "Literatura, leitores e práticas pedagógicas com leitura e escrita", formada pela Profa. Dra. Márcia Cristina Argenti Perez (UNESP - Araraquara: Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestra e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). É professora, pesquisadora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara, Coordenadora do GEPIFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família. Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária nas áreas temáticas da Educação, Formação de Educadores, Infância, Ludicidade e Práticas educativas na escola e na família);  Profa. Dra. Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto (UNICAMP-Campinas: Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UNIMEP e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e vinculada ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial - ALLE/AULA. Possui experiência na área de Educação atuando, principalmente em alfabetização, letramento, leitura, produção de textos e em cursos de formação inicial e continuada de professores nas áreas de linguagem, avaliação, didática e prática de ensino); Professor e Escritor Alexandre Azevedo (Ribeirão Preto: É cronistateatrólogoromancistacontistaensaísta e autor de livros infantis. Publicou mais de 70 obras e pertence à Academia Ribeirãopretana de Letras e à Academia Ribeirãopretana de EducaçãoAutor homenageado pela 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto em 2012); e a Mediadora da Mesa, Profa. Leny André Pimenta (UNESP-Araraquara).
Veja abaixo imagens do evento:


Estar presente nesse evento foi uma experiência singular de profundas reflexões e muito aprendizado. Agradeço imensamente a oportunidade de fazer parte desse Grupo de Estudos (GEPALLE). (Silvana Moreli).

Silvana Moreli e Marilucia Sitta participando do II Simpósio
GEPALLE-Alfabetização, Letramento e Formação de
Professores. (USP/Ribeirão Preto-SP.)




Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!