_____
Fonte: Todos pela Educação
SEJA BEM-VINDO!!!
sábado, abril 27, 2013
quarta-feira, abril 10, 2013
NOSSAS MÃOS...
"Não temos em nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos nossas mãos." (Friedrich Schiller)
______
Fonte: Ensinar & Cia.
domingo, março 31, 2013
PROJETO PIONEIRO DE ESCOLA ABOLIU AS PAREDES E APOSTA EM TECNOLOGIA E ENSINO INDIVIDUALIZADO
Novo modelo de escola no Rio aposta em tecnologia e ensino individualizado
Instalada na Favela da Rocinha e com planos de expansão, projeto pioneiro de escola municipal com parceria privada tem salas sem paredes ou divisão por séries
30 de março de 2013 | 19h35
Paulo Saldaña - enviado especial de O Estado de S. Paulo
Marcos de Paula/AE
Alunos são divididos em grupos de seis, chamadosde 'famílias', sem critério de série e idade |
RIO - A ausência de paredes entre as salas e o fim da divisão de alunos por idade e série já chamam atenção na escola municipal André Urani, encravada na Favela da Rocinha, Rio de Janeiro. Mas o maior potencial do novo modelo de escola que a prefeitura carioca iniciou neste ano está na tecnologia. E não só pela presença dos computadores em cada mesa, mas pelas ferramentas digitais de ensino que possibilitam que o aluno siga seu ritmo de aprendizagem e os professores acompanhem o que cada um está aprendendo.
Com 180 alunos, a André Urani é a unidade pioneira do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias (Gente). O prédio recebeu decoração moderna, com paredes coloridas, pufes espalhados entre estantes de livros e móveis que podem ser arrumados de acordo com a atividade do dia. As carteiras, por exemplo, são encaixadas em grupos.
Além da nova estrutura, o Gente tem chamado a atenção pela proposta inovadora de aulas - estrutura que historicamente teve poucas mudanças. O novo modelo pretende não só representar a chegada do computador à sala de aula, mas uma transformação no processo de ensino.
O educador Rafael Parente, subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio, ressalta as possibilidades da personalização. "Podemos acompanhar o que o aluno sabe, é um passo para a aprendizagem adaptativa", diz ele, explicando que o projeto tem uma base teórica com inspirações na pedagogia da presença, avaliação por competências e aprendizado baseada em projetos. "O mais importante é a real possibilidade de colocar o modelo em escala."
Opções. Cada aluno segue um itinerário formativo individual, que reúne o que ele precisa aprender. O itinerário tem opções de exercícios e o aluno escolhe o que fará. Todas as semanas eles são avaliados na Máquina de Testes, um programa com questões de diferentes níveis de dificuldade. A máquina registra os níveis alcançados, para garantir a evolução no conteúdo. Se o resultado não for adequado, o aluno recebe uma atenção individualizada.
Algumas aulas têm vídeos, outras remetem a sites externos ou propõem exercícios no caderno. Mas todas as atividades estão vinculadas às matrizes de habilidades da Prova Brasil e aos parâmetros curriculares do Ministério da Educação - a escola atende alunos do 7.º ao 9.º ano.
Apesar de o itinerário ser individualizado, as aulas são sempre colaborativas. Por isso os alunos são reunidos em grupos de seis, chamados de famílias. Três famílias formam um time, com um professor mentor. As famílias foram formadas a partir de avaliações nas quais foram mensurados níveis de liderança, agressividade, espírito colaborativo, entre outras características não cognitivas.
A estudante Camila da Silva, de 15 anos, tem gostado muito das aulas no computador, mas vê no diálogo com os colegas o melhor da nova escola. "Trabalhar em grupo, sem parede, com todo mundo junto, isso é muito legal", diz. Na mesa do lado, Arthur Freitas, de 13, gosta das aulas com jogos, mas faz uma queixa. "É ruim ficar ouvindo o pessoal do lado falar, eles têm de aprender a conversar baixo."
O professor Diego Teixeira, um dos 15 docentes da escola, diz que essa conversa, banida em outras escolas, é a chave do Gente. "O modelo é sempre colaborativo. Primeiro ele consulta o material, depois o colega e só em seguida o professor", diz ele. "Existe uma busca pela autonomia do aluno, em que ele é o centro do processo."
Preparo. A função dos professores é diferente. Quatro deles se espalham entre as famílias - uma mudança em que o professor da disciplina dá lugar a uma atuação polivalente. Trabalhar nessa nova proposta exige uma dedicação diferente, explica a professora Cláudia Ferreira da Costa. "É necessário se preparar mais antes de encontrar os alunos. E não é mais preparar aula, mas atividades. Tudo voltado para o grupo e para o individual, não mais para a turma."
O cronograma de expansão do Gente prevê a replicação do modelo para mais cinco escolas no ano que vem. Cada unidade deve multiplicar para outras 5, chegando a 30 em 2015 e a outras 150 no ano seguinte. O projeto custou R$ 3,5 milhões, sendo que R$ 2,5 milhões vieram de parceiros privados. A secretaria estima em R$ 500 mil o custo de implementação em cada nova escola. Para alcançar novas unidades, parcerias serão fundamentais.
O cronograma de expansão do Gente prevê a replicação do modelo para mais cinco escolas no ano que vem. Cada unidade deve multiplicar para outras 5, chegando a 30 em 2015 e a outras 150 no ano seguinte. O projeto custou R$ 3,5 milhões, sendo que R$ 2,5 milhões vieram de parceiros privados. A secretaria estima em R$ 500 mil o custo de implementação em cada nova escola. Para alcançar novas unidades, parcerias serão fundamentais.
Saiba mais sobre o Projeto - acesse o link http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,novo-modelo-de-escola-no-rio-aposta-em-tecnologia-e-ensino-individualizado,1015075,0.htm
____________
Fonte: O Estadão
LETRAS: SAIBA MAIS SOBRE ESTE CURSO
___________
Fonte: Guia do Estudante
domingo, março 10, 2013
10 DE MARÇO: DIA DO TELEFONE
10 de Março
Dar um alô. O que não muda por causa de um telefonema? Aquele recado que a gente não recebeu e causou um desencontro. Ouvir a voz do namorado, lá longe, dando um alívio para a saudade... Aquela chamada que marcou a entrevista para o primeiro emprego. A fofoca que veio antes de mais ninguém da turma saber! E a desculpa esfarrapada, dizendo para a mãe que vai dormir na casa da melhor amiga... o que não muda por causa de um telefonema!
Desde o telefone convencional, tal como foi concebido por Graham Bell, até as mais novas concepções tecnológicas, as inovações na telefonia não pararam. Surgiram os aparelhos eletrônicos, os sem fio, os telefones móveis e os celulares, sempre pensando em melhorar a comunicação das pessoas e não deixar faltar aquele alô que muda tudo.
Paralelamente, o telefone veio a se associar a outras funções, nascendo daí a secretária eletrônica, os aparelhos de fax e os modems para conexão à Internet, entre outros.
A tecnologia de ponta em telecomunicações permite associar o telefone aos satélites, que ligam pontos muito distantes, e à fibra óptica, que permite mais ligações ao mesmo tempo. Os recursos vão mudando a cara do telefone, mas a idéia continua a mesma: aproximar as pessoas.
"Meu Deus, isto fala!"
D. Pedro II tomou conhecimento da invenção de Graham Bell em 1876, em uma exposição na Filadélfia, em que se comemorava o centenário da independência dos Estados Unidos. Interessado no trabalho do físico escocês (sim, Graham Bell era físico e era escocês!), D. Pedro quis experimentá-lo. Ao segurar o telefone, pôde escutar Bell declamando Shakespeare e ficou espantado. Daí surgiu a famosa frase: “Meu Deus, isto fala!”, proferida pelo imperador do Brasil na ocasião.
O primeiro telefone chegou ao Brasil em 1877, um ano após a Exposição do Centenário dos Estados Unidos. Segundo o Museu do Telefone da Telesp, há dúvidas sobre onde foi instalado o primeiro aparelho: uma versão afirma que foi na casa comercial “O Grande Mágico”, na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, ligando a loja ao quartel do Corpo de Bombeiros; outra versão diz que o primeiro aparelho foi um presente que D. Pedro II teria recebido de Graham Bell, com uma linha do Palácio de São Cristóvão até o centro da cidade.
Por pouco, ninguém dá bola ao telefone
Bell apresentou o telefone em um estande bastante simples para o que seria um recurso tão importante no século XX. Na Exposição do Centenário, na Filadélfia, Graham Bell não pôde reservar um bom lugar para expor seu invento. Graças a um de seus financiadores – um dos comissários da exposição – Bell conseguiu um espaço a tempo. Mas teve que se contentar com uma singela mesinha, na área do Departamento de Educação de Massachusetts.
Com o pouco espaço que lhe coube, por pouco o invento de Graham Bell não passou despercebido. A exposição já estava no final quando a comissão julgadora passou pelo estande onde ficava o telefone. D. Pedro II fazia parte da comissão e já conhecia o trabalho de Bell como professor de surdos-mudos. Foi o único a se interessar pelo telefone e pediu uma demonstração. O resto, você já sabe: “Meu Deus, isto fala!”
Não fosse por isto, talvez, Graham Bell ainda teria que esperar algum tempo até obter reconhecimento por sua maravilhosa invenção.
Curiosidades
Concorrência entre funerárias impulsiona criação de central automática
Almon Brown Strowger era um empresário do setor funerário que levava muito jeito para criação de aparelhos elétricos e telegráficos. Sua principal invenção se deu por causa da esperteza da mulher de seu concorrente no ramo. Ela era telefonista e, sempre que recebia pedidos de ligação para a funerária de Strowger, “por acaso” não conseguia completar a ligação.
Para acabar com as “falhas técnicas” que lhe tirava muitos clientes, Strowger criou em 1892 a central telefônica automática, a primeira do mundo, com apenas 56 telefones.
A primeira central telefônica automática do Brasil chega em 1922. Instalada em Porto Alegre, é a terceira do mundo, depois de Chicago e Nova York.
Ninguém quer telefone?
O telefone demorou para ser aceito e compreendido, até se tornar indispensável. No início do século XX, por exemplo, a maioria da população ainda não tinha uma clara noção do que mudaria na sociedade após esta invenção.
Exemplo disto foi o problema das companhias telefônicas, que enfrentaram um duro caminho até começarem a ter rentabilidade no negócio. Para que o serviço de telefonia se tornasse mais popular, era comum que a companhia oferecesse telefones às residências, gratuitamente. A experiência muitas vezes era frustrante: o aparelho costumava ser devolvido por qualquer motivo que incomodasse o indivíduo
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IN Portal São Francisco
sábado, março 02, 2013
domingo, fevereiro 24, 2013
sábado, fevereiro 23, 2013
sábado, fevereiro 09, 2013
É CARNAVAL...
Um bom dia carnavalesco a todos os amigos... rsrs
... e, em época de carnaval, escolas de samba, fantasias, alegorias etc... fica a mensagem...
quinta-feira, fevereiro 07, 2013
PARA "MANDAR BEM" NOS ESTUDOS...
Fonte: www.educacao.sp.gov.br/
CURSO DE ESPANHOL ONLINE
Novidade na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: depois do Inglês Online, agora os alunos da rede estadual também terão a oportunidade de aprender espanhol sem sair de casa. São 25 mil vagas para alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Faça já sua inscrição no curso Espanhol Online e compartilhe com seus amigos mais essa oportunidade!
Fonte: www.educacao.sp.gov.br/
UM BOM PROFESSOR...
"Um bom professor percebe que ele também é um estudante e cujo objetivo não é impor respostas, mas estimular a criatividade." (Herbie Hancock)
__________
FONTE: Ensinar & Cia.
terça-feira, janeiro 29, 2013
domingo, janeiro 20, 2013
COMPARTILHANDO MAIS UMA CONQUISTA
Há um ano e meio eu dava início a mais um curso, dessa vez, um que era bastante pleiteado: uma pós-graduação pela UNICAMP na área de Língua Portuguesa. Por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) e as Universidades Estaduais, foi concedida aos professores da rede pública a oportunidade de ingressarem em cursos de suas áreas de atuação. A princípio não foi fácil, as exigências eram muitas e os módulos exigiam de nós (quase) dedicação exclusiva e, para piorar a situação, eu estava em fase de conclusão de uma pós-graduação em Gestão Escolar (confecção de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso). Houve momentos, não vou negar, que senti uma imensa vontade de abandonar tudo; por vezes não me sentia capaz de levar adiante uma empreitada dessa magnitude, mas, a força de vontade era maior que qualquer desânimo temporário. Fui prosseguindo, as dificuldades foram aumentando, eram muitas atividades, trabalhos de pesquisa, dissertações, encontros presenciais, fóruns, provas... enfim, fui seguindo em frente. Com o término do curso de Gestão Escolar, houve um pequeno alívio - digo "pequeno", porque durou pouco. Como eu havia passado em um outro concurso da SEE/SP, não queria perder a oportunidade de frequentar a EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores "Paulo Renato Costa Souza", a bolsa em dinheiro para frequentar o curso e muito menos o ponto que, - quem é da área sabe -, faz uma grande diferença na contagem da pontuação e, novamente, fiquei com dois cursos e as dificuldades foram aumentando - tive que conciliar os dois e mais o trabalho. Sacrifiquei muitas coisas em minha vida em prol desses cursos: o convívio com a família, os finais de semana, as atividades de lazer (mesmo as mais simples) etc. Não pensem que estou reclamando, de forma alguma - faria tudo novamente se fosse preciso -, e não descarto a possibilidade de novos desafios para esse ano que está apenas começando. Às vezes penso que estudar é um vício e, se eu parar, vou ter crises horríveis de abstinência. Então, sigo em frente. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, pela saúde, pela fé, pela força e por me manter firme no propósito de lutar por aquilo que eu realmente acredito: ser professor é acreditar que é possível fazer a diferença na vida de alguém. Eu acredito e espero que os meus alunos acreditem em mim.
Em dezembro fiz a última prova da EFAP, graças a Deus, com sucesso e ontem, dia 19, cumpri a última etapa do curso de pós-graduação da UNICAMP/Redefor - a apresentação do TCC, em Campinas. Missão Cumprida!!!!
A todos que me apoiaram nessa empreitada, os meus sinceros agradecimentos. Divido mais essa conquista com aqueles que estiveram ao meu lado, familiares, parentes, amigos... É sempre bom poder compartilhar a alegria da vitória com as pessoas que amamos e que também nos amam. Um grande abraço a todos!!!
![]() |
| Eu diante do meu pôster para apresentação do TCC: "Textos de Opinião: da esfera jornalística para a sala de aula" |
| Rosicléia Magrini e eu: uma grande amizade formada a partir do curso |
![]() |
| Vanessa, Lais, Rosicléia, Gislaine, Noara, eu, Ângela e Luiz (Bilé) |
![]() |
| Profª Drª Roxane Rojo e eu - Momento muito especial! Registrando o encontro com a Profª Drª Roxane Rojo, por quem tenho profunda admiração. |
| A Van (Empresa Trans Mermejo - Sertãozinho - SP.): expectativas do grupo para a apresentação |
![]() |
| O grupo da Van: eu, Gislaine, Leandra, Rosicléia, Lais, Vanessa, Ângela e Luiz (Bilé) |
![]() |
| Rosicléia, nossa professora, Noara, e eu. |
![]() |
| Na volta, uma parada no Posto Graal, em Limeira, para uma breve refeição. Na foto: Leandra, Rosiclèia e eu. |
| Rosicléia e eu |
![]() |
| Leandra e eu |
| UNISAL/ Campinas - SP. - local das apresentações |
quarta-feira, janeiro 09, 2013
segunda-feira, dezembro 31, 2012
TERCEIRA ETAPA DO CONCURSO PEB-II (EFAP)
Foi publicado no D.O. do dia 28/12/2012 a relação dos professores aprovados na terceira etapa (Curso - EFAP) do Concurso PEB-II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE).
Segue o link:
D.O. - 28/12/2012 - Caderno Executivo-1
Obs.: A referida publicação tem o seu início à p. 71.
Boa Sorte!!!
Segue o link:
D.O. - 28/12/2012 - Caderno Executivo-1
Obs.: A referida publicação tem o seu início à p. 71.
Boa Sorte!!!
Assinar:
Postagens (Atom)




















