SEJA BEM-VINDO!!!

quinta-feira, março 12, 2009

UOL GRUPOS DE DISCUSSÃO - EDUCAÇÃO - II

Essa é, sem dúvida, uma outra questão polêmica lançada pelo site UOL.
Vale a pena conferir!
__________________________________
27/02/2009

Construir um mundo sem violência está nas mãos dos professores; o que você acha disso?
Uma boa educação cultiva a paz? A chance de construir um mundo sem violência está na mão dos professores, que criam condições para gerações e culturas diferentes dialogarem. Essa é uma das ideias de Ubiratan D Ambrosio, mestre e doutor em matemática.Para ele, as disciplinas – matemática, literatura, geografia, etc - têm um papel de se complementarem de forma que incluam o indivíduo na sociedade. Assim, a escola tem um papel fundamental na educação para a paz.Construir um mundo sem violência está nas mãos dos professores; o que você acha disso? Comente.
A paz se aprende na escola

Bate-papo: educação
Participe de outros Grupos de Discussão

___________________

Abaixo, transcrita na íntegra, a minha opinião deixada no site UOL:

[Silvana ] [Jundiaí - SP.]

Infelizmente, há muito tempo a escola perdeu a sua identidade. É público e notório que houve uma inversão de papéis por conta das mudanças comportamentais do mundo moderno. Os pais, precisam trabalhar e acreditam que estando seus filhos nas escolas, acaba aí a função deles de educá-los. Os professores, em salas abarrotadas de alunos, não conseguem, a contento, desempenhar o papel que lhes cabem, o de "formadores", não de "pais". Os alunos, muitos deles, sem expectativa alguma, rejeitam a escola, preferiam estar em casa, na rua, nas "lan houses", assistindo televisão etc., mas são obrigados a estarem "presentes" na sala de aula por conta do "Bolsa Família". E isso vira uma bola de neve. Atribuir apenas ao professor (à escola) a função de minimizar o índice de violência é, no mínimo, insano. É tirar dos pais e do governo a responsabilidade que lhes cabe. A violência é uma questão social e deveria ser tratada com a seriedade que a questão requer.

28/02/2009 - 10:18

_________________

Veja o que uma outra leitora disse a respeito desse assunto:

[Ana] [São Paulo SP Brasil]

Acho que a "sociedade" está se esquivando de suas responsabilidades. Colocar nas costas apenas dos professores e da educação na escola, toda a responsabilidade que Governo, famílias e sociedade como um todo deveriam assumir é errado! Principalmente o governo que nos cobra impostos e taxas acachapantes e não dá de volta, nem em serviços que preste, nem em infra-estrutura. Pelo contrário, serviços cada vez mais caros, ficamos escravos dos empresários e governo, sem saída! Vamos dar 10 milhões para a faixa de gaza? Eu não quero meu dinheiro pagando isso! Dê para a educação! Se não, não melhoramos e nossas favelas que já são uma faixa de gaza, piorarão. Não estão nem aí com a população brasileira, a classe média que pague a conta em dinheiro e aguente o processo dos que nunca tiveram acesso a nada, agora, tentando aprender a engatinhar sem nenhuma estrutura! Futebol, Copa do mundo no Rio, hoje tudo é pão e circo! Solução? Todos assumirmos nossos papéis na sociedade!

02/03/2009 - 14:59
_____________________________

Outras opiniões sobre este e outros assuntos, acesse o site: http://forum.educacao.blog.uol.com.br/
_____________________________
Fonte: http://forum.educacao.blog.uol.com.br/arch2009-02-22_2009-02-28.html#2009_02-27_10_24_53-8953204-0

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!