SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, março 27, 2009

SAÍDA DE SECRETÁRIA OCORREU POR "MOTIVOS ESTRITAMENTE PESSOAIS", DIZ GOVERNO

27/03/2009 - 13h02

Saída de secretária ocorreu por "motivos estritamente pessoais", diz governo

Da Redação
Em São Paulo

A saída da secretária estadual da Educação Maria Helena Guimarães de Castro ocorreu por motivos "estritamente pessoais", afirmou o governo do Estado em nota divulgada nesta sexta-feira (27). A decisão da mudança de comando foi tomada na noite desta quinta-feira (26). Assume a pasta o deputado federal Paulo Renato Souza (PSDB-SP), ex-ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso.



Maria Helena Guimarães de Castro deixa o comando da secretaria no dia 15 de abril



O que você achou da troca de comando da secretaria?

Maria Helena, diz o Palácio, continuará prestando assessoria especial à pasta. A secretária continuará à frente da pasta até o dia 15 de abril, quando ocorrerá a substituição. "O trabalho da Maria Helena e seu time à frente da Secretaria da Educação em São Paulo é excepcional. Promoveram mudanças que, a médio e longo prazos, representam uma verdadeira revolução na Educação estadual. Basta citar o programa Ler e Escrever, o sistema de metas por escola, os bônus de incentivo aos profissionais da Educação ligados a resultados, os programas de formação de professores e de recuperação de alunos defasados", declarou o governador José Serra (PSDB) sobre a ex-secretária.No documento enviado pelo Palácio, Serra também afirma: "Maria Helena é uma das maiores especialistas do Brasil na construção de indicadores de educação. Sua colaboração para a reformulação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), a criação e implantação do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e da política de bônus por merecimento foi fundamental. Sua gestão, voltada à valorização do professor e à melhora do aprendizado na sala de aula, terá pleno seguimento com o novo secretário. Paulo Renato foi durante oito anos ministro da Educação, quando criou o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), os exames nacionais de avaliação, e comandou um imenso programa de inclusão de crianças e jovens nas escolas". E a nota se encerra com um elogio do governador à secretária que vinha passando por desgastes na imprensa, como no caso da distribuição de livros de geografia para alunos da 6ª série do ensino fundamental com erros em mapas.

Paulo Renato de Souza irá assumir secretaria de Educação de São Paulo
"Maria Helena dedicou-se de forma integral ao um trabalho, que, sem dúvida, está entre os mais absorventes e exigentes da administração estadual em termos de esforço pessoal. São Paulo e o governo devem muito a ela que, por sorte, continuará colaborando de perto com a Educação estadual, prestando assessoria especial ao novo secretário."

O novo secretário

O economista Paulo Renato de Souza é atualmente deputado federal pelo PSDB-SP e foi Ministro da Educação nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso.
Como ministro criou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Provão (atual Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o Fundef e o Bolsa-Escola. Segundo seu site, Souza defende a prioridade para o ensino básico, o crescimento econômico, a geração de empregos e a democracia.
Na área de educação, Souza foi também reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e secretário de educação em São Paulo na gestão de Franco Montoro. O deputado foi ainda diretor do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento) e coordenou o programa das duas candidaturas de Fernando Henrique.Durante sua permanência no ministério, Maria Helena foi secretária-executiva.

______________________
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/03/27/ult105u7798.jhtm

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!