Segundo dados do MEC, 7 milhões de alunos não estão na série adequada para a sua idade; entre as razões que levam a esse atraso estão entrada na escola após a idade correta, reprovação e abandono
Fonte: Folha de São Paulo (SP)
LUIZA BANDEIRA, DE SÃO PAULO
O percentual de alunos do ensino fundamental que não está na série adequada para a sua idade voltou a crescer nos últimos dois anos.
Dados do Ministério da Educação mostram que, no ano passado, o percentual chegou a 23,6%, ou cerca de 7 milhões de alunos. Em 2008, estava em 22,1%.
Uma criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos seis anos de idade e concluir a etapa aos 14. Segundo o MEC, a defasagem ocorre quando o aluno está com três anos a mais do que o ideal para a série.
Entre as razões que levam ao atraso estão a entrada na escola após a idade correta, a reprovação e o abandono.
Para Jaqueline Moll, da Secretaria de Educação Básica do MEC, é preciso modificar metodologias de ensino e fazer recuperação paralela para que a repetência seja a última alternativa.
A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Cleuza Repulho, afirma que a alta é significativa. "Em um país grande como o Brasil, um aumento de 1% já é preocupante."
Já Maria Helena Guimarães de Castro, ex-secretária de Educação de SP, diz que a leve alta pode ser interpretada como estagnação. "Isso pode refletir uma acomodação de municípios e Estados no combate à defasagem."
Entre os Estados, a pior situação é a do Pará, onde quase 40% dos alunos estão atrasados. Segundo a Secretaria de Educação, isso ocorre devido a trabalho infantil, gravidez precoce e problemas com drogas. A secretaria diz que tem programas de aceleração para melhorar a situação.
Para a distorção cair, é necessário aumentar a aprovação com aprendizado de qualidade
* RUBEN KLEIN, ESPECIAL PARA A FOLHA
Normalmente, muitos adolescentes reprovados na escola saíam e não voltavam mais. A informação de que a taxa de distorção idade-série aumentou significa, provavelmente, que muitos desses estudantes agora estão continuando na escola.
As últimas Pnads (Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios) mostram que, após um período de estabilidade na proporção de jovens na escola, essas taxas começaram a crescer de novo em 2008, sugerindo uma diminuição da evasão.
As pesquisas também mostram que o número de alunos que entram com atraso no 1º ano do ensino fundamental vem caindo.
Por isso, é provavelmente devido ao aumento das matrículas de jovens de 13 e 17 anos e que já estão defasados que a taxa de distorção idade-série subiu.
Essa distorção é maior na 5ª série/6º ano por causa da alta repetência nessa etapa de transição. O índice cai nas séries seguintes devido à evasão e à menor repetência.
Quanto mais o aluno repete ou sente que não está aprendendo, mais desestimulado fica e, portanto, maiores são as chances de se evadir. As matrículas caem do 6º ao 9º ano.
As taxas de distorção também são menores onde a repetência é mais baixa. O Estado com menor taxa de repetência no ensino fundamental é São Paulo, que consequentemente tem as menores taxas de distorção.
Para haver decréscimo das taxas de distorção idade-série concomitante com a queda da evasão, é necessário aumentar a aprovação com aprendizado de qualidade.
* RUBEN KLEIN é consultor da Fundação Cesgranrio e membro da comissão técnica do Todos Pela Educação
____________
Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/17800/cresce-numero-de-alunos-atrasados/
Nenhum comentário:
Postar um comentário