SEJA BEM-VINDO!!!

quinta-feira, maio 19, 2016

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, DE JOJO MOYES

Já há algum tempo tenho ouvido falar desse livro, tenho visto comentários/críticas na Internet, anúncios do filme de título homônimo que será lançado em breve; vi também que trata-se de um livro que está há bastante tempo no topo da lista de mais vendidos, então, fiquei curiosa e quis lê-lo para tirar as minhas próprias conclusões. 
A autora, Jojo Moyes, aborda nesse livro temas extremamente delicados, no entanto, faz isso com maestria, com muito tato e sensibilidade. A forma como ela escreve nos remete a uma atmosfera que parece real, verídica e, no decorrer da história, vivenciamos as dificuldades enfrentadas pelo personagem Will, tetraplégico, e por tantas e tantas pessoas que precisam  conviver com uma deficiência ou limitação. Muitos, assim como Will, perdem o gosto pela vida após um acidente que tolhe seus movimentos impedindo-o de fazer o que fazia antes e, por conta dessas limitações,  desistem de lutar.  A autora enfatiza por meio de diversas passagens do livro, a dificuldade que os deficientes encontram para se locomover em lugares públicos e como é triste a percepção da deficiência por meio do olhar de pessoas que, muitas vezes, não sabem como lidar com esse contato. Sem dúvida, Moyes, por meio de uma linguagem de fácil compreensão, traça um percurso de fácil acesso para entendermos toda a dor, toda a tristeza, toda a angústia de  Will e o quão insuportável é para ele  conviver com tantas dores. 
Louisa entra na vida de Will no momento em que ele mais precisava, porém, de forma bastante sutil, a autora nos mostra que há, nessa relação, uma reciprocidade incrível: ela faz bem para ele, mas ele também começa a tirá-la de sua zona de conforto. Quase que imperceptivelmente um vai mudando a vida do outro: Will mostra para Loiusa que é imperativo que ela busque ampliar seus horizontes, que cresça, que mude! Ela também tem um papel importantíssimo na vida tão desgastada e sem esperança desse homem: Lou mostra que é possível, mostra lugares que podem ir, coisas que podem fazer... e mostra, além disso, que é possível ser feliz. Ambos descobrem o amor de uma forma tão linda, tão emocionante, que  dói. Chorei muito! 
Quem não leu ainda, vale a pena ler: faz bem para o coração, para a alma!

Agora já posso assistir ao filme:


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!