E eu achei que nada mais me surpreenderia na área da Educação...
Qual é o incentivo para os bons alunos, aqueles que se esforçam, que se destacam no Ensino Fundamental? (já que os estudantes-tutores, que receberão bolsa mensal de R$ 115, são do Ensino Médio).
É certo que não se pode generalizar, mas, quem conhece o cotidiano de uma escola pública sabe que, parte dos alunos tem déficit de aprendizagem mesmo, porém, uma outra parte não "quer" aprender, por mais que os professores se esforcem, insistam, diversifiquem a metodologia... e, os motivos para que isso ocorra são os mais diversos possíveis, mas não cabe discuti-los neste momento.
Eu, professora convicta do meu papel, apesar de todos os entraves, não costumo desistir de nenhum aluno e faço o que está ao meu alcance (e o que, às vezes, parece não estar) para levar "todos os alunos" à aprendizagem. Estou iniciando na escola em que leciono, como voluntária, um projeto de "recuperação" intensiva (não gosto muito de utilizar esse termo: "recuperação") , prefiro "apoio à aprendizagem" e, por isso, nomeei o referido projeto de "PROJETO 'APOIO CONTÍNUO À APRENDIZAGEM'", que tem como objetivo principal minimizar as dificuldades dos alunos e fazer com que os mesmos consigam acompanhar as aulas regulares em suas respectivas salas de aula. Não consegui atingir todos os alunos (por enquanto), mas estou feliz porque apenas um pequeno (irrisório) número não aderiu à ideia do projeto e, por outro lado, alunos que apresentam um bom desempenho escolar, querem, por vontade própria, participar das aulas de apoio e, melhor ainda, pasmem, NENHUM aluno vai receber n$a$d$a para aprender, a não ser o empenho e dedicação da professora, o apoio do grupo-escola e o acompanhamento direto dos pais (que estamos buscando torná-lo cada vez mais efetivo). E pasmem, novamente: os alunos estão cada dia mais motivados e envolvidos com a aprendizagem e isso, para mim, não tem "PREÇO".
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudantes-tutores irão receber uma bolsa mensal de R$ 115. Iniciativa é parceria com o BID, USP e Fipe
selo
O governo de São Paulo vai pagar vale-presente de R$ 50 a estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática. O programa prevê que alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio com bom desempenho na matéria recebam bolsa auxílio para ser tutores de alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Aos tutores será oferecida uma bolsa mensal de R$ 115 pelos três meses de duração do programa.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), professores da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O investimento total no programa será de US$ 663 mil, sendo US$ 130 mil da secretaria, US$ 200 mil do BID e US$ 333 mil de parceiros
A secretaria informou que 441 escolas da rede em 70 municípios do interior e da Grande São Paulo participarão do programa. As sessões de estudo terão duração de 90 minutos e acontecerão duas vezes por semana, durante 12 semanas, entre os dias 1º de setembro e 23 de novembro. No dia 19 de agosto, será divulgado no site do Multiplicando Saber (www.multiplicandosaber.org.br) as escolas e os alunos que serão beneficiados pelo programa.
A estimativa do governo é atingir a meta de 35 estudantes inscritos por escola do Ensino Fundamental e 15 tutores por escola do Ensino Médio. O professor coordenador também receberá um vale-presente de até R$ 50, de acordo com o número de alunos inscritos em sua escola (quanto mais próximo da meta, maior o valor), e outro vale-presente de até R$ 150, conforme a assiduidade dos jovens.
__________________
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/sp+pagara+r+50+a+aluno+que+fizer+reforco+de+matematica/n1237747415374.html
__________________
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/sp+pagara+r+50+a+aluno+que+fizer+reforco+de+matematica/n1237747415374.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário