SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, novembro 05, 2010

CENSURA A MONTEIRO LOBATO

Qui, 04 Nov, 07h59

A Academia Brasileira de Letras (ABL) se posicionou hoje contrária à tentativa de censura ao livro "Caçadas de Pedrinho", do escritor Monteiro Lobato, pedida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por suposto conteúdo racista. Segundo nota divulgada hoje, os acadêmicos apoiaram o ministro da Educação, Fernando Haddad, que rejeitou o veto do CNE que havia determinado a proibição do livro em todo o País.

De acordo com os acadêmicos, que se reuniram em plenário, "cabe aos professores orientar os alunos no desenvolvimento de uma leitura crítica. Um bom leitor sabe que tia Anastácia encarna a divindade criadora dentro do Sítio do Picapau Amarelo. Se há quem se refira a ela como ex-escrava e negra, é porque essa era a cor dela e essa era a realidade dos afro-descendentes no Brasil dessa época", diz o texto. "Não é um insulto, é a triste constatação de uma vergonhosa realidade histórica", segundo a nota.

A ABL sugeriu ainda que em vez de proibir as crianças de saber disso, "seria muito melhor que os responsáveis pela educação estimulassem uma leitura crítica por parte dos alunos".

_____________________
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/04112010/25/manchetes-abl-proibicao-livro-lobato-nas.html

2 comentários:

Silvana M. Moreli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvana M. Moreli disse...

Há tantos problemas a serem resolvidos na área da Educação que causa espanto a preocupação exacerbada em contestar um clássico da Literatura infanto-juvenil. "Caçadas de Pedrinho" assim como outros livros do autor Monteiro Lobato, fizeram parte (e ainda fazem) da infância de muita gente. Como não lembrar do "Sítio do Picapau Amarelo" com todos os seus personagens maravilhosos: Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Emília, entre outros?
Nossos alunos precisam saber ler, escrever, interpretar vários e vários gêneros textuais, ter uma visão crítica sobre o mundo, contextualizar, separar o joio do trigo... Essa, a meu ver, deve ser a meta de todos ligados à Educação, mas, ao que tudo indica, formar cidadãos críticos "incomoda muita gente"...

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!