SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, novembro 10, 2006

R-Emoção ou ... Remoção ou... Re-moção...

Desde o dia 26/10 estamos vivendo um momento ímpar de ansiedade. Digo "estamos" porque sei que partilham desse estado de espírito, "n" professores da rede pública que encontram-se longe de suas cidades, casas, famílias... São pessoas que, assim como eu, deixaram tudo para trás, em busca dos seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Ser professor hoje, na atual conjuntura, é pura renúncia... É por acreditar que a Educação ainda sairá desse coma e renascerá para a vida de forma sadia, digna, limpa, revigorada e com novas perspectivas, que ainda existem pessoas que se dedicam de corpo, alma e coração ao exercício do magistério; é por acreditar que ser utópico não é defeito (talvez um desvio de personalidade), que ainda existam professores, verdadeiros mestres na arte da doação (doação de um bem maior - o amor pela profissão); é por acreditar que só, única e exclusivamente pela Educação, o país poderá vislumbrar o tão almejado desenvolvimento.
Na metade do ano, fizemos a inscrição para o concurso de remoção. Fiz à época, 169 indicações de escolas em um raio de aproximadamente 100 KM de distância de Bebedouro, uma vez que estou distante há quase 400 km. Em setembro fizemos a confirmação das opções e aí começaram os boatos de que no dia 26/10 obteríamos, por meio do Diário Oficial, o resultado da tal remoção. Eu, particularmente, não havia criado muitas expectativas, dada a minha classificação (possuo pouquíssimos pontos...). Fiquei sabendo por intermédio da minha amiga Nerli (Santa Bárbara D'Oeste) que no Diário Oficial do dia 07/11 havia sido publicada a relação das vagas para a chamada dos remanescentes do concurso de 2003 e que haviam dois cargos livres na E. E. Maria José Maia de Toledo. Ela ficou imensamente feliz achando que já era suficiente para determinar a minha remoção, mas, infelizmente, não era. Foram, da escola, três cargos para remoção: um que era da minha amiga Simone, que exonerou para assumir seu cargo no TRT em Orlândia e os outros dois que eram potenciais, haja vista que eu e a minha amiga Renata, ambas professoras de Língua Portuguesa, havíamos pedido remoção. Isso significava que, ou eu, ou ela havia conseguido se remover. E hoje, dia 10/11, a relação com o resultado da remoção foi liberada nas D.Es. para a direção de cada escola, ficando a cargo de cada diretor, divulgar o resultado para os seus professores.
Perfeito! A minha agonia e a agonia de muitos professores estavam prestes a terminar. Recebi uma ligação de uma amiga, a Lizandra, professora de Artes que encontra-se lecionando em Campinas e que agora conseguiu ser removida para Bebedouro (Escola "Paschoal"). Também fiquei sabendo que a Luciana, professora de Matemática conseguiu se remover de Ribeirão Preto para Viradouro (fiquei muito feliz por elas!).
Enfim... quanto a mim... não foi dessa vez - deixa para o ano que vem... Acredito que a minha missão ainda não terminou... Fiquei só um pouquinho triste, afinal, queria ficar mais perto de casa, da minha família, da minha mãe, da minha filha, do meu marido... Desde Janeiro/2005 que estou fazendo esse itinerário: Bebedouro - Jundiaí // Jundiaí - Bebedouro pela Viação Danúbio Azul - empresa exclusiva nesse percurso e que, infelizmente, não possui nenhum ônibus direto e possui pouquíssimas opções de horário - a minha viagem dura proximadamente de seis a sete horas e não é nada fácil principalmente para quem faz isso toda a semana. Sem contar as malas - é mala que vai, mala que vem... mas, um ano passa tão rápido! Esse mesmo, de 2006, vôou! Parece que ontem foi Natal, hoje já estamos às voltas com o Papai Noel de novo!
Acredito que Deus sabe o que faz e que nada acontece em nossas vidas por acaso... Quero crer que, o que é meu está por vir e que seja o melhor! Confio em Deus... (e em Santa Rita de Cássia também...).
Ficar na E.E. Profa. Maria José Maia de Toledo, para mim, não é nenhum sacrifício, ao contrário. Aprendi muito nessa escola. Gosto muito da direção, da coordenação e dos funcionários: são pessoas incríveis com os quais mantenho uma relação profissional profícua e uma relação de amizade muito gratificante. Se a escola tem problemas? Obviamente que sim... tanto quanto qualquer outra escola, seja ela central ou de periferia, de grandes centros ou do interior... quem dá alma à escola são os alunos e... aluno é aluno em qualquer escola... Se não fosse pelo problema da distância, não haveria problema. Amo meu trabalho e sei que posso fazer mais e melhor, poderia ser em qualquer lugar, mas, quis Deus que eu continuasse na escola Maria José, Ok! 2007 está aí e promete - já estou cheia de planos!!!!! Meus aluninhos que me aguardem! Espero também poder contar com a presença dos mesmos professores desse ano. Criamos um vínculo de amizade muito bom e não gostaria de quebrá-lo.
Um ano... Mais um ano... Um ano passa rápido!!!!
Só espero que a Juraci me tolere mais um ano em Jundiaí... Haja chá, "Todo seu", "vinho" (só um pouquinho...), "Cidadão Brasileiro" (Ihhh! Tá terminando!!!!)... Só os nossos assuntos é que nunca terminam (graças a Deus!)...
Que venha 2007, que venham novos desafios, novos alunos, novos amigos, novos projetos... e que Deus me dê forças para vencer a distância e que conserve meu "Bem" assim: compreensivo, me incentivando a continuar e acreditando que essa é só uma fase da minha vida, da minha profissão pela qual eu tenho que passar, mas que no final, deixará uma enorme saudade!!!! Que Deus console a minha mãe, que hoje não parou de chorar!!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!