SEJA BEM-VINDO!!!

sábado, novembro 27, 2010

NARRATIVA DE AVENTURA

A proposta era revisar os Elementos da Narrativa:

"Alunos das 5ª séries, vamos produzir uma narrativa de aventura! Pode ser real ou fictícia, mas deve conter todos os elementos que compõem um texto narrativo: narrador, personagens, tempo, espaço, foco narrativo...   Usem a criatividade..."

E assim os alunos deixaram fluir a imaginação...

______________________

MONSTROS NO HOPI HARI
João Henrique dos Santos Cardozo- 5ª série A

Cada escola havia sido escolhida para participar da brincadeira de soletrar palavras em grupos. Três alunos iriam representar uma sala. Da 5ª série A, da EE Maurício Montecchi, foram escolhidos eu (João Henrique), o José Fernando e o Matheus Dourado.
Fomos para Jaboticabal para competir no torneio do "Soletrando". Estávamos indo bem. Na final, concorremos com a 8ª série da "Montecchi" e ganhamos.
Fomos para o Hopi Hari. Mal podíamos esperar! Estávamos muito animados, até que o motorista do ônibus disse:
__ Olhem pela janela esquerda.
Estávamos um pouco longe da praia, mas conseguimos ver um tiranossauro dentro da água. Eu, Larissa Tescute e José Fernando gritamos:
__ Oi Rex!!!!
O tiranossauro olhou para nós e acenou com a mãozinha. Continuamos a viagem.
Chegamos ao Hopi Hari, mas fomos direto para o Hotel. Iríamos ficar três dia lá e a professora Silvana disse:
__ Os meninos e as meninas terão seus quartos.
No dia seguinte, não havia ninguém no parque, mas mesmo assim brincamos muito e o dia passou rápido.
Já era noite e fomos para o hotel. As meninas disseram:
__ Boa noite, professora!
E a professora respondeu:
__ Boa noite, meninas!
E os meninos disseram:
__ Boa noite, professora!
E a professora disse:
__ Boa noite, pessoal! Durmam bem, descansem!
De repente ouvimos gritos da professora. Fomos para o quarto dela, mas ela havia sumido. Olhamos pela janela e vimos que ela estava sendo arrastada  por um monstro.
Eu e os outros meninos saímos correndo (de pijama) e começamos a dar socos no monstro. Foi quando ele soltou a professora. As meninas foram até ela e disseram:
__ A senhora está bem, professora?
__ Estou bem, meninas! Ajudem os meninos.
A Larissa Silva achou um podão e cortou o chifre do monstro. Foi então que o monstro chamou os seus amigos e as meninas vieram nos ajudar.
Quando vimos que não conseguiríamos vencer, eu, o José Fernando e a Larissa Tescute gritamos:
__ Oi Rex!!!
O tiranossauro veio bem rápido e nos ajudou.
No dia seguinte fomos embora e São Paulo estava livre dos monstros do Hopi Hari.

Nota da professora: As produções de texto do João Henrique são sempre muito criativas e surpreendem pelos pouquíssimos (quando existem) erros de ortografia. Ele sabe encadear muito bem as ideias, fazer uso de conectivos, colocação pronominal etc. Fica nítido que o João Henrique lê bastante e isso se reflete em suas produções. Além de leitor, João Henrique também já demonstrou gostar de cinema - de acordo com a temática da aula, ele sempre tem um comentário, uma crítica, uma sugestão sobre algum filme que ele já tenha assistido.