SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, janeiro 20, 2012

MEC CANCELA ENEM MARCADO PARA ABRIL


Empresa de risco afirma que ministério não tem condições de fazer duas edições por ano; prova será nos dias 3 e 4 de novembro

20 de janeiro de 2012 | 20h 30
Lisandra Paraguassu, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - O Ministério da Educação desistiu de fazer duas edições do Enem neste ano. A prova planejada para os dias 28 e 29 de abril foi cancelada. Relatório encomendado pelo MEC a uma empresa de análise de risco concluiu que não há estrutura para que o governo controle duas edições da prova em um ano. A edição única do Enem de 2012 será nos dias 3 e 4 de novembro.
A promessa de fazer duas edições existe desde que o ministro da Educação, Fernando Haddad, lançou o super Enem, em 2009. O próprio Haddad afirmou, em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro, na quinta-feira, que “o coroamento do Enem passa por duas edições por ano”.
A intenção era que os estudantes pudessem fazer duas provas ao ano e escolher a melhor nota para se candidatarem às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de vagas nas universidades federais. Um sistema semelhante ao SAT americano que, na verdade, tem várias edições anuais.
Até hoje, no entanto, o MEC não conseguiu transformar o plano em prática. Há um mês, foi contratada uma empresa, a Módulo, especializada em analisar riscos de operações, para fazer uma verificação em todos os processos que envolvem o Enem.
“Depois que ela conheceu todo o processo do Enem nós fizemos uma pergunta: queríamos saber se duas edições ao ano estressaria a máquina que foi montada para o evento”, explicou Haddad ao Estado. A conclusão é que o sistema não vai funcionar com duas edições ao ano – ao menos na atual estrutura.
O próprio ministro já havia dado indícios de que, apesar da promessa e da data marcada, o exame seria cancelado. Na quinta-feira, chegou a afirmar que a decisão da Justiça do Ceará, que obrigava o ministério a dar acesso de todos os 4 milhões de estudantes às suas provas de redação, só pioraria a situação. 
Problemas
Desde sua ampliação, em 2009, o exame já enfrentou diversos problemas. No primeiro ano, um funcionário temporário da gráfica onde estava sendo impressa a prova conseguiu sair com uma cópia e tentou vendê-la ao Estado, que denunciou o caso ao ministério. A provateve que ser cancelada e aplicada em dezembro.
Em 2010, problemas de impressão fizeram que um dos cadernos tivessem questões duplicadas. Outro problema foi uma falha na ordem das questões nos cadernos de provas e cartões de respostas.
Em 2011, um professor e um funcionário do Colégio Christos, de Fortaleza, usaram questões usadas em um pré-teste do Enem. Os dois foram indiciados pela Polícia Federal e a prova teve que ser cancelada para os estudantes. Depois disso, as disparidades nas notas de redação dos candidatos depois dos pedidos de revisão das notas trouxe mais dúvidas sobre o exame.
Haddad defende o exame. “São processos complexos. Temos que compreender isso e aperfeiçoar. E isso tem sido feito”, disse. “Não há no mundo um exame nacional do ensino médio que não passe pelos programas que enfrentamos aqui, como as tentativas de fraude.”
____________
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mec-cancela-enem-marcado-para-abril,825231,0.htm

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!