SEJA BEM-VINDO!!!

segunda-feira, outubro 12, 2009

O QUE É O MOVIMENTO EDUCACIONISTA?


O Movimento Educacionista tem origem nas idéias do professor Cristovam Buarque, que tem, há mais de vinte anos, defendendo que a educação é o caminho para o desenvolvimento nacional com igualdade de oportunidades para todas as pessoas. Avançando mais nas idéias de Manoel Bomfin, Paulo Freire, Leonel Brizola, Afonso Pereira da Silva, Herbert de Souza e Darcy Ribeiro, ele propõe que se organize um forte movimento social, reunindo gente de todos os partidos políticos e das mais diversas orientações religiosas e também as pessoas que não têm religião para se construir um programa político e social que tenha a educação como sua coluna vertebral e que possa pressionar as elites políticas, sociais, sindicais, religiosas e empresariais.

O resultado dessa pressão deve ser a conquista de um tratamento igualitário e de elevada qualidade para todas as escolas no país, independentemente do local onde ela esteja instalada, na periferia pobre das cidades ou nos bairros ricos, em uma cidade pequena ou em uma metrópole.

Para Cristovam Buarque, a educação é o caminho da transformação social porque é a forma de levar o conhecimento a todas as pessoas, por meio das ciências, das artes e da compreensão de si mesmo.

A educação é o fermento que pode fazer crescer a energia criadora de uma sociedade. Por isso, ele sustenta que políticas públicas devem ser criadas para garantir que a escola tenha qualidade, que os professores e professoras tenham salários dignos e formação de excelência. Assim, as crianças e jovens poderão aprender com o mesmo padrão de qualidade e escolher os caminhos que desejam para suas vidas.

O Brasil tem tudo para ser uma Nação formada por pessoas felizes, que realizam seus sonhos e constróem um futuro de respeito ao meio ambiente. Mas hoje é ainda um país desigual, com a maioria da população sendo tratada como cidadãos de segunda categoria. Estamos perdendo nossos recursos naturais para satisfazer a ganância de uns poucos e de outros países. Nossos jovens estão morrendo na violência das gradnes cidades e no trânsito. Queremos e podemos mudar isso. Desde que as pessoas tenham as mesmas chances, sejam tradas como seres humanos e não como marionetes de ideologias e de interesses estranhos.

Nossa causa é com as pessoas, com o mundo e com o futuro. Por isso escolhemos criar uma coisa nova. O Educacionismo é a evolução de todos os “ismos” que falharam porque queríam mudar o mundo ou só pela metade, ou só pela força, ou só para alguns. Queremos mudar o mundo para todos. Sem que a violência e a força sejam as ferramentas. Queremos fazer essa transformação valorizando as pessoas, pelo conhecimento, pela educação e pelas transformações que vão derivando e se conectando com a educação de qualidade para todas as pessoas.

O Educacionismo, tem uma idéia fixa na educação, mas não fica olhando somente para o caminho (a educação), olha para seu objetivo: uma sociedade justa, formada por cidadãos e cidadãs com capacidade de escolher seus caminhos, poder pensar e usufruir do livre arbítrio com responsabilidade. Uma sociedade formada por pessoas criativas e criadoras, que tenham acesso a bens e a oportunidades de realização de sua própria felicidade.

O Educacionismo é um movimento novo. Ainda nem tem no dicionário. Mas vai aparecer logo. Isto porque é um movimento pela liberdade. Uma ação da cidadania em favor das transformações que são necessárias e urgentes em nosso país. Por meio da educação para todos, com a mesma chance de todas as crianças e jovens estudarem em escolas de qualidade, que os prepare para o século XXI e para uma sociedade mais justa. O que queremos é progredir, com qualidade, justiça e igualdade de oportunidades.

O educacionismo é uma crítica severa e radical ao que está aí. À desigualdade, ao preconceito. À indiferença e à ganância.

Queremos e sabemos que podemos mudar o mundo, a partir de nosso próprio mundo, de nossa região e município, articulando um movimento nacional que questione as prioridades estabelecidas e coloque a educação como a prioridade central, articulando, a partir dela, as demais ações em favor do desenvolviemento de nosso país: saúde, emprego, saneamento, moradia, segurança, meio ambiente, justiça ... Por isso, sugerimos que você debata os seguintes pontos:

A civilização industrial do crescimento econômico se esgotou na depredação ecológica e na divisão social. Se continuar esse rumo, em poucas décadas, o aquecimento global desarticulará a economia e tornará impossível a vida em muitas regiões do planeta Terra. A desigualdade social se transformará em apartação social e quebrará o sentimento de semelhança entre os seres humanos.

O vazio de propostas voltadas ao futuro têm provocado o sentimento de “fim da história”, de “morte das ideologias” e “ausência de lideres”, e deixou a política acomodada, assistindo impotente à marcha para a catástrofe ecológica do aquecimento do Planeta e para a catástrofe ético-social da apartação global.

O Educacionismo defende a recuperação dos sonhos utópicos para o projeto civilizatório.

Nesse sentido, o que o Movimento Educacionista defende é uma educação libertadora, que promova a dignidade das pessoas e que promova a transformação social, incentivando a organização popular e a formação de uma forte consciência que supere a ideologia da discriminação que reina ainda no país.

Essa educação de qualidade produzirá como resultado um ser humano capaz de encontrar uma profissão que lhe permita criar (produto social) e sobreviver (como indivíduo e família). Com a escola de qualidade para todos os seres humanos, chegaremos à consciência global, com capacidade coletiva e pessoal para vislumbrar e deslumbrar-se com a beleza do mundo, entender e explicar a lógica do mundo físico, indignar-se com as injustiças, ter a consciência do dever (responsabilidade) e “a vontade de fazer o mundo melhor, mais belo”.

Como objetivo final da utopia educacionista, a humanidade será uma imensa rede universal de pessoas livre e conectadas, com acesso à cultura e aos experimentos necessários para criar uma sinergia intelectual capaz de fazer a humanidade avançar para além dos limites que hoje a ganância, as guerras, o consumo desenfreado e a vontade obsessiva de possuir coisas impõe ao progresso da espécie humana.

O educacionismo considera que o trabalhador do futuro deixará de ser operário e se transformará em operador, e que o capital-máquina será substituído pelo capital-conhecimento. Para tanto, a revolução educacional deverá ser capaz de ensinar um ofício moderno a cada jovem ainda no Ensino Médio. Deverá, ainda, ir além da educação de base, fazendo uma refundação da universidade brasileira e criando os necessários centros de geração de ciência e tecnologia, em todas as áreas do conhecimento, em cooperação entre os setores públicos e privados.

É um olhar para um futuro radicalmente diferente do nosso presente e das tendências que a sociedade e a economia atuais nos indicam. O que a economia atual fez foi produzir um mundo que está sendo ameaçado pela poluição, pelo aquecimento global, pela fome e pelas guerras. O mundo que desejamos e podemos construir é muito diferente. Mas precisamos começar já. Logo não haverá mais tempo!

O que podemos fazer

De uns anos para cá, Cristovam começou a promover mobilizações nas cidades por onde passava. Realizou caminhadas no centro das cidades para chamar atenção para o núcleo de sua proposta, a educação.

Isso motivou inúmeras pessoas. E aí surgiu a idéia de se criar Núcleos Educacionistas. Um meio de congregar pessoas para o debate e para a ação.

Uma coisa é certa. Não se consegue mudar nada de forma solitária. Precisamos nos unir. Juntar forças. Acreditar uns nos outros e umas nas outras. Formar um laço de solidariedade entre nós. Criar um movimento. Aí vamos construir algo que será irresistível. Que irá transformar nossas vidas e as vidas de todas as pessoas que nos cercam. Nossa proposta é começarmos a formar já esse movimento: o movimento educacionista. Que acredita que podemos mudar o mundo, criando condições para que as pessoas tenham as mesmas chances. Por meio da educação de qualidade e das exigências que isso traz. Relacionando a educação com o meio ambiente, a saúde, o trabalho e a luta contra a violência e contra a corrupção.

A inspiração organizacional e política dos Núcleos Educacionistas foram os Comitês da Cidadania contra a Fome, que mobilizaram milhões de pessoas na década de 1990 e que ainda geram frutos positivos no país.

Os Núcleos Educacionistas devem ter a mesma liberdade e espírito fraterno que motivaram os Comitês contra a Fome. Nenhuma barreira ideológica, religiosa, étnica, sexual, de renda ou qualquer outra pode existir. Os Núcleos são o espaço coletivo constitutivo e o mais importante do movimento. Qualquer pessoa pode criá-los. Em sua casa, na escola, no trabalho, no sindicato, na igreja, onde as pessoas interessadas possam se reunir e produzir idéias e planejar a ação.

Na cidade onde houver mais de um Núcleo será composta uma coordenação local. Os Núcleos organizam Fóruns Educacionistas municipais e estaduais, que funcionam como o congresso do movimento. Nesses espaços, escolhem sua coordenação.

Hoje, estão sendo organizados Fóruns Estaduais. Já foi realizado um em Brasília e Entorno do DF. O de São Paulo é agora no dia 28 e 29 de novembro. O de Mato Grosso e o de Mato Grosso do Sul devem ser em breve. Nesse processo deverá ser organizado o Congresso Nacional do Movimento no primeiro semestre de 2009.

Para promover o movimento e chegar ao Congresso, criou-se uma coordenação nacional e coordenações regionais do movimento. São coordenações provisórias.

Essa organização toda é para dar mais operacionalidade ao movimento, mas não se prevê nenhum grau de hierarquia nessas instâncias. A proposta é se fazer o possível para que as decisões sejam por consenso e as instâncias todas se vejam como de igual importância.

Núcleos começam a trabalhar

Atualmente há 70 Núcleos registrados na Coordenação Nacional (provisória), com 6.000 educacionistas. Um balanço rápido da atuação desses Núcleos nos mostra que entre o ideal maior do movimento e a possibilidade de atuação de cada Núcleo.

O primeiro passo é o mais importante: formar um grupo, uma pequena coletividade, que daremos o nome de Núcleo Educacionista.

Cinco, seis pessoas, para o começo. Pessoas que concordam com você, que a educação tem um papel estratégico na mundança da sociedade.

Reúna amigos e companheiros de trabalho, da igreja, sindicato ou associação comunitária. Podem ser familiares, vizinhos e vizinhas. Escolha uma pessoa que possa coordenar o Núcleo e informe o endereço, telefone e email para a coordenação nacional para receber os materiais do movimento e estar sempre informado(a) dos próximos encontros e atividades.

No portal da rede social (http://educacionista.ning.com) ou no portal do jornal Educacionista (http://www.educacionista.org.br/jornal) você encontra meios de comunicação com outros educacionistas e poderá trocar idéias e aperfeiçoar essas sugestões. Se quiser, pode também escrever para:

Movimento Educacionista

QND 7 casa 40, Taguatinga Norte
72120-070 Brasília -Distrito Federal

.Atualizado pela última vez por Movimento Educacionista 20 Jan.

___________________________
Fonte: http://educacionista.ning.com/notes/O_que_%C3%A9_o_Movimento_Educacionista

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!