SEJA BEM-VINDO!!!

terça-feira, julho 20, 2010

LIVROS: DICAS DE LEITURA POR THALITA REBOUÇAS

20/07/10

Thalita Rebouças dá dicas de leitura para os adolescentes


Ela conseguiu tirar do computador um pessoal que não sai da frente das redes sociais. Para onde eles foram? Para os livros de Thalita Rebouças, a escritora teen do momento. Ela já publicou nove livros para o público adolescente, ultrapassou os 100 mil exemplares vendidos e foi entrevistada aqui no Canal Futura, por Helena Lara Rezende, pra quem contou como é viver rodeada pelas angústias do universo adolescente. Você perdeu? Fique ligado, nós vamos reprisar no Sala de Notícias Entrevista desta sexta (23).

No bate papo com o site do Canal Futura, a escritora revelou que também passou pela fase de torcer o nariz para os livros e dá dicas de leitura para os jovens. Confira.


Como surgiu a série Fala Sério?

Eu queria fazer um livro de crônicas que falasse do cotidiano do adolescente. Eu me lembro que gostava muito de ler quando criança, mas fui largando esse hábito lá pelos 13 anos de idade. Não sei porquê, mas os adolescentes começam a implicar com livros nessa época. Quando eu comecei a ler Luis Fernando Veríssimo, Fernando Sabino, voltei a gostar de ler. Eu escrevi o meu primeiro livro pensando nisso, o Traição Entre Amigas. Depois veio o Tudo por um Pop Star e o Fala Sério, Mãe!, que acabou virando série.


O que você acha que os pais e professores podem fazer para os adolescentes gostarem de ler? Você acha que “gostar de ler” é uma coisa que se aprende?

Acho. Totalmente. Cabe a eles estimular isso. Acho até que é mais uma missão dos pais. As crianças que vêem os pais lendo, vão ter mais vontade de pegar no livro, conhecer... Acho que os pais podem estimular os filhos dando livros de presente. Mas livros legais, que eles gostem, que tenham a ver com a vida deles.


Você criou uma campanha de incentivo à leitura. Como funciona o “Ler é bacana”?

Ler é bacana é a minha resposta pra quem diz que ler é chato. E olha que eu ouço muito isso, quando visito alguma escola. Aí eu pensei em criar essa campanha. Levo broches com a mensagem nas palestras que dou nas escolas e nos eventos literários. Já cheguei a distribuir 20 mil na Bienal! É uma mensagem que eu quero passar, afinal, ler é bacana, sim. É tudo de bom.


Qual foi o livro que marcou a sua adolescência?

Nunca vou esquecer de Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva.


O que você indica para os adolescentes lerem? Vamos montar um top5?

Primeiro esse livro super especial, que é Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva. Vamos lá: 2) O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger. 3) a biografia da Leila Diniz, escrita pelo Joaquim Ferreira dos Santos: Leila Diniz – Uma revolução na praia. Eu adoro biografias e esta é muito legal para os jovens saberem como foi aquela época e como a Leila conseguiu mudar as coisas mesmo sendo bem nova. 4) A Companheira de Viagem, do Fernando Sabino e 5) todos os Comédia da Vida Privada, do Luis Fernando Veríssimo, que ninguém pode deixar de ler.


Quer mais? Não perca o Sala de Notícias com Thalita Rebouças, sexta (23), às 14h30.
Tem reprise às 20h30!






_________________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!