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segunda-feira, julho 05, 2010

IDEB: VEJA O RESULTADO POR ESTADO

05/07/2010 - 00h01

Ideb 2009: somente cinco municípios têm educação de país rico nos anos finais do fundamental

Rafael Targino
Em Brasília
Somente 0,09% dos municípios (cinco entre 5.498) atingiram a nota 6, considerada meta, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas. É o que revela a análise dos dados por cidades divulgados pelo MEC (Ministério da Educação). Nos anos iniciais, a situação é um pouco melhor: 405 de 5.467 municípios avaliados – 7,4% do total – já chegaram à meta.
A nota 6 foi estabelecida como padrão pelo MEC de acordo com os índices obtidos pelos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Esse total precisa ser alcançado pelos anos iniciais em 2021 e, pelos anos finais, em 2024. No Ideb de 2009, divulgado neste ano, a nota do Brasil está em 4,6 no primeiro caso e em 4,0 no segundo.

São Paulo

As cidades maior pontuação no Ideb nos anos iniciais e finais do ensino fundamental em escolas públicas são paulistas.
Cajuru (a 311 km de São Paulo), com nota 8,6 (em uma escala que vai até 10), foi a primeira colocada entre todos as cidades do Brasil na categoria até a 4ª série do ensino fundamental. Já Jeriquara (a 438 km da capital paulista) conseguiu o Ideb mais alto nas séries finais do ensino fundamental: 6,6.
A cidade líder na comparação até a quarta série cresceu sua nota em 3,4 pontos desde o primeiro Ideb, de 2005. Jeriquara mais do que dobrou o índice em quatro anos: saiu de uma nota 3 em 2005 para o 6,6 em 2009.
Segundo Carlos Eduardo Sanches, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), a própria característica das políticas educacionais impede uma melhora mais acelerada. “A gente não vai conseguir saltar tão rapidamente para os percentuais [de meta]”, disse. “Começa a aparecer agora o resultado de todo esse investimento [em educação], mas é algo de longo prazo.”
Ele citou o ensino fundamental de nove anos como um dos fatores que podem provocar melhora nos índices. “Os três primeiros anos reservamos para a alfabetização. Conseguimos também aumentar o número de matriculas na educação infantil. [A criança que passa por ela] Tem uma trajetória escolar melhor”, afirma.
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