SEJA BEM-VINDO!!!

terça-feira, fevereiro 09, 2010

09 DE FEVEREIRO: MORRE ARY BARROSO


ARY BARROSO

Nasceu e morreu sob o signo da música


Gozador, ranzinza, vaidoso, genial: assim foi Ary, um dos maiores compositores da história. Sua obra-prima, Aquarela do Brasil, é um hino extra-oficial do País.
Ary Barroso
Ary Barroso
O programa se chama Calouros em Desfile. O candidato, nervoso, querendo agradar o apresentador, canta:

Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus velsos.

A voz rascante e mal-humorada do autor da música interrompe:
“O senhor vai cantar em seus velsos onde quiser. Nos meus versos, aqui, o senhor não canta.”
Era assim Ary Evangelista Resende Barroso, mineiro de Ubá, nascido a 7 de novembro de 1903, autor de No Ta­buleiro da Baiana, Canta Brasil, No Rancho Fundo, Baixa do Sapateiro, entre tantos clássicos.
Deve ter sido mimado pela avó Gabriela e pela tia Ritinha, que o criaram depois que perdeu os pais aos sete anos. A tia, pianista do Cine Ideal, fazia fundo musical para filmes mudos. Com ela, aprendeu a tocar. Técnica eficiente: o garoto tinha de percorrer o teclado com um pires nas costas das mãos. Se caísse o pires, Rita o castigava com vara de marmelo.
Aos 12 anos já se reveza com a tia no Cine Ideal e aos 14 toca Wagner, Beethoven e Chopin. Passa a compor aos 15 anos.


Juiz por 15 dias


Em 1921, Ary vai para o Rio estudar Direito. Leva pequena fortuna: 40 contos de réis, herdados de um tio. O dinheiro só dura até o terceiro ano da faculdade e Ary volta a tocar em cinemas. Interrompe o curso e volta a compor. Faz músicas para Olegário Mariano e Luiz Peixoto, que preparam o espetáculo de teatro de revista Laranja da China.
Retoma os estudos e em 1930 se forma. Ganha prêmio num concurso de marchinhas e casa com Ivone, filha da dona da pensão onde almoçava. Será sua companheira da vida inteira. Explicaria anos depois:
“Ivone não gosta de futebol, samba ou noite - essa é a razão do sucesso do nosso casamento.”
Tenta mudar de vida e toma posse como juiz em Nova Resende, Minas. Desiste da carreira em 15 dias e volta ao Rio. Vira pianista de rádio, continua a fazer música para teatro de revista. Estrelas como Mário Reis, Sílvio Caldas, Francisco Alves e Carmen Miranda passam a gravar músicas dele. Trabalha como locutor esportivo, humorista e apresentador de programa de calouros.
Narrando futebol, fica famoso com a gaitinha de boca que toca a cada gol e também por sua descarada torcida pelo Flamengo. Com calouros era rigoroso. Em 1937, trabalhando na Rádio Tupi, instituiu o gongo para desclassificar candidatos no programa Calouros em Desfile.


Capricho do destino


Sua obra-prima nasce em noite de chuva. Sem poder sair de casa, vai para o piano. Enquanto mulher e cunhado conversam, nasce um samba. O tom é otimista, para contrabalançar o pessimismo com que o brasileiro vê o País em 1939.
Aquarela do Brasil lhe dá fama internacional. Passa a fazer trilhas para filmes americanos, apresenta-se nos Estados Unidos. Walt Disney o convida para diretor musical de seus filmes. Ary agradece, mas não aceita: em Hollywood não tem Flamengo.
Nos anos de 1950, liderava a briga contra autores do samba-canção abolerado. Dizia que era do “telecoteco”, não do “sambolero”. Torceu o nariz para a bossa nova.
No fim da década, sentia-se esquecido. Pensou até em adotar pseudônimo americanizado. O boêmio começava a receber sinais da cirrose hepática. O destino que prega peças é o mesmo que providencia homenagens sutis: Ary se foi num domingo de carnaval, 9 de fevereiro de 1964, enquanto a escola de samba Império Serra no desfilava na avenida, tendo por enredo Aquarela do Brasil.

Reprodução/AB
“O melhor produto do Brasil ainda é o brasileiro.”
Câmara Cascudo
Luiz Henrique Gurgel
______________
Fonte: http://www.almanaquebrasil.com.br/ilustres-brasileiros/nasceu-e-morreu-sob-o-signo-da-musica/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!