SEJA BEM-VINDO!!!

domingo, junho 20, 2010

19/06 - DIA DO CINEMA BRASILEIRO

No dia 19/06 é comemorado o dia do Cinema Brasileiro. O Canal Futura preparou uma lista com alguns dos melhores filmes nacionais. Confira:


18/06/10

Dia do cinema brasileiro: o Canal Futura indica 15 filmes que você não pode perder


Dia 19 de junho é o dia do cinema brasileiro. O Canal Futura preparou uma lista com indicações de 15 filmes nacionais que você não pode deixar de ver. É só escolher um, passar na locadora e comemorar a data em homenagem à nossa produção nacional.

Dê a sua dica de filme brasileiro no Twitter no Canal Futura. Envie uma mensagem para @Canalfutura com a sua sugestão.


15 filmes brasileiros que você não pode perder:

1. Central do Brasil – Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Um dos relatos que Dora tem que transcrever é o de Ana, que vai escrever uma carta com o filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e leva-o para o interior do nordeste à procura do pai. Diretor: Walter Salles.


2. O homem que copiava – André (Lázaro Ramos) tem 20 anos e o segundo grau incompleto. É operador de fotocopiadora na livraria e papelaria J. Gomide, trabalha com Marines (Luana Piovani), no 4º Distrito, em Porto Alegre. Ganhamal, paga as prestações da TV e mora com a mãe. Gosta de desenhar e gosta de Sílvia (Leandra Leal), sua vizinha, a qual ele espia toda noite de sua janela. André precisa desesperadamente de trinta e oito reais para comprar um chambre de chenile para chamar a atenção de Sílvia que é vendedora da loja. Para conseguir se aproximar do seu amor, André tem uma idéia: copia uma nota de 50 reais e consegue trocar por uma nota verdadeira. A partir daí muita confusão acontece com a vida de André, Cardoso (Pedro Cardoso), Sílvia e Marines. Diretor: Jorge Furtado.


3. Abril Despedaçado – Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois : os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho. Diretor: Walter Salles.



4. Onibus 174 – O documentário também é uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o sequestro de um ônibus na zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do sequestro é contada paralelamente à história de vida do sequestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento. Diretor: José Padilha.


5. Edifício Master – Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas. Diretor: Eduardo Coutinho.


6. Cidade de Deus – O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa. O verdadeiro protagonista é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, no começo dos anos 80. Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé (Alexandre Rodrigues). Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, Buscapé descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional. Diretor: Fernando Meirelles.


7. Meu nome não é Johnny – João Guilherme Estrella (Selton Mello) é um típico jovem da classe média. Inteligente e simpático, é adorado pelos pais e popular entre os amigos. Abusando do espírito aventureiro e boêmio, torna-se rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Investigado pela polícia, é preso e seu nome chega às capas dos jornais. Baseado em história real. Diretor: Mauro Lima.

8. O ano em que meus pais saíram de férias – O ano é 1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo. Diretor:Cao Hamburger.

9. Terra Estrangeira – O filme trata da solidão vivida pelos imigrantes. Conta a história de Paco (Fernando Alves Pinto), que deseja conhecer a terra de sua mãe. Após a morte dela, e sem dinheiro após o confisco promovido por Collor, Paco aceita entregar um pacote misterioso, a pedido do também misterioso Igor, em Portugal, em troca do custeio da viagem. Em fuga para a Espanha, Paco é perseguido por bandidos interessados no pacote, que trazia um violino com diamantes escondidos. Diretor: Walter Salles.



10.
 Macunaíma - Macunaíma é um herói preguiçoso e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de negro (Grande Otelo) virou branco (Paulo José). Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade. Diretor: Joaquim Pedro de Andrade.



11. Estômago - Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato (João Miguel), se arranja, ao invés disso, por um caminho à parte: ele cozinha. Nonato é um dos muitos migrantes que partem em direção à cidade grande na esperança de conseguir uma vida que lhe permita, no mesmo dia, almoçar e jantar. Contratado como faxineiro em um bar, Raimundo descobre seu talento nato para cozinha. Diretor: Marcos Jorge.



12. Bendito Fruto – Durante os 9 meses de duração da novela "Primeiro Amor" Maria (Zezeh Barbosa), Edgar (Otávio Augusto), Virgínia (Vera Holtz), Telma (Lúcia Alves), Choquita (Camila Pitanga) convivem juntos. O ponto de encontro é o pequeno salão de cabelereiro de Edgar, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro, por onde todos passam. Neste período Maria, que é amante de Edgar, tem sua vida transformada para sempre. Virgína, amiga de infância de Edgar, sofre um acidente com uma tampa de bueiro. Anderson (Evandro Machado), filho de Maria, volta da Europa com uma novidade: Marcelo Monte (Eduardo Moscovis), seu namorado, que é também o galã da nova novela das oito. Diretor: Sérgio Goldenberg.
 
13. Tropa de Elite – A história se passa em 1997, quando o papa João Paulo II visitará o Rio de Janeiro, e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a tropa de elite da polícia do Rio de Janeiro, é encarregado de sua segurança. O Capitão Nascimento (Wagner Moura) é o comandante do esquadrão designada. Ele quer deixar o posto, pois está prestes a ser pai e tem ataques freqüentes devidos ao estresse e a dificuldade de realizar o seu trabalho na corporação, mas precisa antes encontrar um substituto à altura. Aos poucos, começa a enxergar como candidatos os aspirantes Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro), amigos de infância que dividem a mesma indignação com toda a corrupção que vêem na polícia convencional, ou seja da Polícia Militar. Diretor: José Padilha. 


14. As melhores coisas do mundo - Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais. Diretor: Laís Bodanzky.


15. Fala Tu - A vida, os sonhos e a intimidade de três rappers cariocas que fazem uma crônica musical da cidade. Macarrão, 33 anos, pai de duas filhas, é apontador do jogo do bicho e morador do Morro do Zinco, no Estácio. Combatente, 21 anos, trabalha como operadora de telemarketing, frequenta a Igreja do Santo Daime e mora em Vigário Geral. Toghum, 32 anos, é vendedor de produtos esotéricos, budista e morador de Cavalcante.





______________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!