SEJA BEM-VINDO!!!

quinta-feira, novembro 19, 2009

PROJETO ÁGORA: DESAFIO MUDANÇAS CLIMÁTICAS 2009

DESAFIO MUDANÇAS CLIMÁTICAS 2009


O Desafio Mudanças Climáticas 2009 é um projeto educacional dirigido aos alunos do Ensino Fundamental II. Foi idealizado pelo Projeto Ágora (instituição que reúne várias empresas e indústrias ligadas à cadeia produtiva da agroenergia) em parceria com a Editora Horizonte (que publica a revista Horizonte Geográfico, entre outros produtos editoriais ligados à educação e meio ambiente) e conta com o apoio institucional das Secretarias de Educação dos Estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal. Os principais objetivos são:

a) Envolver os alunos no debate sobre mudanças climáticas.
b) Estimular nos alunos a percepção do ambiente que os cerca.
c) Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
d) Envolver os professores em um trabalho interdisciplinar.
e) Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional.
f) Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A questão das mudanças climáticas é um dos principais desafios da humanidade para o século 21. É muito importante que as novas gerações entendam bem a complexidade do assunto para que, no futuro, também participem do grande esforço planetário em reduzir as emissões de gases poluentes que contribuem para a formação do efeito estufa, um dos fatores mais relevantes para o aquecimento global.

Levar essa discussão para dentro da sala de aula é um dos primeiros passos para que os jovens de hoje se transformem em adultos responsáveis e críticos. Transformar uma ideia em realidade na sala de aula é uma das tarefas mais difíceis e importantes da educação. Mas, quando se vê o resultado, depois de algum tempo de trabalho, todo o esforço é recompensado.

Nossos alunos de 7ªs e 8ªs séries participaram deste excelente Projeto, tirando fotos e produzindo textos a partir das mesmas, sendo selecionados os seguintes trabalhos:

O PLANETA EM NOSSAS MÃOS


O Planeta Terra está cada vez mais destruído; está pedindo socorro.
Somos os culpados dessa tragédia que está prestes a acontecer.
Com a correria do nosso dia-a-dia, nem sequer percebemos que coisas simples como jogar o lixo no lixo, ajudaria e muito a conservarmos o nosso planeta. Não existir um local apropriado para jogar o lixo piora o que chamamos de Aquecimento Global.
Todo lixo que jogamos no chão é recolhido e queimado, isso prejudica não só a população, mas também o planeta.
E não é só o lixo que prejudica; as queimadas de cana, as fumaças das indústrias e carros.
O planeta vai reagir contra tudo, aliás ele já está reagindo, podemos ver isso nessa troca de clima que estamos vivendo, algumas cidades estão a quase seis meses sem nenhum sinal de chuva, enquanto outras estão completamente alagadas.
Algum dia isso vai ter que acabar. Sabemos que o planeta é muito mais resistente que nós, então se não quisermos ter um final triste nessa história, é melhor abrirmos os olhos e tentar reverter essa situação e fazermos com que ele possa respirar em paz.


Taynara Alessandra Fernandes, 8ª série A


---------------------------------------------------------------------------------------------------

AS MUDANÇAS DO NOSSO PLANETA



As fotos apresentadas nos mostram o que realmente está acontecendo no mundo inteiro e não apenas no Estado de São Paulo.
Em todos os Estados do Brasil fica claro que um dos problemas mais graves que afetam o meio ambiente é o das queimadas, seja de cana, de lixo, de matas etc.
Importante também citar o problema do lixo. Pessoas jogam lixo nos rios poluindo-os, nas ruas, entupindo os bueiros e causando enchentes e tudo isso é muito prejudicial ao nosso planeta.
É preciso preservar o ar que respiramos: respeitar as árvores, o verde e combater o desmatamento.
A fumaça, venha de onde vier, prejudica a qualidade do ar e todos nós temos que colaborar. Se cada pessoa fizer sua parte, podemos ter um mundo melhor, sem ar poluído, sem lixo nas ruas, nos rios etc.




Anderson Rosa Cascalho, 7ª série A

------------------------------------------------------------------------------------------------------


HOJE EM DIA NO NOSSO PLANETA




A exibição das duas fotos declara o que está acontecendo realmente no mundo inteiro.
Com relação a primeira foto: é uma árvore cuja aparência não está de acordo com o que deveríamos ver. Ela está totalmente queimada, acabada, inutilizada. Não se sabe por que fizeram isso com essa pobre árvore, mas quem fez isso não sabe que quando árvores são queimadas, está se desencadeando o aquecimento global.É importante que todos se conscientizem disso.
Na segunda foto: observa-se que isto está acontecendo em todo o mundo:queimadas de lixos e entulhos ao invés de reciclar .Imagina-se porque essas pessoas colocam fogo, mesmo sabendo o que está para acontecer, ou o que está acontecendo. Hoje em dia o clima está descontrolado: um dia frio e o outro calor. As estações do ano não são mais regulares.
É possível reverter esse quadro. Temos que fazer o possível para que o mudo não fique pior.




Adenes Batista Barbosa, 7ª série A

_______________________________
Fonte: http://eedomingosparo.schools.officelive.com/ageda.aspx

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!