SEJA BEM-VINDO!!!

segunda-feira, novembro 02, 2009

QUAL A MELHOR RELIGIÃO?

Recebi por e-mail essa mensagem de uma pessoa muito querida, minha tia Virginia Gamboni. As palavras contidas na referida mensagem tocaram fundo no meu coração e, por isso, resolvi compartilhá-la.




Breve diálogo entre o teólogo Leonardo Boff e Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

“ No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre povos, no qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

“Santidade, qual é a melhor religião?” (Your holiness, what’s the best religion?)


Esperava que ele dissesse:
 
“É o budismo tibetano” ou “São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo.”
 
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos – o que me desconcertou um pouco, porque eu sabia da malicia contida na pergunta – e afirmou:
 
“A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor.”
 
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar;
 
“O que me faz melhor?”


Respondeu ele:
 
“Aquilo que te faz mais compassivo” (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... Mais ético...

A religião que conseguir isso de ti é a melhor religião..."
 
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando a sua resposta sábia e irrefutável...
 
Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não religião.
O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...
 
Lembremos:


“O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos”.

A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física. Ela está também nas relações humanas. Se eu ajo com o bem, receberei o bem. Se ajo com o mal, receberei o mal.

Aquilo que nossos avós nos disseram é a mais pura verdade: “terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros”.

Para muitos, ser feliz não é questão de destino. É de escolha. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!