SEJA BEM-VINDO!!!

terça-feira, novembro 17, 2009

SARESP - CERCA DE 2,8 MILHÕES DE ALUNOS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE SP FAZEM PROVAS NESTA TERÇA-FEIRA

17/11/2009 - 07h10


Cerca de 2,8 milhões de alunos das redes estadual e municipal de SP fazem provas nesta terça

Da Redação
Em São Paulo

Cerca de 2,8 milhões de estudantes das redes estadual e municipal de São Paulo participam de avaliações de ensino. A partir desta terça-feira (17), começam a ser aplicados o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a Prova São Paulo, avaliação da rede municipal da cidade de São Paulo.

Participam do primeiro 2.474.817 alunos, sendo 1.780.122 de escolas estaduais, 625.950 de escolas municipais e 68.745 de escolas particulares. Na Prova São Paulo, que está na 3ª edição, é prevista a participação de 335 mil estudantes de escolas públicas paulistanas.

Saresp

Escolas da rede estadual realizam nesta terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19) o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O exame estava previsto para ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, mas teve que ser adiado, pois a empresa organizadora da prova --Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação)-- não havia conseguido cumprir os prazos estabelecidos.

Alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio serão avaliados nas disciplinas de língua portuguesa e redação, matemática e ciências humanas (geografia e história).

Devem fazer a avaliação 2.474.817 estudantes do Estado, sendo 1.780.122 de escolas estaduais, 625.950 de escolas municipais e 68.745 de escolas particulares.

A secretaria afirma que, neste ano, o Saresp exigiu uma logística maior em virtude da inclusão de novas disciplinas (história e geografia) e da adesão de alunos de escolas municipais e particulares. Mais de 20 tipos de provas por série e disciplina foram preparadas como medida de segurança contra vazamento. A pasta prevê a impressão de cerca de 7 milhões de provas.

A avaliação ganhou importância depois de o Estado instituir bonificação por mérito aos professores da rede com base no desempenho dos alunos.

Prova São Paulo

A Prova São Paulo vai avaliar alunos dos 2º, 4º, 6º e 8º anos do ensino fundamental, além de estudantes do PIC (Programa Intensivo do Ciclo I). Os primeiros terão que responder 20 itens; os segundos, 32. O exame tem duração de três horas e contempla as disciplinas de português e matemática.

Esta edição da prova é composta por questões de múltipla escolha de português e matemática. Como os resultados são nominais, será possível avaliar o progresso de cada estudante da rede. Assim, como em 2008, os critérios de elaboração da prova obedecerão novamente à escala Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) --índice utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar os alunos de todo o país.

As provas são elaboradas por educadores da própria Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo. Os resultados serão encaminhados para as DREs (Diretorias Regionais de Educação) e para as escolas da rede.

A avaliação será aplicada pelos próprios professores das escolas. Aqueles que lecionam português aplicarão as provas de matemática e vice-versa, com o cuidado de não avaliarem turmas nas quais lecionam. Alunos com necessidades educacionais especiais farão as mesmas provas dos demais estudantes. O material, porém, será adaptado para eles, que contarão com aplicadores especiais (ledor ou escriba).

____________________
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/11/17/ult105u8891.jhtm

4 comentários:

Fernanda Maria Fornazieri Musto Gurgel disse...

DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA: MAIS UMA VEZ O PREVISIVEL.

Programa Magdalena
19/11 - Desorganização à toda prova


Desorganização à toda prova

Não adiantou o governo paulista adiar em uma semana as provas do Saresp, sistema de avaliação do ensino estadual, por problemas no preparo das provas.

O primeiro dia do exame revelou a distribuição de folhas de respostas incompatíveis com as provas de português e matemática, além de uma questão apresentada sem figura.

Araraquara foi destaque na imprensa e em portais da internet com as questões de geografia misturadas com português.

A secretaria da educação se limitou a dizer que o erro foi no empacotamento das provas e que são fatos ‘normais’.

Num estado que aprova sem saber ler e escrever, entrega cartilhas com dois Paraguais, palavrões e outros erros grosseiros, tudo soa ‘normal’. (Álvaro Taniguti)

fonte:http://www.radiomorada.com.br/Home/Default.aspx
ESTÁ ACONTECENDO EM ARARAQUARA MAIS UMA VEZ O PREVISIVEL:
AS REITERADAS IRREGULARIDADES NA DIRETORIA DE ENSINO DE ENSINO DE ARARAQUARA QUE FORAM DENUNCIADAS PELOS APLICADORES AO JORNAL TRIBUNA IMPRESSA DA CIDADE DE ARARAQUARA NAÃO FORAM TRATADAS COMO "IRREGULARIDADE", JÁ PODEMOS CLASSIFICAR ESTAS DIRETORIA COMO A MÁGICA CONSEGUEM FAZER DESAPARECER DA MENTE DOS GOVERNANTES ATÉ OS INDICIOS DE IRREGULARIDADES, OU PORQUE NÃO DIZER "ARARAQUARA A TERRA DA DIRETORIA DA FANTASIA" - NAMARIA ME REPOSNDE POR FAVOR,
QUAL É O INTERESSE DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EM DIVULGAR QUE O QUE OCORREU NAQUELA DIRETORIA FOI "NORMAL"? PORQUE NÃO AVERIGUAR E OUVIR OS DENUNCIANTES, ALUNOS, PAIS DE ALUNOS, FISCAIS, APLICADORES ETC? - LEIAM AMIGOS LEITORES DESTE NOTAVEL E HONESTO BLOG A NOTICIA JORNAL TRIBUNA IMPRESSA - Cidade Araraquara - SP.
Manchete: 18/11/2009 - Vazamento de prova de geografia compromete Saresp.
COMO NAS DIRETORIAS ABAIXO RELACIONADAS?
SERÁ QUE É MEDO DE SE CONSTATAR QUE ESTA DIRETORIA EXISTE UM SE SÉRIO PROBLEMA de "esquema de corrupção", sendo assim o governo Tucano não quer ver vir A TONA o esquema deu origem ao "ESQUEMÃO DE NOTAS FISCAIS FRIAS" dos diretores de escola?".
CONTINUA A IMPNIDADE À DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA:
COMUNICADO DA SEE-SP.

Fernanda maria Fornazieri Musto Gurgel disse...

Comunicado
Aos Dirigentes Regionais de Ensino, Supervisores de Ensino,
Diretores de Escola e Professores,
O Secretário da Educação, à vista das reclamações e denúncias
chegadas ao seu conhecimento, por intermédio da Ouvidoria da Pasta
e de veículos de comunicação, envolvendo a aplicação de provas do
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo –
SARESP, e considerando a necessidade de se proceder à apuração dos
fatos e de garantir aos alunos e equipes pedagógicas o pleno exercício
de seu direito à participação nesse processo, comunica aos interessados
o que se segue:
a Ouvidoria registrou as reclamações e questionamentos
enviados pelos Dirigentes Regionais de Ensino a esta Secretaria,
envolvendo as seguintes escolas:
1. EE Profª Darci Lopes - DE/Jacareí
2. EE Graciema Baganha Ribeiro - DE/Marília
3. EE Prof. Luiz José Dias - DE/Apiaí
4. EE Profª Benedita de Resende - DE/Leste
5. EE Bairro Galo Branco - DE/São José dos Campos
por intermédio da Ouvidoria da Fundação para o Desenvolvimento
da Educação – FDE, e da Central de Atendimento desta
Pasta, chegaram a esta Secretaria reclamações de supostas
irregularidades ocorridas nas seguintes unidades:
1. EE Prof. Orlando Ellero, em Vargem Grande Paulista
2. EE Prof. Galdino Moreira, no Guarujá
3. EE Profª Otília de Paula Leite, em Salto
4. EE José Antonio Santana, em Guaraci
5. EE Zenaide Pereto, em Mococa
6. EE Nancy de Oliveira Fidalgo, DE Leste
7. EE Profª Beatriz Lopes, DE Sul 3
Segundo notícia veiculada em revista de grande circulação,
há notícia de possíveis irregularidades ou fraudes ocorridas em
Franco da Rocha, na EE Benedito Aparecido Tavares, e em São
José dos Campos, na EE Lourdes Maria Camargo e na escola
municipal Leonor Pereira Nunes Galvão.

Fernanda Maria Fornazieri Musto Gurgel disse...

Houve algum problema com o Saresp, na sua escola?

Se houve, oficie, imediatamente, à Diretoria de Ensino, relatando os casos ocorridos, até para não ser prejudicado, mais tarde, no bônus.

Envie uma cópia desse ofício à Udemo Central.

Veja, abaixo, uma matéria sobre as barbaridades do Saresp.

Matéria publicada no site FOLHA ONLINE - 19/11/2009 - 08h27
Exame para 2,5 milhões de alunos de São Paulo apresenta falhas


do Agora
da Folha de S.Paulo
da Folha Ribeirão

Depois de ser adiado em uma semana, o Saresp, exame do governo paulista que avalia os alunos da rede, foi marcado por novos problemas na quarta-feira (18), quando foram realizadas as provas de português e matemática.

Parte dos alunos recebeu provas em que a folha de respostas não era compatível com o caderno de perguntas, e em uma questão faltou uma figura.

Os problemas foram identificados pela reportagem em Mairiporã, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar, na Grande SP, e em Atibaia (64 km da capital).

O Saresp avalia a situação das escolas e da rede e é o principal fator considerado para pagamento de bônus por desempenho aos professores. Participam 2,5 milhões de estudantes.

A avaliação inclui 26 tipos de prova, com 24 questões de múltipla escolha cada uma. As questões são as mesmas, mas a ordem delas é alterada para dificultar a cola entre os alunos.

Com o erro nas provas, estudantes se confundiram na hora de passar a resposta para o gabarito e chegaram a rasurar a folha. Eles dizem temer que haja distorções na correção e que ela seja feita à mão, e não por meio digital, como previsto.

O aluno Vinícius Timm de Alencar, 19 anos, contou que, após 30 minutos de prova, a diretora da escola apareceu na sala, quando foi detectado o erro. "Ninguém sabia o que fazer. Aí, mandaram a gente riscar o número da folha de respostas e colocar igual ao da prova."
"Essa confusão gera um estresse para os alunos, o que prejudica os resultados", diz Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.

A Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual) disse que deve entrar com medidas judiciais contra o Saresp. Uma pergunta do teste de matemática do 3º ano pedia a observação de um polígono, que não aparecia na prova.

Em outro erro, uma escola de Araraquara (273 km a noroeste de SP) recebeu as provas de geografia misturadas com as de português. As questões de geografia deveriam ser abertas apenas hoje, quando também acontece a prova de história.

O Saresp, que deveria ter sido aplicado na semana passada, foi adiado porque o Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), empresa contratada para aplicar o exame, não conseguiu entregar todas as provas a tempo.

Outro lado

A Secretaria da Educação classificou os problemas como "normais" para um exame do tamanho do Saresp e afirmou que não haverá distorções. Em relação ao caso de Araraquara, disse que o erro de empacotamento das provas foi isolado e não comprometeu a avaliação.
O Caed disse que a correção poderá ser feita digitalmente.
Fonte: UDEMO.

Fernanda Maria Fornazieri Musto Gurgel disse...

Diante dessas notícias, o Secretário da Educação determina às
autoridades responsáveis, no âmbito do seu campo de atuação, que
procedam à apuração dos fatos, tomem as providências que cada situação
exige e solicitem, em caso de suspeita de fraude ou outro crime,
boletim de ocorrência junto às autoridades policiais, sem prejuízo das
medidas administrativas recomendadas.
Nos casos de comprovada fraude no uso de cadernos de
provas ou na aplicação das avaliações a alunos de escolas da
rede estadual, os resultados da avaliação dos envolvidos não
serão considerados e a apuração de responsabilidades será
realizada nos termos da lei. Em relação aos resultados comprovadamente
fraudados, a Secretaria da Educação adotará as
seguintes providências:
1. novos instrumentos de avaliação, equivalentes aos do
SARESP/2009, serão aplicados às turmas de alunos ou às escolas
prejudicadas, para que o diagnóstico das necessidades de
aprendizagem possa efetivamente refletir a realidade e permitir
a retomada do processo de aprendizagem dos alunos;
2. O bônus das equipes pedagógicas envolvidas nessas
turmas ou escolas, em que se verificou fraude, será calculado
com base na média observada na diretoria de ensino a que
pertencem essas equipes.
Comunica, ainda, que todas as reclamações recebidas nesta
Secretaria serão analisadas e repassadas às autoridades regionais
para as providências cabíveis.
É oportuno lembrar que o SARESP/2009 foi aplicado em
8.759 escolas, sendo 5.143 da rede estadual/SE; 88 da rede
estadual/outras; 3.237 municipais e 291 particulares.
Aguardamos do Excelentíssimo Governador José Serra, da Grande Mídia e do Senhor Secretário da Educação Paulo Renato a mesma conduta com todas as escolas que foram amplamente denunciadas pela mídia e na Ouvidoria, o que não ocorreu devido a não inclusão da diretoria de ensino de Araraquara.
Aguardamos urgente inclusão desta diretoria de ensino, para evitar mais uma vez a clara "proteção a suposta rede de corrupção lá existente".
Problemas com o SARESP ?

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!