SEJA BEM-VINDO!!!

domingo, novembro 01, 2009

GRIPE SUÍNA AINDA PROVOCA MORTES E SUSPENSÃO DE AULAS

01/11/2009 - 09h45


Gripe suína ainda provoca mortes e suspensão de aulas

da Folha de S.Paulo

Com o fim do inverno, os casos de gripe suína diminuíram. Contudo, o Brasil ainda não está livre da pandemia de H1N1 e deverá conviver com ela até uma provável nova onda da doença, no inverno de 2010.

Criança deve ser foco de vacina contra gripe suína, diz estudo

Ministério estuda maior rigor na venda de remédio contra gripe suína

Prova disso é que a pandemia da gripe ainda provoca óbitos, internações e suspensões de aulas. Foi o caso de uma turma de segundo ano do ensino fundamental na Escola Móbile, em São Paulo, que ficou sem aulas na última semana, após dois alunos terem a doença.

Já a escola Dra. Ana Maria Babette, em Praia Grande (SP), mandou para casa 770 alunos de berçário ao quinto ano. Não houve aula por dez dias desde a confirmação de dois casos da gripe na escola.

No dia 19, Jaboticabal, no interior do Estado, teve sua primeira morte pela doença.

De acordo com a infectologista da Unifesp Nancy Bellei, a permanência dos efeitos da gripe também é sentida nos hospital. No Hospital São Paulo, foram 20 internações de pacientes com a doença na primeira semana de outubro.

É um número bem menor que os cerca de dez que eram internados por dia em agosto, no auge da epidemia. A diferença, segundo ela, é que o número de crianças entre os internados aumentou, ao contrário do número de adultos.

"Ter 20 internações em uma semana de outubro mostra que a doença diminuiu, mas não sumiu", afirma. Por isso, a população deve continuar atenta às recomendações do Ministério da Saúde, como lavar constantemente as mãos, por exemplo.

Grávidas, que representaram cerca de 10% das 1.368 mortes pela doença no país, devem ter atenção redobrada.

Após o inverno, porém, o H1N1 parece ter um efeito mais significativo do que o vírus da gripe comum, segundo a infectologista. Ela afirma que hipóteses para isso são o fato de as pessoas não terem ainda desenvolvido defesas a nova doença e de não ter sido feita a vacinação, como ocorre em relação à gripe sazonal.

O infectologista David Uip, do Instituto Emílio Ribas, afirmou que a situação no atendimento do hospital voltou à normalidade. No Hospital das Clínicas, responsável pelo atendimento de grávidas, não houve registros de casos em balanço entre os dias 1º e 13 de outubro.

Dados do Ministério da Saúde mostram a redução da doença no país. Foram 2.828 casos confirmados de gripe suína em na semana que terminou em 8 de agosto -as medições são feitas por semana epidemiológica. Já na semana que acabou em 10 de outubro, foram 78.

O ministério considera apenas casos de doença respiratória grave, o que significa que os números podem ser subestimados.

___________________________
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u646228.shtml

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!