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domingo, maio 30, 2010

EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: MAIS TEMPO NA ESCOLA


             
·                     A SEMANA > EDITORIAL
·                     |  N° Edição:  2116
·                     |  28.Mai - 21:05
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"MAIS TEMPO NA ESCOLA"

Carlos José Marques, diretor editorial
Levantamento da Unesco, divulgado no início do ano, colocava o Brasil entre os países onde as crianças passam menos tempo nas instituições de ensino – e, por tabela, recebem um aprendizado deficitário. O sinal de alerta levou as autoridades a incluir na Lei de Diretrizes Básicas deste ano um conjunto de políticas de incentivo à educação em tempo integral nas escolas públicas. A lógica é simples e com impacto significativo no combate a esse que é um dos maiores problemas sociais do País: ficando mais tempo na escola, crianças carentes deixam as ruas, recebem alimentação adequada e se preparam para um futuro com melhores perspectivas. Dentro do plano, a principal alavanca é o programa “Mais Educação”, do governo federal, que já começa a apresentar resultados concretos. De 2008, quando foi lançado, até aqui, o número de escolas que aderiram ao “Mais Educação” saltou de 1.378 para mais de dez mil.
Crescimento vertiginoso de quase 700%, atingindo cerca de três milhões de alunos. Na prática, a educação integral adotada pelas escolas federais, estaduais e municipais recebe um maior incentivo ao funcionamento via financiamento especial da União. Desde a criação do “Fundeb” – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica –, em 2006, não se via nada igual. Hoje, escolas públicas que mantêm seus alunos por mais de sete horas em suas dependências estão recebendo verba adicional. A variação é de 25% a 30% a mais de dinheiro, além daquele concedido às demais instituições da rede que contam apenas com aulas no período convencional de quatro horas. O orçamento total do “Mais Educação” para 2010 é de R$ 420 milhões. E o Ministério da Educação, depois de um trabalho realizado com 2,1 mil municípios pelo Brasil, constatou que quase 25% deles atualmente estão trabalhando com a jornada de aula ampliada. Esse tempo de permanência do estudante inclui naturalmente outras atividades paralelas, tais como esportes, oficinas de vídeo e artes marciais, que complementam a atividade pedagógica básica. O fato é que o período integral de aprendizado nessas instituições está colaborando decisivamente para resgatar a imensa dívida que o Estado brasileiro possui para com os cidadãos no campo do ensino.
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