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quinta-feira, maio 27, 2010

SARESP APONTA: MATEMÁTICA É A PRINCIPAL DEFICIÊNCIA DOS ALUNOS


26/05/2010 17h23 - Atualizado em 26/05/2010 18h39

Saresp aponta que matemática é a 


principal deficiência dos alunos



Pior índice foi do 3º ano do ensino médio das redes municipais.
Melhor desempenho na disciplina foi da 2ª série do ensino fundamental.

Fernanda NogueiraDo G1, em São Paulo
Dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) sobre as redes municipais de ensino divulgados nesta quarta-feira (26) pelo governo de São Paulo mostram que a principal deficiência dos alunos está em matemática.
Todas as séries avaliadas apresentaram um porcentual que varia entre 24% e 44% de alunos com conhecimentos insuficientes na matéria. O pior índice foi do 3º ano do ensino médio, com 44,2% dos estudantes com conhecimento considerado insuficiente.
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) avalia alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e estudantes do 3º ano do ensino médio. As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação.
Os dados foram divulgados pelo governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), e pelo secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, no Palácio dos Bandeirantes.
Sobre o desempenho ruim do ensino médio em matemática, o secretário Paulo Renato Souza afirmou que esse grupo é minoritário dentro das redes municipais de ensino. "A principal responsabilidade nesta série é do estado", disse.
Apesar disso, os dados mostram que a maior parte dos alunos do 3º ano do ensino médio teve desempenho suficiente em português (74,9%) e matemática (53,5%). O mesmo ocorre entre os alunos da 4ª a 8ª série do ensino fundamental.
Ensino fundamental
Na 2ª série do ensino fundamental, 23,8% dos alunos tiveram desempenho insuficiente em matemática. Na 4ª série, essa parcela sobe para 28,9%, e na 6ª série, chega a 33,1%.
O melhor desempenho está na 2ª série do ensino fundamental, com a maior parte dos alunos com bom desempenho nas duas disciplinas. 
O desempenho nas provas é um dos itens que compõem o indicador que serve de parâmetro para o pagamento de bônus para professores e funcionários da área no estado.
A prova do Saresp foi aplicada em 17 de novembro de 2009. No total, 582.778 alunos de 3.226 escolas de 532 cidades fizeram o exame. Uma adesão de 82,5% dos municípios do estado.
Em fevereiro, o governo divulgou dados sobre as escolas estaduais. Na 4ª série do ensino fundamental, melhorou o desempenho em português e matemática. Também houve ligeira melhora no desempenho da 8ª série do ensino fundamental. O terceiro ano do ensino médio melhorou um pouco o resultado em português, mas piorou o desempenho em matemática.
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