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domingo, maio 16, 2010

EPTV NA ESCOLA


Aos meus alunos, informações importantes sobre o concurso "EPTV na Escola"!

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Ganhadores EPTV na Escola 2009

O projeto


1 - Objetivos do projeto



Interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação; 
Conhecer o processo de produção de um telejornal; 
Programação da EPTV como recurso educacional; 
Integração entre as escolas; 
Propiciar aos alunos, através do tema: “Conectar, Navegar, Transformar” o contato, pesquisa, aquisição de conhecimento e produção de uma redação sobre o tema, com foco na conectividade, acessibilidade, portabilidade e interatividade de informação e entretenimento, possibilitado pelo aparato tecnológico advindo do desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação e suas transformações sociais.


2 - Como funciona?


É um concurso de redação entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV. Os 30 (trinta) estudantes classificados de cada cidade ganham um dia de passeio em Campinas, com direito de visita à EPTV e a um Shopping da cidade. No final, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas que será exibida em nosso telejornal.


3 - Quem pode participar?


Podem participar todos os alunos do último ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, estadual, particular, do SESI e supletivo.


4 - Quem coordena:


I - A Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Ensino de cada município são responsáveis: 

a) pela coordenação das redações nas escolas municipais, estaduais, particulares, SESI e supletivo, incluindo a divulgação do projeto e cronograma de prazos das etapas; exceto para as escolas particulares de Campinas, que deverão encaminhar as redações para o SIEEESP em Campinas (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo). 

b) pela seleção dos 30 (trinta) melhores trabalhos da sua cidade. As regras e critérios para a escolha das redações ficam a cargo da Secretaria Municipal da Educação, Diretoria Regional de Ensino ou do SIEESP (no caso das escolas particulares de Campinas). O julgamento dos trabalhos pode ser feito por uma comissão estabelecida em consenso pelos professores e educadores de cada cidade, com representantes das redes participantes; 

c) por avisar o dia e o horário da visita aos alunos selecionados ou as escolas dos mesmos; 

d) pela entrega dos 30 (trinta) trabalhos classificados em cada município até o dia 16/07/2010. Junto com as redações, enviar uma lista com os nomes dos 30 (trinta) alunos classificados e os nomes das escolas onde eles estudam, com o termo de responsabilidade de transporte (anexo), devidamente preenchido e assinado. Enviar também, uma lista com a quantidade total de alunos e escolas que participaram do concurso (Censo do Projeto). 

Lembrando que os preparativos da vinda dos alunos devem obedecer aos mesmos critérios de organização de uma excursão, onde os pais, como responsáveis legais pelo aluno menor de idade, devem assinar o termo de autorização de viagem do filho. Estas autorizações devem ser trazidas pelos representantes das escolas no dia da viagem de visita a Campinas. 

A entrega das redações poderá ser feita direto na portaria da EPTV ou pelo correio no seguinte endereço: 
EPTV na Escola 
A/C Michele Ferreira 
Rua Regina Nogueira, 120 
Jardim São Gabriel 
Campinas / SP 
Cep: 13.045-900 

II - É de responsabilidade da EPTV: 

a) colocar à disposição, monitores para acompanhar os alunos classificados durante a permanência (seguindo o roteiro pré-estabelecido) do dia de visita em Campinas; 

b) selecionar os 10 (dez) finalistas entre as redações enviadas pelas cidades; 

c) oferecer lanches para os alunos, monitores acompanhantes (conforme estabelecido em regra) e motorista, durante a visitação; 

d) hospedar os 10 (dez) alunos finalistas, com direito a um acompanhante, no dia de permanência em Campinas; 

e) colocar à disposição dos finalistas do concurso jornalistas que orientarão os alunos durante a produção da série de reportagens que será exibida no telejornal; 

f) premiar os 10 (dez) finalistas.


5 - Redação


Todas as regras do concurso estarão disponíveis pela Internet, no site da EPTV www.eptv.com/eptvnaescola - clicar em Campinas, a partir de 20/04/2010. 

O formulário “modelo” da redação, também estará disponível a partir de 20/04/2010, no mesmo site, para que o aluno tenha uma noção das informações da ficha de inscrição, que é o próprio formulário, e do número de linhas que terá para fazer a redação. Mas este formulário “não é o formulário definitivo obrigatório” que o aluno deverá fazer sua redação ou passá-la a limpo para ser entregue, este, estará disponível no site a partir da 2ª quinzena de maio com as logomarcas dos patrocinadores.

5.1 - Regras para fazer a redação:

a) o formulário onde o aluno fará sua redação é de uso obrigatório. O cabeçalho deve ser totalmente preenchido; 

b) este ano o tema da redação será: “Conectar, Navegar, Transformar”. O título da redação é livre e o objetivo é fazer com que o tema seja pesquisado, debatido em sala de aula, como uma forma de conscientizar a população sobre as possibilidades de transformações sociais com a mudança causada pela facilidade da conectividade, acessibilidade e portabilidade de informações através de aparatos tecnológicos advindos do desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação. 

c) os alunos devem desenvolver a idéia sobre o tema em no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) linhas; nos casos em que o limite ultrapassar em uma ou duas linhas, o professor orientador deve avaliar a relevância para o conteúdo e conclusão da redação, sendo necessário, deverá orientar o aluno a refazê-la; 

d) a redação deve ser desenvolvida a partir de pesquisas feitas pelo aluno, que serão aplicadas como base de informações para o desenvolvimento do texto. As redações poderão ter enfoques diferentes, levando-se em consideração o próprio contexto de vida e social do aluno, trazendo o tema para perto de seu dia-a-dia. Poderá fazer uso de citações de fatos importantes que envolvam a comunidade, conter relatos ligados a personalidades e/ ou exemplos de pessoas que tiveram por experiência ligação com fatos reais relacionados ao tema. Além disso, o aluno poderá fazer uma abordagem sobre os fatos relevantes que tiveram grande repercussão e até propiciaram transformações na comunidade. 

e) a idéia para desenvolver o tema é livre. O mais importante é que o aluno use a sua criatividade para encontrar fatos relevantes e diferenciais sobre o tema proposto, trazendo-o do contexto global para o contexto local; sem ater-se apenas as informações conceituais do tema. 

f) o aluno deve considerar que a redação pode se transformar numa reportagem. É importante manter um texto limpo, direto e com desenvolvimento lógico das idéias. Caso haja menção de exemplos e personalidades, é necessária a identificação das datas e pessoas descritas, deixando claras situações fictícias de casos reais.


6 - Visitas: EPTV e pontos turísticos


Os 30 (trinta) alunos classificados de cada cidade visitam a EPTV e fazem um programa de lazer em Campinas. 

a) Receberemos a visita de uma cidade por dia, com horário fixo de chegada à EPTV às 08h00 horas. Atrasos poderão implicar em adaptações, remanejamento ou até mesmo exclusão, prejudicando o roteiro de visitas proposto na íntegra; 

b) O roteiro de visita deverá ser respeitado e o monitor da EPTV é responsável em segui-lo ou alterá-lo conforme disposto no item a. As cidades deverão respeitar o roteiro e não poderão alterá-lo com outras intenções de interesse e finalidade, inclusive no que se refere ao passeio externo e obrigatoriedade de ida ao Shopping estabelecido no roteiro, bem como em relação à volta para a cidade ao fim da visita, pois o passeio é realizado exclusivamente como parte de premiação aos alunos classificados do projeto com responsabilidade da EPTV, que precisa controlar o destino do grupo desde o momento da chegada até o retorno para suas cidades de origem, o grupo não poderá fazer desvios do roteiro proposto pela EPTV, podendo a cidade ser sancionada com a desclassificação de seus alunos da seleção final do concurso, caso isso aconteça.

c) as visitas foram agendadas por ordem de sorteio, realizado pelas coordenadoras do projeto de cada praça da EPTV, na ocasião da definição do cronograma de visita, que antecede a reunião de lançamento do projeto. Caso haja alguma restrição, em casos de exceção e dependendo da avaliação da justificativa, poderá haver tentativa de troca de data por consenso entre os representantes de outras cidades que se dispuserem a uma troca e que estejam presentes na reunião de lançamento do projeto. 
A Secretaria da Educação ou o responsável pelo projeto de sua cidade deve enviar um e-mail ou telefonar para a EPTV, confirmando a visita do grupo com antecedência de uma semana da data agendada. Deve fornecer também, se houver, o telefone celular de contato de um dos responsáveis que acompanhará o grupo. O telefone para contato é (19) 3776-6417, com Michele ou preferencialmente por e-mail: michele.ferreira@eptv.com.br; 

d) Além dos 30 (trinta) alunos, mais o motorista do ônibus, será permitido o acompanhamento de até no máximo quatro responsáveis por cidade, definidos previamente em consenso pela própria Secretaria da Educação, ou responsável pelo projeto em cada município. É importante salientar que os acompanhantes são pessoas que foram envolvidas no desenvolvimento do projeto em suas cidades e que são responsáveis pelo auxilio ao monitor da EPTV no controle e organização do grupo durante a visitação. Se a quantidade de visitantes ultrapassar 35 pessoas (trinta alunos, um motorista e quatro professores/acompanhantes), deixamos claro que as pessoas excedentes não serão autorizadas a entrar na EPTV e deverão permanecer na recepção da empresa, além de não ter direito a refeição, ingresso de cinema e brindes que serão oferecidos ao grupo oficial, exceto para casos de acompanhantes em decorrência de necessidade especial de algum aluno, nestes casos, o responsável pela organização da excursão da cidade deverá, com antecedência, entrar em contato com a coordenadora local do projeto da EPTV que autorizará a vinda do acompanhante excedente. 

e) Caso não haja possibilidade de algum aluno classificado participar da visita, não aceitaremos substituições nem por outros alunos ou mesmo outros acompanhantes. É de responsabilidade da EPTV conferir, na chegada do grupo, os nomes dos alunos constantes na lista de classificados enviada junto com as redações de cada cidade com a identificação dos alunos presentes, somente para estes alunos será permitida a entrada na emissora e participação do passeio proposto no roteiro de visita. Não podemos esquecer que se trata de um concurso que dá direito como prêmio a visita à Campinas somente aos classificados.


7 - Você no EPTV na Escola - www.eptv.com/escola


Será uma ferramenta do site, onde o estudante que tiver sua redação selecionada e visitar a emissora poderá entrar para deixar seu recado e também inserir fotos e vídeos que tenha feito durante o passeio.


8 - Transporte


O transporte dos alunos é de responsabilidade das prefeituras, assim como a fiscalização das condições dos ônibus que vão transportar os estudantes. Cada cidade transportará o grupo formado pelos 30 (trinta) estudantes classificados e os 4 acompanhantes. Cada cidade deverá enviar obrigatoriamente o Termo de Responsabilidade de Transporte (anexo), devidamente preenchido e assinado, junto com as redações classificadas. Lembrando que este termo não substitui a autorização de viagem dos pais dos alunos, que é documento imprescindível durante a organização da vinda do grupo e deverá ser trazido por um dos responsáveis pelo grupo no dia da visita. 

Um monitor da EPTV irá recepcionar o grupo na chegada à emissora, e o acompanhará durante toda a visita à Campinas, orientando o motorista em relação ao trajeto e estacionamento nos lugares previstos (roteiro de visita).


9 - Classificação das redações


9.1 - Semifinalistas 

A EPTV formará uma comissão de jornalistas e organizadores do projeto, para uma pré-classificação de todos os trabalhos recebidos na EPTV. Cada cidade terá ao menos uma redação selecionada. Apenas as redações dos alunos desta triagem serão avaliadas pela comissão que escolhe os dez finalistas. A lista com os nomes dos semifinalistas estará disponível na Internet, no site www.eptv.com/eptvnaescola - clicar em Campinas - a partir de 07/10/2010. 

9.2 - Finalistas 
Na segunda etapa, a EPTV formará uma nova comissão que fará a escolha dos dez melhores trabalhos da região. Esta comissão julgadora é formada por pessoas da área educacional e profissionais que em sua área de atuação se relaciona com o tema. Eles escolherão dentre os semifinalistas os dez vencedores. 
Os alunos finalistas farão uma reportagem na sua cidade com uma equipe da EPTV. Esse trabalho será agendado previamente por um jornalista da equipe de produção de reportagem. Os dez finalistas também permanecerão um dia em Campinas para a comemoração e solenidade de entrega de prêmios, com direito a trazer um acompanhante, preferencialmente pai ou mãe, ou responsável maior de 21 anos.


10 - Prêmios


A premiação fica estabelecida da seguinte forma: 

- Do 1º ao 10º colocado: um televisor 

- Três alunos: 1º colocado e dois que serão sorteados entre o 2º e 10º finalista, ganham uma viagem ao SESC Bertioga com direito a um acompanhante (preferencialmente pai ou mãe, ou responsável maior de 21 anos). 

- Professores orientadores: assinatura da revista Terra da Gente, um Pen Drive e um kit com especiais produzidos pela EPTV (Ouro de Kaffa, O Combate da Venda Grande, Ribeirão Preto 150 anos, Etanol, Travessia da Águas, Sertão Paulista, Portinari, Caminho do Ouro, Carlos Gomes). 

- Escola do 1º colocado: um aparelho de DVD 

- Diretor da escola do 1º colocado: Um Pen Drive mais um kit com especiais produzidos pela EPTV (Ouro de Kaffa, O Combate da Venda Grande, Ribeirão Preto 150 anos, Etanol, Travessia da Águas, Sertão Paulista, Portinari, Caminho do Ouro, Carlos Gomes).

Cronograma das Etapas

Abril:

A partir de 20 de abril: informações, regras do projeto e um modelo do formulário de inscrição estarão disponíveis no site da EPTV: www.eptv.com, no ícone “EPTV na Escola – Campinas”;

20/04/2010 – Reunião de lançamento do projeto em Campinas.
10h30 – Teatro SESC - Campinas: Reunião com secretários de educação e dirigentes de ensino da região para o lançamento e apresentação do Projeto EPTV na Escola 2010;


Maio:

Primeira Quinzena: Divulgação do projeto pela Secretaria de Educação de cada município ou responsável pelo projeto, para todas as escolas que possuem alunos no último ano do ensino fundamental de suas respectivas cidades.

Os professores começam a divulgar o tema, incentivar e orientar os alunos nas pesquisas.

Segunda Quinzena: Formulário obrigatório para fazer as redações estará disponível no site da EPTV: www.eptv.com/eptvnaescola - Campinas.

Reforçando: o formulário é a própria ficha de inscrição onde o aluno fará a redação e o seu uso é obrigatório.

Maio / Junho:

Redações na sala de aula.

Julho:

Seleção dos 30 (trinta) melhores trabalhos de cada cidade.


Até 16/07/2010: prazo final para a entrega dos 30 melhores trabalhos escolhidos. As secretarias de educação devem enviar as redações para a EPTV pelo correio ou entregar diretamente na portaria, no seguinte endereço:

EPTV Campinas / EPTV na Escola
A/C Michele Ferreira
Rua Regina Nogueira, 120
Bairro: Jardim São Gabriel
Campinas / SP
Cep: 13045-900

Importante: junto com as redações originais enviar o censo com o número e os nomes das escolas que participaram do projeto, o número total de alunos do último ano do ensino fundamental de cada uma destas escolas, a lista com nome e escola dos trinta alunos classificados e o Temo de Compromisso ou autorização dos pais para o dia de visita à Campinas.


Agosto:

02/08/2010 – Início das visitas na EPTV Campinas.


Setembro:

Primeira Quinzena - semi-final: pré-seleção realizada por jornalistas da EPTV Campinas, para a definição das redações dos alunos de cada cidade que irão para a seleção final.


Outubro:

07/10/2010: Divulgação dos semifinalistas no site da EPTV: www.eptv.com/eptvnaescola – clicar em Campinas.

19/10/2010: Uma comissão escolhida pela EPTV selecionará os 10 finalistas da região.

21/10/2010: divulgação dos nomes dos 10 finalistas em nossos telejornais em suas duas edições: Jornal da EPTV e Jornal Regional, e no site da EPTV: www.eptv.com/eptvnaescola - clicar em Campinas.

27/10/2010: Última cidade, conforme cronograma de visitas, que fará visita na EPTV de Campinas.


Outubro e Novembro:

Produção das reportagens dos dez finalistas nas respectivas cidades dos alunos e edição da série de reportagens baseadas nas redações dos alunos.


Novembro:

Data a definir: Início de exibição das reportagens das redações dos alunos, sendo uma por dia de segunda a sábado.

17/11/2010: Os dez classificados permanecem um dia em Campinas, com 1 (um) acompanhante.

18/11/2010: Solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos dez finalistas, à escola do aluno primeiro colocado e aos professores orientadores dos alunos finalistas.


Novembro e Dezembro:

Data a definir: Exibição da série de cinco reportagens das redações dos alunos.

Data a definir: Viagem ao SESC Bertioga do primeiro colocado e aluno sorteado. 

Formulário de redação


Todas as regras do concurso estarão disponíveis pela Internet, no site da EPTV www.eptv.com/eptvnaescola - clicar em Campinas, a partir de 20/04/2010. 

O formulário “modelo” da redação, também estará disponível a partir de 20/04/2010, no mesmo site, para que o aluno tenha uma noção das informações da ficha de inscrição, que é o próprio formulário, e do número de linhas que terá para fazer a redação. Mas este formulário “não é o formulário definitivo obrigatório” que o aluno deverá fazer sua redação ou passá-la a limpo para ser entregue, este, estará disponível no site a partir da 2ª quinzena de maio com as logomarcas dos patrocinadores.

Regras para fazer a redação:

a)o formulário onde o aluno fará sua redação é de uso obrigatório. O cabeçalho deve ser totalmente preenchido;

b) este ano o tema da redação será: “Conectar, Navegar, Transformar”. O título da redação é livre e o objetivo é fazer com que o tema seja pesquisado, debatido em sala de aula, como uma forma de conscientizar a população sobre as possibilidades de transformações sociais com a mudança causada pela facilidade da conectividade, acessibilidade e portabilidade de informações através de aparatos tecnológicos advindos do desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.

c) os alunos devem desenvolver a idéia sobre o tema em no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) linhas; nos casos em que o limite ultrapassar em uma ou duas linhas, o professor orientador deve avaliar a relevância para o conteúdo e conclusão da redação, sendo necessário, deverá orientar o aluno a refazê-la;

d) a redação deve ser desenvolvida a partir de pesquisas feitas pelo aluno, que serão aplicadas como base de informações para o desenvolvimento do texto. As redações poderão ter enfoques diferentes, levando-se em consideração o próprio contexto de vida e social do aluno, trazendo o tema para perto de seu dia-a-dia. Poderá fazer uso de citações de fatos importantes que envolvam a comunidade, conter relatos ligados a personalidades e/ ou exemplos de pessoas que tiveram por experiência ligação com fatos reais relacionados ao tema. Além disso, o aluno poderá fazer uma abordagem sobre os fatos relevantes que tiveram grande repercussão e até propiciaram transformações na comunidade.

e) a idéia para desenvolver o tema é livre. O mais importante é que o aluno use a sua criatividade para encontrar fatos relevantes e diferenciais sobre o tema proposto, trazendo-o do contexto global para o contexto local; sem ater-se apenas as informações conceituais do tema.

f) o aluno deve considerar que a redação pode se transformar numa reportagem. É importante manter um texto limpo, direto e com desenvolvimento lógico das idéias. Caso haja menção de exemplos e personalidades, é necessária a identificação das datas e pessoas descritas, deixando claras situações fictícias de casos reais.


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Um comentário:

Janaina disse...

Oie meu nome é Janaina tenho 14 anos e gostei muito do seu blog e queria dicas para fazer uma boa redação no EPTV na Escola 2010.
muito Obrigada!

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AGRADEÇO POR SUA VISITA!