Materiais para a Olímpiada de Língua Portuguesa 2010 - Downloads
O conteúdo dos materiais da Olimpíada atende aos conteúdos curriculares previstos em cada série. Os cadernos estão organizados de maneira a possibilitar a incorporação das atividades ao planejamento do ano escolar. São práticas de leituras, produção e análise de textos. Conheça o conteúdo de cada caderno em cada gênero da Olimpíada. Para baixar os materiais basta clicar na figura do material escolhido (maiores informações abaixo).
.
. Caderno de Poesia - Poetas da escola
- Desenvolvimento de um olhar sensível sobre o lugar onde vivem.
- Utilização de recursos poéticos: versos, estrofes, ritmo, rimas, repetição de letras, palavras ou expressões, paralelismo sintático.
- Emprego de figuras de linguagem: comparação, metáfora, personificação etc.
- Leitura de poemas e reconhecimento de poetas brasileiros consagrados.
- Desenvolvimento de um olhar sensível sobre o lugar onde vivem.
- Utilização de recursos poéticos: versos, estrofes, ritmo, rimas, repetição de letras, palavras ou expressões, paralelismo sintático.
- Emprego de figuras de linguagem: comparação, metáfora, personificação etc.
- Leitura de poemas e reconhecimento de poetas brasileiros consagrados.
.
.
Caderno de Memórias Literárias - Se bem me lembro...
- Reconstrução de aspectos da história local a partir de entrevistas com antigos moradores.
- Planejamento, realização de entrevista.
- Escrita de narrativa, transposição da linguagem oral (entrevista) para o registro escrito (texto de memórias literárias).
- Uso adequado de tempos verbais e indicadores de espaço para situar o leitor em uma época passada.
- Uso adequado da pontuação (vírgulas, travessão, ponto de exclamação etc).
- Leitura de textos de memórias literárias.
- Reconstrução de aspectos da história local a partir de entrevistas com antigos moradores.
- Planejamento, realização de entrevista.
- Escrita de narrativa, transposição da linguagem oral (entrevista) para o registro escrito (texto de memórias literárias).
- Uso adequado de tempos verbais e indicadores de espaço para situar o leitor em uma época passada.
- Uso adequado da pontuação (vírgulas, travessão, ponto de exclamação etc).
- Leitura de textos de memórias literárias.
.
.
Cadernos de Crônicas - A ocasião faz o escritor
- Observação de situações cotidianas do local onde vivem.
- Uso adequado de marcadores de tempo e espaço para caracterização da situação tratada.
- Uso adequado de articuladores textuais.
- Emprego de recursos de linguagem em função do tom da crônica escolhido pelo autor.
- Leitura de crônicas e reconhecimento de cronistas brasileiros consagrados.
- Observação de situações cotidianas do local onde vivem.
- Uso adequado de marcadores de tempo e espaço para caracterização da situação tratada.
- Uso adequado de articuladores textuais.
- Emprego de recursos de linguagem em função do tom da crônica escolhido pelo autor.
- Leitura de crônicas e reconhecimento de cronistas brasileiros consagrados.
.
Cadernos de Artigos de Opinião - Pontos de vista
- Identificação de questões socialmente relevantes sobre o lugar onde vivem.
- Identificação e utilização de dados adequados para apresentação da questão abordada no texto.
- Uso de justificativas que sustentem consistentemente a conclusão do autor.
- Uso adequado de elementos articuladores.
- Leitura de diferentes artigos de opinião publicados em jornais, revistas ou sites.
- Coesão e coerência argumentativa.
.
- Identificação de questões socialmente relevantes sobre o lugar onde vivem.
- Identificação e utilização de dados adequados para apresentação da questão abordada no texto.
- Uso de justificativas que sustentem consistentemente a conclusão do autor.
- Uso adequado de elementos articuladores.
- Leitura de diferentes artigos de opinião publicados em jornais, revistas ou sites.
- Coesão e coerência argumentativa.
.
Os arquivos estão compactados (zipados). Assim, você precisará de um programa para descompactá-los (geralmente os computadores já têm um programa instalado).
Atenção: Para utilizar o programa de projeção dos textos você deverá colocar tanto o arquivo executável quanto as duas pastas e seus respectivos conteúdos juntos, em uma única pasta no computador. Se eles forem separados ou apagados, o programa não funcionará corretamente.
Clique aqui para ler os Cadernos do Professor online.
Áudio
Poemas
1. Tem tudo a ver – Oficina 2
2. O buraco do tatu I – Oficinas 2 e 9
3. O buraco do tatu II – Oficina 9
4. Quadras ao gosto... – Oficina 5
5. Duas dúzias de coisinhas... – Oficina 5
6. Livros e flores – Oficina 6
7. Travatrovas – Oficina 8
8. Emigração... – Oficina 9
9. A valsa – Oficina 9
10. Milagre no corcovado – Oficina 10
11. Cidadezinha – Oficina 10
Memórias
1. Transplante de menina – Oficina 1
2. Parecida mas diferente – Oficina 1
3. O valetão que engolia meninos e outras histórias de Pajé – Oficina 5
4. Por parte de pai - Oficina 5
5. Como num filme – Oficina 12
Crônicas
1. A última crônica – Oficina 1
2. Peladas – Oficina 4
3. O amor acaba – Oficina 4
4. Um caso de burro – Oficina 5
5. Cobrança – Oficina 6
6. Sobre a crônica – Oficina 10
Artigo de Opinião
1. Internet e eleições – Oficina 3
2. Corrupção cultural ou organizada? – Oficina 6
3. O que é essencial para todos? – Oficina 8
4. Só há notícia se for muito ruim – Oficina 11
Poemas
1. Tem tudo a ver – Oficina 2
2. O buraco do tatu I – Oficinas 2 e 9
3. O buraco do tatu II – Oficina 9
4. Quadras ao gosto... – Oficina 5
5. Duas dúzias de coisinhas... – Oficina 5
6. Livros e flores – Oficina 6
7. Travatrovas – Oficina 8
8. Emigração... – Oficina 9
9. A valsa – Oficina 9
10. Milagre no corcovado – Oficina 10
11. Cidadezinha – Oficina 10
Memórias
1. Transplante de menina – Oficina 1
2. Parecida mas diferente – Oficina 1
3. O valetão que engolia meninos e outras histórias de Pajé – Oficina 5
4. Por parte de pai - Oficina 5
5. Como num filme – Oficina 12
Crônicas
1. A última crônica – Oficina 1
2. Peladas – Oficina 4
3. O amor acaba – Oficina 4
4. Um caso de burro – Oficina 5
5. Cobrança – Oficina 6
6. Sobre a crônica – Oficina 10
Artigo de Opinião
1. Internet e eleições – Oficina 3
2. Corrupção cultural ou organizada? – Oficina 6
3. O que é essencial para todos? – Oficina 8
4. Só há notícia se for muito ruim – Oficina 11
http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&task=view&id=18008&utm_source=Boletim&utm_medium=Boletim&utm_campaign=Boletim
Nenhum comentário:
Postar um comentário