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sábado, maio 22, 2010

ALUNOS TERÃO NETBOOKS PARA USO EM SALA DE AULA


Sexta- feira, 21 de maio de 2010 11h00

Alunos de Hortolândia receberão 1.240
netbooks para uso em sala de aula 

Equipamentos serão utilizados junto às lousas digitais
e ao conteúdo interativo, ambos
implantados pelo projeto Aula Interativa
Alunos de 23 escolas da rede estadual no município de Hortolândia receberão até o final deste mês 1.240 netbooks. Doados pela empresa americana Dell, o equipamento será utilizado em sala de aula, junto às lousas digitais e ao conteúdo interativo, ambos implantados na primeira fase do projeto Aula Interativa. O programa é uma parceria entre a empresa e a Secretaria de Estado da Educação e funciona desde junho de 2009 f em 31 salas de aula (nas 23 escolas estaduais de Hortolândia), envolvendo cerca de seis mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio.
Pelo projeto, o tradicional quadro negro é substituído por uma lousa digital conectada à internet que exibe o conteúdo disciplinar interativo desenvolvido especialmente por profissionais da Universidade de São Paulo para a nova ferramenta de ensino, com base no currículo da Secretaria de Educação. “É uma tecnologia inovadora e pioneira na educação do Brasil. Com todos esses recursos tecnológicos, os professores podem enriquecer as aulas e torná-las mais atrativas aos alunos", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.
         A entrega dos netbooks faz parte da segunda fase do projeto. Também serão distribuídos roteadores wireless para conexão em rede e com o desktop do professor, além de 64 carrinhos, nos quais os computadores portáteis ficam armazenados, carregam suas baterias e podem receber conteúdos pedagógicos on-line. Dotados de tela sensível ao toque (touch screen), os netbooks são equipados com software especial para gerenciamento e controle das aulas interativas e utilizados de forma complementar à lousa digital.
         Durante o mês de junho, os professores envolvidos no projeto participarão de oficinas com foco no uso de netbooks em sala de aula e no software de colaboração que possibilitará interação entre alunos e professores de modo on-line. O início das aulas interativas com uso do novo recurso está previsto para agosto deste ano.
“A lousa digital proporciona uma aula muito mais dinâmica. É muito rica visualmente. Possibilita movimento de imagens e gráficos que ajudam os alunos a visualizar e compreender melhor conceitos como frações e formas decimais na matemática”, comenta a professora Maria Ângela Carvalho de Barros, que leciona na Escola Estadual Maria Rita de Araújo Costa, uma das participantes do projeto.
Aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Liomar Freitas Câmara, que também utiliza o equipamento em caráter experimental, Emerson Dias Jovenal, de 16 anos, diz que a lousa digital aproxima a aula da realidade e também desperta grande interesse nos alunos. “Com a internet, podemos trabalhar com fatos e dados atualizados. O jovem de hoje vive conectado à tecnologia, por meio do computador, do celular, e a lousa digital também possibilita essa interação na sala de aula”, diz Emerson.
Desde agosto de 2009, o projeto vem sendo acompanhado pela UNESCO, que irá avaliar os resultados no período de um ano, com objetivo de saber quais impactos trará para alunos, professores e comunidade local.
Algumas possibilidades com uso dos netbooks integrados à lousa digital
  • Monitorar todos os netbooks – O professor pode observar, da sua mesa, a atividade sendo desenvolvida por todos os alunos;
  • Transmitir sua tela ou a tela de qualquer aluno– O professor pode demonstrar um conceito ou exemplo compartilhando sua tela ou a tela de qualquer aluno com o resto da sala;
  • Exibir vídeos – Transmitir qualquer arquivo multimídia para a tela de qualquer aluno ou para toda a classe;
  • Passar o controle para um aluno – O professor pode escolher um aluno para demonstrar uma ideia para o resto da classe durante sua explicação;
  • Controlar o computador de um aluno – O professor pode assumir ou compartilhar o controle dos computadores dos alunos para guiá-los através de uma tarefa em particular;
  • Responder às perguntas dos alunos – Manter o mínimo de interrupções encorajando os alunos a fazer perguntas utilizando o software ou verbalmente;
  • Capturar telas – Capturar uma tela com data e hora do computador de qualquer aluno para mostrar progresso;
  •  Possibilidade de execução das atividades de forma colaborativa entre alunos.

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Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias_2010/2010_20_05_b.asp

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