SEJA BEM-VINDO!!!

sábado, maio 15, 2010

O MENINO QUE SONHAVA DE OLHOS ABERTOS


Aos meus alunos que aderiram ao projeto "Você é o escritor", com o intuito de atribuir um final à história d"O menino que sonhava de olhos abertos", do jornalista Galeno Amorim.

_______________

Uma história com milhares de finais

Projeto cria novos finais para velha história.
Geriane Oliveira - 16/2/2010 - 21h35
Divulgação
Galeno Amorim e a aluna Ester (acima). Ela escreveu um dos mais bonitos finais. No desenho, a capa do livro.
Atrair crianças, jovens e adultos para se tornarem co-autores de diferentes finais para uma única história. Este é o convite feito pelo projeto Você é o Escritor! sobre o tema proposto no  livro infanto-juvenil O menino que sonhava de olhos abertos, do jornalista Galeno Amorim. Em 48 páginas, a obra aborda temas atuais, como o planejamento urbano, a participação popular e as expectativas para a cidade no futuro, no ano de 2022, e tem o menino Ribeirinho como o protagonista da história.
Idealizado pela Fundação Palavra Mágica (FPM), entidade sediada em Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo, o projeto inédito tem como objetivo estimular a leitura, a reflexão e a escrita entre os estudantes e moradores daquela cidade e da região, envolvendo cerca de 600 mil habitantes, e a qualquer pessoa que quiser participar da atividade.
Reprodção
"A ideia é fazer com que as pessoas parem e pensem na cidade que elas querem ter em 2022, quando o Brasil comemorará 200 anos de Independência de Portugal", explica a presidente da Fundação Palavra Mágica, Luciana Paschoalin, de 39 anos.
Acessos - Para fomentar o movimento literário de co-autores, desde que foi lançado, durante a 9º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em junho), a FPM começou a distribuir o livro gratuitamente entre os potenciais leitores que foram ao evento. Em seguida, a ação foi repetida em escolas públicas e privadas, faculdades, hospitais, empresas, associações de bairro e outros locais da microrregião.
Com isso, até agora, o projeto já distribuiu gratuitamente 55 mil exemplares da obra, que atingiu a marca de 40 mil cópias vendidas e está em sua quarta edição. "Esse tipo de ação pode ajudar a demonstrar, de maneira simples e prática, como os livros podem transformar a vida das pessoas e da sociedade", diz o autor, que abriu mão dos direitos autorais sobre os 150 mil exemplares da nova edição, número que o projeto pretende distribuir até o mês de junho, no encerramento do primeiro ciclo. Mais de 17, 5 mil estudantes de 44 escolas da região de
Ribeirão Preto já foram beneficiados por essa ação.
Divulgação
"Esse tipo de ação pode ajudar a demonstrar como os livros podem transformar a vida das pessoas e da sociedade", disse Galeno Amorim, jornalista e escritor.
Segundo Luciana, a instituição já recebeu textos de quase 1,3 mil co-autores da obra, que estão publicados no site. Também é possível encontrar o livro na versão digital. "A repercussão tem sido excelente. Temos a participação de um público variado, de 8 anos a 77 anos, de níveis culturais diferentes. São estudantes, donas de casa e funcionários públicos", diz. A estimativa da FPM é de receber em torno de seis mil textos dos escritores até o meio do ano.
Destaque - A estudante do sexto ano do Ensino Fundamental do Colégio Anchieta, Ester de Menezes Herculano, de 10 anos, escreveu um dos textos mais bem elaborados entre os publicados no site do projeto e foi elogiada pelo próprio Amorim durante visita à escola. "Recebi o livro da minha professora e gostei muito da história.
Comecei a pensar, principalmente nas notícias de jornal e fiz dois finais", conta.
Leitora assídua de livros de História, literatura, e gibis, em seu texto, Ester fala da importância da tecnologia, de um Brasil sem preconceitos e da preocupação com o desmatamento das florestas (veja quadro abaixo).
Divulgação
"Nós esperamos contribuir com a formação de cidadãos que planejam a sua cidade para transformar o futuro", falou Luciana Paschoalin, presidente da Fundação Palavra Mágica.
Em evento realizado na escola, a garota teve o privilégio de receber um exemplar do livro com seu final impresso e autografado pelo próprio autor. "Foi muito emocionante conhecer o escritor Galeno. Ele deu vários conselhos para os alunos, para cuidar da natureza e outras ideias legais", diz.
Já a co-autora Anna Clara de Carvalho, de 9 anos, aluna do 5º ano do ensino fundamental no Sesi Ribeirão Preto, não teve dúvidas ao escrever o seu final em forma de poesia. O  gênero é um dos seus passatempos preferidos. "A minha professora gostou e minha mãe também. Fiquei muito contente de participar", afirma.
Personalização -  Os candidatos a escritores podem mandar seus capítulos pela internet ou por meio de algum dos cem clubes de leitura ou oficinas ligados à FPM. Esses livros também podem ser baixados a partir do site do projeto e impressos em casa, sem custos. A instituição também dispõe do serviço de impressão personalizada em formato profissional, a preço de custo.
 O Projeto Você é o Escritor! tem um custo estimado de R$ 1 milhão. Além do autor Galeno Amorim, mais de cinco empresas são patrocinadoras ou apoiadoras do programa. "Nós fomentamos a leitura e esperamos contribuir com a formação de cidadãos que, a partir da literatura, começam a planejar a sua cidade para transformar o futuro", finaliza Luciana Paschoalin.



Nos caminhos da Literatura
Divulgação
Criança em espaço de leitura do do programa Prazer em Ler. Atualmente são mais de 10 mil leitores.
O programa Prazer em Ler ,do Instituto C&A, já iniciou as atividades do segundo ano do segundo ciclo (2009-2012) com a formação de pólos de leitura em um  novo formato. A iniciativa, que acontece desde 2006, tem como objetivo apoiar projetos que promovam a formação de leitores, entre estudantes e comunidades, por meio da parceria com diversas organizações pelo Brasil.
Segundo a coordenadora do projeto, Áurea Alencar, cada pólo de leitura terá apenas uma organização proponente, ou seja, responsável pela articulação das demais entidades (escolas públicas, ONGs, instituições locais e bibliotecas) que, juntas, irão disseminar a metodologia do programa em cidades de onze Estados do País. Cada entidade selecionada pelo projeto receberá o livro Prazer em Ler - 3 anos, contendo a metodologia e o relato das experiências vividas pelas organizações parceiras durante a realização do ciclo anterior (2006-2008) e o valor de R$ 220 mil para investimentos em ações locais. 
Atualmente são mais de 10 mil leitores que freqüentam bibliotecas e os demais espaços de leitura criados em parceria com aproximadamente  80 organizações e 140 escolas públicas. "É uma satisfação poder contribuir com o movimento literário brasileiro", finaliza. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo site  www.institutocea.org.br

________________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!