SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, janeiro 15, 2010

15 DE JANEIRO: DIA DOS ADULTOS



15 de Janeiro - Dia dos Adultos


O verbo adolescere, em latim, significa crescer, fazer-se grande. Adolescente é, pois, aquele que está crescendo e adulto é aquele que cresceu, que amadureceu.



Biologicamente, o adulto está entre o jovem e o idoso; psicologicamente, é a pessoa que demonstra capacidade de agir, pensar e realizar algo de maneira equilibrada, racional, sensata; juridicamente, é aquele a quem a lei concede completa capacidade para o exercício de sua vida civil. Com toda essa carga de expectativas e responsabilidades, nada mais justo do que conceder um dia também para o adulto.



Mas para quê? 



Em primeiro lugar, talvez, para ele pensar no que significa ser adulto, isto é, maduro, que atingiu certa plenitude.



Em seguida, para ele pensar no jovem que, ao menos nos documentos, já não é, mas que pode continuar sendo no coração, no espírito, na empolgação pela vida.



Além disso, pode pensar também no idoso que ele vai querer ser: alguém cheio de sabedoria e sonhos ou alguém cheio de saudades e silêncios.



Pode pensar, ainda, no adulto que ele está sendo. Vale dizer: se está feliz, se está fazendo os outros felizes, se está trabalhando para que a felicidade aconteça ao seu redor. Melhor ainda: se está usando todas as suas capacidades em plenitude para ser e fazer feliz.


Às definições do dicionário, acrescentaria ainda uma: adulto é aquele que pode proteger, porque sabe como, as crianças e os idosos; adulto é aquele que pode defender, porque sabe como, a verdade, a justiça, a ética, a honestidade, a vida.


Provavelmente, poucas pessoas saberão que hoje é dia do adulto, e, com certeza, mesmo sabendo, ninguém vai cumprimentar um adulto por isso... É pena, porque poderíamos ter mais uma oportunidade de agradecer a Deus pela vida que flui, que se desenvolve e amadurece, que é dom e graça, todos os dias.

___________________




O DIA  DOS ADULTOS


Faz parte de nosso calendário oficial a comemoração no dia 15 de janeiro do "dia dos adultos". Particularmente, acho difícil entender o que tal data significa. Mais uma data comemorativa de nada? O que é, afinal, ser adulto?
Tentar definir o Ser Adulto é uma viagem de Bosh pintando os Vedas.
Adulto não é criança, jovem ou velho. Tem mais de 18 anos e Vota - acha que é cidadão-,trabalha, tem profissão, vida afetiva definida, respeita laços de família e sabe o que quer do futuro. Adulto tem lastro financeiro, ganha, compra. Adulto pode ir a cinema ver filme proibido- tudo o que não podia fazer, agora, com jeito, faz - beber, jogar,vadiar, sair com quem bem entender. Ser adulto é dar-se o direito à liberdade de idéias e expressão, é pensar livre. Adulto pode, até mesmo, ser preso. Pena que poucos, mínimos, se enquadrem neste estado.

Adulto acha que é gente. Em verdade, nada disso define um estado de ser que teoricamente viria com o passar dos anos. Amadurecimento,infelizmente, não vem apenas com o avanço da idade, às vezes o contrário ocorre, a imaturidade evolui com os anos. Hoje em dia não é raro encontrarmos adultos com 18 anos completamente imaturos para a vida. Aos 30 anos, nem se fala. Pessoas com idade cronológica, mas sem coração, nem cabeça.
Eis a temática chave: maturidade psíquica e afetiva, equilíbrio entre emoção e razão, o que distoa completamente das definições cronológicas de ser adulto. Sentido subjetivo em essência, prático em ações. Todavia, por se tornar um título constitucional em direitos e deveres, cheio de regras sociais estabelecidas, ser adulto virou uma convenção dogmática.
Fez 18 anos, é adulto e pronto. É só seguir o combinado, fazer a lição de casa direitinho, que tudo fica supimpa, está tudo na cartilha do "bom comportamento".

Um dos principais problemas do Brasil em termos psicológicos é a massificação generalizada: entra na onda e não pensa. Daí advém boa parte de nossa imaturidade. A personalidade, com isso, fica embotada, não permitindo que o espírito se expresse, retirando o Daimon da vida.
Outra questão é a necessidade de aprender a lidar com frustrações e com os próprios esfíncteres. Adulto sabe conviver bem com o não, tanto para dar quanto para receber. Em nossa Sucupira, o que tem de barbado dando piti...birra... "contraria não que é pior ". Basta ver meia hora de TV Câmara pra entender o que digo.
Existe a questão dos afetos. A maturidade se expressa quando aprendemos a
gerenciar nossas emoções, estabelecendo vínculos afetivos duradouros.
Consciência. A maturidade advém de um processo genuíno de socialização em que se permite trocar, dar e receber, conquistar e manter. Pena que vivamos em uma sociedade extremamente egoísta.

Por fim, ser maduro envolve a administração do tempo e espaço, saber adequar as coisas à vida, à hora e ao tempo certo de tudo. Adulto administra e espera. Sabe lidar com adversidades e as administrar. Você ousa comemorar este dia?


Jorge Antonio Monteiro de Lima
Analista pesquisador em saúde mental, psicólogo
Presidente da OCIP Instituto OlhosDaAlmaSã
Visite nossa website:www.olhosalma.com.br

__________________


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!