SEJA BEM-VINDO!!!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

20 DE JANEIRO: DIA DO FARMACÊUTICO... E "GUARANÁ COR-DE-ROSA"?


20 de janeiro - dia do farmacêutico

Jesus cria guaraná cor-de-rosa, bate no padre e briga com a igreja

{janeiro de 2003}
Guaraná Jesus
Guaraná Jesus

São Luís do Maranhão, 1920. O farmacêutico Jesus Norberto Gomes acaba de importar máquina de gaseificar. Quer produzir magnésia fluida, remédio em moda. Não dá certo. Faz então uma bebida para os netos. Com fórmula até hoje secreta, mistura 17 ingredientes, entre ervas e produtos que descobriu em viagens pela Amazônia. É o Guaraná Jesus, bebida cor-de-rosa com gosto de canela adocicada, que logo cai no gosto popular.
Segundo refrigerante mais vendido no Maranhão, só perdendo para a Coca-Cola, fabricado pela Companhia Maranhense de Refrigerantes, o Guaraná Jesus é tão popular que a poderosa Coca-Cola tentou comprar a marca. Até a apresentadora Xuxa quis associar seu nome ao refrigerante cor-de-rosa.
Nascido no interior, Jesus chegou a São Luís com 19 anos. Analfabeto, foi praticamente adotado pelo casal sem filhos que tocava uma farmácia. Criou o refrigerante aos 40 anos, já farmacêutico. Ateu e tido como comunista, foi esconjurado pela Igreja Católica depois que deu uma surra no padre. Chegou a ser preso durante a ditadura Vargas. Graciliano Ramos cita o maranhense ilustre em Memórias do Cárcere. Morreu em 1963 e, segundo a família, era mais nacionalista do que comunista. Deixou escrito:
Eu nunca fui comunista. Nunca consegui ser mais do que um pequeno burguês. Mas sempre admirei a luta pela fraternidade entre os homens.

NOTA DA REDAÇÃO: Em 2008 o Guaraná Jesus foi finalmente vendido à Coca-Cola.
Janaina Abreu
Fonte: http://www.almanaquebrasil.com.br/o-brasil-em/jesus-cria-guarana-cor-de-rosa-bate-no-padre-e-briga-com-a-igreja/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!