SEJA BEM-VINDO!!!

sábado, janeiro 23, 2010

PROFESSOR DO SÉCULO XXI ASSUME NOVO PAPEL NA SALA DE AULA


Professor do século XXI assume novo papel na sala de aula


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 às 15:49h
   



O professor é aquele que instiga o aluno à aprendizagem
O professor é aquele que instiga o aluno à aprendizagem




Em plena era da tecnologia e da informação, a educação também precisa ser pensada e reformulada. A didática oferecida pelo professor precisa ir além da competência, equilíbrio emocional e habilidade interpessoal.
Hoje, discute-se muito sobre o desenvolvimento humano, assim como o respeito às diferenças, que está acima de toda pedagogia. O bom professor do século XXI deve mostrar aos seus alunos a contemplação do saber e não apenas a arte de aprender.

“O professor é aquele que instiga o aluno à aprendizagem, utilizando diversas maneiras, visando à construção do conhecimento”, explica a pedagoga e tutora do Portal Educação, Thais Carvalho.
A pedagogia do desenvolvimento humano tem como objetivo aprimorar o educando como pessoa humana, por isso, educar o aluno, mostrando os passos de como ele irá trabalhar no mundo tecnológico, por exemplo, é fundamental.
É preciso preparar o educando para o exercício da cidadania, construindo uma escola democrática, mais transparente. Quanto mais democracia houver, menos erros serão cometidos.
Outro papel importante do professor do terceiro milênio é articular-se com as famílias, contornando situações desafiadoras em sala de aula, pois quanto mais conhecer a família do aluno, mais fácil será de entendê-lo, e uma criança amada e compreendida torna-se um aluno disciplinado.
________________________
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!